Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 03/12/12


PERGUNTAR NÃO OFENDE

E agora? O senhor Luiz Inácio vai continuar dizendo que não sabia?

 

COTAS

Concordo com o jornalista Beni Andrade, no programa “Papo de Redação”. Se há uma frase idiota é mesmo o “politicamente correto”. Isso em razão de que através de lobies de minorias, impõe-se uma linha de ação ou de raciocínio e quem ousa discordar é criticado. Aqui sou do time do Beni.

 

ENERGIA

Em setembro, no afã de buscar votos para beneficiar seus partidários, a senhora Roussef anunciou pomposamente uma readequação nas contas de luz. Agora a Aneel já anunciou: não vale o que está escrito e mandou ver com aumento de tarifas, a maior, como sempre – enquanto nossa bancada federal apenas aplaude tudo que os donos do poder fazem em Brasília – ficou para Rondônia.

 

PROCURA-SE

Procura-se o procurador Luiz Francisco de Souza. Campeão de enquadrar pessoas acusando-as de tudo no governo FHC, sumiu a seguir e nem fala agora desde quando começou o período dos “cumpañeros” em 2003. Ainda semana passada o jornalista Sérgio Pires cobrou sua presença e eu acrescento: num momento tão vasto de denúncias e auto-entregação até que a experiência do procurador Luiz Francisco só poderia ser muito útil.

 

ENCONTRO INTERNACIONAL

Presidente Dante Ribeiro da Fonseca, da ACLER, articulando para a realização em maio do III Encontro Cultural da Fronteira Brasil-Bolívia, marcado desde o ano passado para a cidade de Riberalta, naquele país. Ainda recentemente Dante conversou com dirigente da Sociedad de Escritores do Beni e o assunto ficou praticamente definido.

 

RECONDUZIDO

Para mais um período na presidência da Academia Guajaramirense de Letras o acadêmico Paulo Saldanha, juntamente com os diretores Jorge Souza (vice-presidente), Terezza Chamma (secretária) e Tanhi Melhem (tesoureiro). O trabalho realizado pela equipe do presidente Paulo Saldanha vem sendo muito elogiado pela comunidade da Pérola do Mamoré.

 

TIRANDO DA RETA

Claro, agora ninguém sabia da relação entre o senhor Luiz Inácio e a secretária. Pelo menos foi o que disse o presidente nacional do PT Rui Falcão, seguindo a linha de seu grande chefe, o próprio senhor Luiz Inácio.

 
 

DATAS DE RONDÔNIA

(1 a 10 de dezembro)

Dia 1 – Em 1917 – Primeira eleição para prefeito e vereadores em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 3 – Em 1917 – Criação da primeira tenda de Umbanda, no bairro Mocambo, pela irmandade dirigida por Dona Chiquinha, Dona Esperança, Irineu dos Santos e Florêncio Paula Rosa (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História).

Dia 4 – Em 1978 – Em Vilhena é instalada a Igreja Batista para Cristo (Pedro Brasil, Vilhena Conta Sua História).

Dia 6 – Em 1981 – Fundado o Lions Clube de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).

Dia 6 – Em 1995 – O Tribunal Superior Eleitoral cassa o mandato do deputado estadual José Cunha, com base política em Presidente Médici (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

Dia 7 – Em 1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).

Dia 8 – Em 1985 – Lançada pedra fundamental da igreja Assembléia de Deus, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena Conta Sua História).

Dia 9 – Em 1984 – O empresário Valdir Raup é eleito primeiro prefeito de Rolim de Moura. Em Cerejeiras foi eleito o comerciante Adelino Neiva (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 10 – Em 1979 – Lei Federal 6.750 cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).

Dia 10 – Em 2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que no final da década de 1940 descobriu veio de diamante no Rio machado e provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)