MInha, e da minha família, solidariedade à família do meu amigo o historiador e jornalista Esron Menezes que perdeu um de seus filhos, o Esron Neto, atleta da seleção rondoniense que disputou o Troféu Olímpico de Voleibol em 1973. E também à família do funcionário Luiz Moura, falecido na madrugada de sábado, um dos heróis da Caravana Ford, a primeira comitiva de carros a vir pela BR de São paulo a Porto Velho.
APAGÃO
Na última coluna escrevi que esse problema do apagão aéreo iria sobrar para o mordomo, no caso os controladores de vôo. Não está dando outra: pressionado pelos comandantes militares o senhor Lula da Silva mudou o discurso, desautorizou o ministro que representou o Governo na primeira rodada de negociações, passou por cima do ministro da Defesa e deixou o dito pelo não dito, inclusive dando um chute no seu passado de sindicalista. E agora anunciam que vão contratar contoroladores estrangeiros . Pois é: salário é apenas uma parte dos problemas que o apagão trouxe. Sobrou para o mordomo, no caso os sargentos.
ICEBERG
O movimento dos sargentos pelo menos deixou escancarado um problema que muita gente já sabia: que nos aeroportos e no sistema de sobe e desce dos aviões a questão não é só a dos controladores. Eles são apenas a ponta de um iceberg. Aliás, sobre contratar controladores estrangeiros, será que eles vêm para ganhar o que ganham os brasileiros?
ULBRA
Hoje, quarta-feira, é dia de Rondônia em Curitiba. Traduzindo: o time da Ulbra, de Ji-Paraná, joga contra o Coritiba na segunda fase da Copa do Brasil e aí é hora de torcer. A Rádio Transamazônica transmite a partida direto do estádio Couto Pereira.
ESCOLA
Funcionários da Escola do Legislativo passam por treinamento, muita gente não gosta do termo reciclagem, tanto os instrutores, que cumprem a programação da Semana Pedagógica aplicada pela Faculdade São lucas, e os administrativos que recebem orientação sobre relações interpessoais.
PESQUISA
Pesquisa do jornal O Globo mostra que 93% dos entrevistados é favorável a que deputado que troque de partido perca o mandato. Eu não votei mas sou a favor. E você?
OBRA
Pelo visto interditaram a obra da BR-364. Bom, se alguém pecou e outro alguém agiu conforme manda a Lei está faltando pelo menos bom-senso. Porque punir o culpado é correto, mas com isso também punir quem não tem culpa (no caso nós usuários da rodovia) e que ficam sem a obra, aí acabam todos pagando pelos erros de alguns poucos. O que não é justo.
OBRAS
Ouvi semana passada da secretária municipal de Fazenda que há, na prefeitura, grande expectativa pela chegada do verão. para iniciar obras de recuperação urbana em Porto Velho. Segundo ela, o pátio da Secvretaria de bras está cheio de equipamentos e materiais. Bom, eu, como todo beiradeiro da Amazônia, gosto de chuva. Mas torço muito para que, quando o verão chegar mesmo aí se cumpra o que a vibração da secretária está transmitindo.
SITES
Esta coluna é publicada também pelos sites madeiraonline.com.br, estadaodonorte.com.br, canalro.com, noticianahora.com.br, gentedeopiniao.com.br.
Inté outro dia, se Deus quiser