Quarta-feira, 2 de janeiro de 2008 - 19h00
AMEAÇA
A ponte sobre o canal da Vala, que liga o Rio Madeira ao Candeias, na estrada da Penal, já perto do porto para São Carlos, pois é, aquela ponte está sob forte ameaça de ser arrastada pela pressão das toras de madeira (foto) que engatam nela. É bom lembrar que uma ponte em Rio branco (AC), ruiu também por pressão de toras trazidas pelas águas.
MATEMÁTICA
Eu sempre digo que aprendi errado a tal da matemática. Ora, se o Governo anuncia que vai cortar em 20 bilhões os orçamentos do Judiciário, Legislativo e Executivo, para compensar o fim da CPMF, por que aumentar alíquotas do IOF e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido?
AMEAÇA
Claro que quem vai pagar os valores relativos às novas majorações, no IOF e na CSLL somos nós mesmos. Mas não se espane se a sede deles não fique só nisso: o ministro Mantega já sinaliza a possibilidade de termos nova CPMF quando o Congresso voltar a funcionar.
LINGUAGEM
Já está disponível, ao preço de 19,90, mais frete, o livro Acentuação, de autoria do professor Pasquale Cipro Neto. Interessados podem procurar em livrarias ou pelo fone 0800-140090.
TRÂNSITO
Recebi telefonema de uma pessoa que perguntou se eu quero assumir a secretaria municipal responsável pelo trânsito da capital. Eu disse que não. E expliquei que, como cidadão, morador da cidade e usuário do sistema, tenho o direito de reclamar e exigir que a autoridade responsável (sic) cumpra sua obrigação, pelo qual é paga.
LEMBRANDO
Até que a iluminação da capital ficou boa (não ótima, mas melhor que nos outros anos que não tinha nada). Mas para quem já assistiu à movimentação dos grupos de pastorinhas no período, bem que dá uma vontade de perguntar por qual motivo a prefeitura não estimula daquela cultura.
OBRIGAÇÃO?
Um cara me aborda em frente ao mercado do KM 1 e diz que eu tenho a obrigação de lhe dar dinheiro. Ora, convenhamos: por que eu, ou qualquer outra pessoa, temos obrigação de dar dinheiro à outra? Talvez a teoria seja daquele pseudo-sociólogo que alegou que o apresentador Luciano Hulk não podia reclamar ao ter roubado um relógio porque se tratava de uma contribuição social.
CRETINISMO
É por cretinismos como esses que a criminalidade e a teoria do ora veja aumentam neste país aonde, pelo visto, quem trabalha é que não têm direitos.
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e