Segunda-feira, 5 de setembro de 2011 - 18h34
MARIANA
A vereadora Mariana carvalho, e todos nós que temos interesse no assunto, está esperando que a prefeitura cumpra a lei que manda colocar informações sobre cada um dos patronos dos espaços públicos. Mas, pelo visto, como trata-se de história e cultura a coisa não está preocupando os responsáveis pela área.
LIVROS
O Sesc recebe até dia 30 de setembro, inscrições ao Prêmio Sesc de Literatura 2011/2012, em duas categorias: Conto e Romance. O Edital do concurso assim como instruções e informações em geral estão disponíveis site: http://www.sesc.com.br/premiosesc/
RECLAMAÇÃO
O comentário que publiquei nesta segunda-feira, sobre as agressões sofridas por jornalistas locais de partede uma pessoa que se apresentava como “doutora”, e perpetradas por (in)seguranças na cerimônia de inauguração da regional do PMDB geraram elogios e reclamações. “O PMDB faz muito pelo Brasil”, vociferou uma voz ao telefone e eu apenas lembrei que faz, sim, é só ver a transformação da ação política pelo escambo em benefício pessoal.
LITERATURA
Está confirmada para o dia 27 de setembro, a segunda rodada do projeto “Terça da Literatura”, realização da Academia de Letras de Rondônia em parceria com a Fundação Iaripuna e a Academia Rondoniense dos Poetas. No Mercado Central e aberta a todos que queiram ir lá tratar de literatura.
COMENTÁRIO
Meu amigo Zé Katraca antecipa a coluna de todos os dias e, por isso, além de apoiar inteiramente o que ele afirmou, incluo aqui um comentário sobre a questão da Educação: Zé:
Zé:
Concordo com você. Entendo que está faltando mais empenho e interesse na Educação efetivamente atualmente, tanto de pais quanto de professores, com as honrosas e cada vez menores exceções que confirmam a regra.
Recentemente o articulista Ivo Feitosa (gentedeopiniao.com.br) publicou foto com desfile da banda marcial do "Carmela Dutra" e, à frente, a diretora professora Marise Castiel. Era um tempo em que a identificação profissional "professor" tinha todo o respeito público, principalmente das autoridades e das famílias.
Hoje, lamentavelmente, isso não acontece até pelo estímulo ao desrespeito para com os educadores, e o resultado é o baixo nível de formação de nossos jovens, inclusive em escolas particulares, e aqui incluo do pré à faculdade. (Lúcio Albuquerque)
DATAS DE RONDÔNIA
(De 5 a 7 de setembro)
Dia 5 – Em 1919 – Circula em Porto Velho o número 1 do jornal A Luz da Verdade, de linha espírita, primeiro veículo de comunicação de caráter religioso na região (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).
Dia 7 – Em 1867 – Sob pressão internacional, o Governo brasileiro abre à navegação do Rio Amazonas aos barcos de todas as nações (Samuel Benchimol– Amazônia, um pouco antes e além depois)
Dia 7 – Em 1911 – Os trilhos da ferrovia Madeira-Mamoré chegam à localidade de Abunã (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História).
Dia 7 – Em 1915 – O povoado de Porto Velho passa à categoria de cidade, conforme a lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Amazonas de nº 1.011 (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 7 – Em 1922 – Porto Velho festeja o centenário da Independência com inauguração de um obelisco na praça em frente onde atualmente é o palácio Presidente Vargas. Em Santo Antonio é colocada uma placa com mensagem de homenagem à Independência (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)
Dia 7 – Em 1922 – Duas cerimônias marcam, no que mais tarde seria Rondônia, o centenário da Independência brasileira. Em Santo Antonio (então município de Mato Grosso), foi colocada uma placa de mármore (ainda afixada hoje num mirante naquele local) com nomes de todas as autoridades locais) e em Porto Velho (então município amazonense) foi inaugurado o obelisco na praça em frente ao atual Palácio “Getúlio Vargas” (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 7 – Em 1922 – A adolescente Labib Aiéch (depois senhora Labib Bátholo) lê um poema na inauguração do obelisco em frente ao Palácio, em homenagem à Independência. Torna-se a primeira mulher local a participar com destaque de um ato solene (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia).
|
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e