Segunda-feira, 3 de outubro de 2011 - 19h37
O LIVRO
O livro desta coluna é de autoria do membro fundador da Academia de Letras de Rondônia, acadêmico Gesson Álvares de Magalhães. “Alguma Coisa” é um livro com poesias feitas pelo autor. Professor de várias gerações, revisor da Constituição Estadual de 1989, o acadêmico Gesson Magalhães ocupa a Cadeira número 2 da ACLER, cujo patrono é o jornalista Ary de Macedo.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que a Polícia Rodoviária Federal é ausente na fiscalização da BR-364 e mantém apenas um posto entre Porto Velho e Guajará-Mirim?
SEU BENU
Seu Benu leu e achou interessante a manchete do jornal Estadão do Norte, 30 de setembro: “Civil cumpre mandado de prisão e prende Homicida”. “Ora”, disparou o velho bardo itacoatiarense, “o que é que o redator queira? Que a polícia entregasse o mandado de prisão ao homicida e fosse embora para casa?”.
SARAU
Excelente o sarau promovido pela Academia Guajaramirense de Letras, no último sábado. A organização da AGL foi perfeita, o local muito bom e a participação de acadêmicos e membros da comunidade também.
CLAQUE
Muito bem ensaiada a claque chamada de “vermelhinhos” que, todas as vezes em que se anunciava o discurso de qualquer membro do staf petista era encarregado de puxar as palmas. O caso foi neste domingo, durante entrega de títulos urbanos a moradores do bairro Socialista.. Esqueci: Pelo visto eram todos funcionários da Secretaria Municipal que cuida da regularização fundiária. Uns 30.
VALOR
Entreouvido durante a entrega daqueles documentos: “Minha casa valorizou e vou vender logo e arrumar outra área naquela invasão mais adiante”. Em tempo: Recebendo o lote sem pagar nada, os beneficiários não deveriam ter obrigatoriedade de não comercialização durante algum tempo?
MÉDIA
Vereador Cláudio, durante a cerimônia, afirmando que vai pagar 4 mil reais para regularizar um terreno que comprou, lembrou que os beneficiados não pagarão nada. Eles, não. Mas quem paga imposto, sim. A esses, “que moram no centro”, como repetiu o prefeito Roberto Sobrinho, é que fica a conta. Fazer festa com dinheiro dos outros é fácil, mas acabar serviços iniciados, como o Canal dos Tanques, “que será como o Canal da Maternidade em Rio Branco”, como disse o prefeito aos moradores do bairro da Embratel quando da assinatura da ordem de serviço, isso não cumprem.
HINO
Aniversário de Porto Velho, umas 250 pessoas reunidas, dentre As quais 50 “autoridades” e assessores da prefeitura. E ninguém convidou para cantar o hino de Porto Velho. E era uma das atividades em comemoração aos 97 anos de Porto Velho.
Ah! Mas um jingle da campanha do prefeito á reeleição chegou a ser mostrado.
Imagine se não fosse aniversário de Porto Velho.
FUTEBOL
Não sei não, mas está me cheirando a bi.
DATAS DE RONDÔNIA
3 a 8 de outubro
Dia 3 – Em 1972 – A senhora Aliethe Matha Mory torna-se a primeira mulher a ser eleita em Rondônia, como vereadora em Guajará-Mirim (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia)
Dia 6 – Em 1915 –O prefeito de Santo Antonio do Rio Madeira (hoje bairro de Santo Antonio, na cidade de Porto Velho) expede a Resolução 735 elevando a vila de Ariquemes à condição de distrito de Santo Antonio (Francisco Matias – Síntese da Formação Histórica de Rondônia)
Dia 4 – Em 1970 – O Incra implanta o projeto de Colonização Paulo de Assis Ribeiro, com sede em Colorado (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 8 – Em 1912 – O Governo de Mato Grosso instala em Guajará-Mirim um posto fiscal dirigido por Manoel Tibúrcio Dutra (Marcos Teixeira e Dante Fonseca, História Regional – Rondônia)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e