Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 05/09/10




 
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Aonde se meteram os policiais-rodoviários que não são mais vistos na fiscalização das rodovias?



HAITI
Gostei de ler matéria do senador Acir sobre sua visita ao Haiti. Só não entendi por qual motivo o redator colocou aquela legenda dizendo que ele foi áquele país e lá constatou a forte miséria. Ora, qualquer um sabe que não precisa ir ao Haiti para saber disso. Talvez só o redator é que não sabia disso.



PROVAS
Há um princípio jurídico que dá a você o direito de não produzir prova contra você mesmo - e ainda há pouco o goleiro Bruno usou disso para evitar que mechas de seu cabelo fossem para o lixo, para evitar serem usadas em teste de DNA. Mas quem compra no Makro tem de provar na porta, e cobrado ali de maneira grosseira, que não está roubando o produto que já pagou. Os dois mastodontes exigem a nota e ainda ameaçam a quem se nega em mostrar o comprovante de pagamento.



CONSUMIDOR
Que tal haver mais respeito ao consumidor? Por que cobrar a nota do que já se pagou? Não seria mais elegante colocar aquele equipamento que dispara quando alguém quer passar com material não pago, do que constranger e humilhar o cidadão que, mesmo tendo pago no caixa, tem de mostrar a nota? Alguém pode me explicar se a lei exige isso?



EDUCAÇÃO
Dá raiva mesmo ver-se o que acontece nas cidades do interior onde, em maioria, o pedestre atravessa só na faixa e basta sinalizar que o trânsito para. Já em Porto velho tanto a prefeitura não estimula quanto pedestres - especialmente esses - e condutores ignoram o que o Código do Trânsito prescreve.



CENTENÁRIO
O centenário de nascimento do médico Ary Pinheiro vai ser comemorado numa promoção da Academia de Letras de Rondônia com apoio do departamento de História e Arqueologia da UNIR e da Academia de Medicina. Será dia 13, a partir das 19 horas, no Teatro Banzeiros. Inscrições pelo emeio aclerencontrodeescritores@gmail.com.

 


TERRITÓRIO
Na mesma noitada, e local, a ACLER também vai lembrar os 67 anos de criação do Território Federal do Guaporé.



TRANSFERIDA
A 2ª Feira do Livro, que seria realizada, num galpão recuperado da Madeira-Mamoré, de 17 a 25 deste mês, foi transferida porque o local da mostra não vai ficar pronto a tempo. Decepção para os organizadores e os expositores.



DÚVIDAS
E se o Céus de Rondônia, hino oficial do Estado, teve outro autor e outro responsáel pela música, ao invés dos citados historicamente? Uma questão para historiadores debaterem, mas há fortes citações de que quem assinou a letra ea música não teriam sido os que são apontados como tais.

DATAS DE RONDÔNIA
(5 a 8 de setembro)

Dia 7 – Em 1911 – A construção da ferrovia Madeira-Mamoré chega a Abunã, a mais de 180 quilômetros de Porto Velho (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)

Dia 7 – Em 1915 – O povoado de Porto Velho passa à categoria de cidade, conforme a Lei 1.011, aprovada pela Assembléia Legislativa do Amazonas (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 7 – Em 1922 – As cidades de Porto Velho (AM) e Santo antonio (MT) festejam o centenário da Independência com inauguração de um obelisco (em frente ao atual palácio Presidente Vargas), onde a jovem Labibe Aiech (futura senhora Labibe Bartolo) lê um poema especial. Em Santo Antonio é colocada uma placa com mensagem de homenagem à Independência (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 7 – Em 1977 – Ainda em fase experimental a Rádio Alvorada (Ji-Paraná), sob comando de Alcides Paio, e tendo como um dos locutores o radialista Manoel - Nelito - Pinto da Silva, faz sua primeira transmissão ao vivo, o desfile da Independência (Lúcio Albuquerque, Da Caxia Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia)

Dia 8 – Em 1976 – Inicia sua fase de experiência a primeira emissora de Ji-Paraná, a TV-Ji-Paraná, afiliada da Rede Amazônica de Televisão, tendo como seu diretor o jornalista João Vilhena. (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).


Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com


Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)