Domingo, 5 de setembro de 2010 - 13h39
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Aonde se meteram os policiais-rodoviários que não são mais vistos na fiscalização das rodovias?
HAITI
Gostei de ler matéria do senador Acir sobre sua visita ao Haiti. Só não entendi por qual motivo o redator colocou aquela legenda dizendo que ele foi áquele país e lá constatou a forte miséria. Ora, qualquer um sabe que não precisa ir ao Haiti para saber disso. Talvez só o redator é que não sabia disso.
PROVAS
Há um princípio jurídico que dá a você o direito de não produzir prova contra você mesmo - e ainda há pouco o goleiro Bruno usou disso para evitar que mechas de seu cabelo fossem para o lixo, para evitar serem usadas em teste de DNA. Mas quem compra no Makro tem de provar na porta, e cobrado ali de maneira grosseira, que não está roubando o produto que já pagou. Os dois mastodontes exigem a nota e ainda ameaçam a quem se nega em mostrar o comprovante de pagamento.
CONSUMIDOR
Que tal haver mais respeito ao consumidor? Por que cobrar a nota do que já se pagou? Não seria mais elegante colocar aquele equipamento que dispara quando alguém quer passar com material não pago, do que constranger e humilhar o cidadão que, mesmo tendo pago no caixa, tem de mostrar a nota? Alguém pode me explicar se a lei exige isso?
EDUCAÇÃO
Dá raiva mesmo ver-se o que acontece nas cidades do interior onde, em maioria, o pedestre atravessa só na faixa e basta sinalizar que o trânsito para. Já em Porto velho tanto a prefeitura não estimula quanto pedestres - especialmente esses - e condutores ignoram o que o Código do Trânsito prescreve.
CENTENÁRIO
O centenário de nascimento do médico Ary Pinheiro vai ser comemorado numa promoção da Academia de Letras de Rondônia com apoio do departamento de História e Arqueologia da UNIR e da Academia de Medicina. Será dia 13, a partir das 19 horas, no Teatro Banzeiros. Inscrições pelo emeio aclerencontrodeescritores@gmail.com.
TERRITÓRIO
Na mesma noitada, e local, a ACLER também vai lembrar os 67 anos de criação do Território Federal do Guaporé.
TRANSFERIDA
A 2ª Feira do Livro, que seria realizada, num galpão recuperado da Madeira-Mamoré, de 17 a 25 deste mês, foi transferida porque o local da mostra não vai ficar pronto a tempo. Decepção para os organizadores e os expositores.
DÚVIDAS
E se o Céus de Rondônia, hino oficial do Estado, teve outro autor e outro responsáel pela música, ao invés dos citados historicamente? Uma questão para historiadores debaterem, mas há fortes citações de que quem assinou a letra ea música não teriam sido os que são apontados como tais.
DATAS DE RONDÔNIA
(5 a 8 de setembro)
Dia 7 – Em 1911 – A construção da ferrovia Madeira-Mamoré chega a Abunã, a mais de 180 quilômetros de Porto Velho (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)
Dia 7 – Em 1915 – O povoado de Porto Velho passa à categoria de cidade, conforme a Lei 1.011, aprovada pela Assembléia Legislativa do Amazonas (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 7 – Em 1922 – As cidades de Porto Velho (AM) e Santo antonio (MT) festejam o centenário da Independência com inauguração de um obelisco (em frente ao atual palácio Presidente Vargas), onde a jovem Labibe Aiech (futura senhora Labibe Bartolo) lê um poema especial. Em Santo Antonio é colocada uma placa com mensagem de homenagem à Independência (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 7 – Em 1977 – Ainda em fase experimental a Rádio Alvorada (Ji-Paraná), sob comando de Alcides Paio, e tendo como um dos locutores o radialista Manoel - Nelito - Pinto da Silva, faz sua primeira transmissão ao vivo, o desfile da Independência (Lúcio Albuquerque, Da Caxia Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia)
Dia 8 – Em 1976 – Inicia sua fase de experiência a primeira emissora de Ji-Paraná, a TV-Ji-Paraná, afiliada da Rede Amazônica de Televisão, tendo como seu diretor o jornalista João Vilhena. (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Siga o Gentedeopinião no
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e