Sábado, 2 de agosto de 2014 - 08h11
No pé da coluna leia o comentário do Seu Benu.
E veja o que aconteceu de 2 a 5 de agosto no item Datas de Rondônia
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Será que a prefeitura arrecada alguma coisa desses estacionamentos na zona urbana da capital?
PROTESTO
Artigo de advogado paulista no jornal Folha de são Paulo neste sábado deixa antever uma situação: “Criminalizar protesto é o caminho?” que ele saber. Bom,classificar de “criminoso” todo ato de protesto – direito de livre manifestação legal – não é crime. Mas quando pessoas se juntam para cometer crimes usando para tal o disfarce de estarem realizando um protesto, como temos visto neste país, aí a coisa muda de figura. Há quem vá lá para apresentar sua insatisfação, mas quem vai com coquetel molotov e outras baboseiras, cuja finalidade seja ferir, até matar, destruir patrimônios alheios e outros atos dessa forma, aí existe o crime.
VOLEIBOL
E ontem as meninas do Zé Roberto Guimarães enfiaram 3x1 na seleção chinesa na abertura do Grand Prix de Voleibol. O segundo jogo será neste sábado às 14 horas (Porto Velho) com transmissão pelo Sportv, contra a Itália.j
APOSENTANDO
Um dos nomes mais importantes do voleibol mundial, o ponteiro-passador brasileiro Giba, anunciou sua aposentadoria como jogador. Oito vezes campeão da Liga Mundial, três vezes campeão mundial, duas vezes vice olímpico e uma vez campeão olímpico, além de escolhido diversas vezes o melhor jogador de competições internacionais, Giba aos 37 anos parou de jogar.
VITIMOLOGIA
E o candidato a deputado federal Agnaldo Muniz dando uma de vítima conforme material no site rondoniagora.com.br. É que semana passada o jornalista Alan Alex dkenunciou que um panfleto assinado pelo pastor Joel Holder e enviado aos irmãos da Assembleia de Deus pedia votos para Muniz e outro candidato, a estadual, e que eu repercuti por aqui. Agora Muniz alega estar sofrendo ataques desleais, porque teria se posicionado a favor da família. Droga! No afã de tentar aparecer e conquistar votos ele está tentando inverter as bolas: a crítica foi pelo envio de um documento em papel timbrado de uma denominação religiosa, assinado por um de seus líderes, pedindo aos fiéis que apóiem os dois candidatos. Agora fica a expectativa de que o Ministério Público Eleitoral aplique a Lei.
HOMENAGEM
Com homenagem a pessoas que tenham contribuído com o desenvolvimento de Guajará-Mirim, a Academia Guajaramirense de Letras vai comemorar seu quinto aniversário com uma pauta de atividades no dia 23 deste mês. O presidente Paulo Saldanha e sua diretoria estão no esforço final para o sucesso do evento.
A disputa está para ninguém botar defeito: de um lado mensagens religiosas. De outro a campanha eleitoral. Os dois assuntos estão disputando, cabeça a cabeça, as inserções ao facebook. Certamente quem criou o face não pretendia que esses dois temas tomassem conta do espaço. E haja paciência....
DOM QUIXOTE
E tem também aquele jornalista interiorano que está como um dom Quixote sempre com a lança pronta para defender a sua amada Dulcineia Del Toboso. É só dar uma olhada no facebook.
SEU BENU
Lúcio Albuquerque
AGENTE REQUERIDOS
“Está cada dia mais difícil ler o que vocês andam escrevendo”, vociferava o velho bardo velhaserpense nesta sexta-feira enquanto, como ele dizia, “tentava entender” o texto inserido no site tudorondônia.com.br tratava de uma operação policial na região de Machadinho do Oeste.
Como seu Benu já tem mais de 100 anos resolvi olhar. Poderia ser alguma nova técnica redacional, essas coisas de quem ficou quatro anos em faculdade e, por isso, tem essas modernidades. Mas também, como seu Benu, fiquei embaratinado porque estava lá:
Em três pontos da busca e apreensão, agentes foram autuados em flagrante de tráfico de drogas. As investigações dão conta de que os agentes requeridos agiam todos de forma integrada, associados para o crime.....
“E aí? Para você também não parece que os policiais prenderam os próprios policiais, ou melhor, que os policiais se autoprenderam?. Que diabos são esses tais de agentes requeridos....”.
Ainda argumentei que certamente isso foi material de assessoria, mas o velho bardo não se deu por vencido. “Mesmo que seja, quem editou no site deveria ter pelo menos lido o texto e traduzido em português”.
DATAS DE RONDÔNIA
2 a 5 de agosto
Dia 2 – Em 1982 – Tendo como representante de uma das partes o advogado João de Albuquerque Cavalcante, o fórum de Cacoal recebe o primeiro processo. O juiz era Salatiel Soares de Souza e o promotor Homero da Silva Scheidt (Lúcio Albuquerque, História do Ministério Público de Rondônia)
Dia 3 – Em 1981 – O ministro do Interior Mário David Andreazza envia ao presidente João Figueiredo relatório propondo uma Lei criando o Estado de Rondônia (Jornal Alto Madeira).
Dia 4 – Em 1963 – O jornal Folha de Goiaz noticia a viagem de lambreta de Porto Velho a Brasília dos jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia)
Dia 4 – Em 1983 – O juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito que aprovou a proposta de elevação de Rolim de Moura a município (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 4 – 2006 – Por ordem de uma ministra do STJ a Polícia Federal realiza diversas prisões em Rondônia, na “Operação Dominó”. (Site rondoniagora.com.br).
Dia 5 – Em 1983 – Decreto-lei assinado pelo governador Jorge Teixeira eleva à categoria de municípios os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras. (Lúcio Albuquerque, 20 anos da nossa História – Assembleia Legislativa de Rondônia).
Dia 5 – Em 1983 – A criação dos municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras por decreto amplia a crise institucional Executivo/Legislativo porque alguns deputados alegaram haver um acordo para que o governador Jorge Teixeira não fizesse isso na véspera da promulgação da Constituinte. (Lúcio Albuquerque, 20 anos da nossa História – Assembleia Legislativa de Rondônia)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã