Sexta-feira, 5 de setembro de 2014 - 17h50
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que os candidatos repetem sempre a mesma lenga-lenga e nada cumprem quando eleitos?
VERSÃO
Ouvi de uma fiel da Assembleia de Deus sobre o documento assinado pelo pastor Joel Holder, pedindo votos para dois candidatos membros da congregação, que o líder religioso foi enganado. Bom, que tal então – já que foi publicamente exposto – o pastor vir a público e afirmar isso?
TEATRO
Segue neste sábado e amanhã o programa Palco Giratório, do SESC. Hoje com a peça “Plagium?”, apresentada pela Cia Dançurbana, de Mato Grosso do Sul, a partir das 20 hs no Teatro do SESC/Esplanada. Amanhã, domingo, duas peças, a infantil “O Seegredo da Arca de Trroncoso”, pelo Grupo Vilavox (BA) às 18h30 no Parque da Cidade (atrás do shopping Porto Velho). E a partir das 20 hs, no Teatro do SESC/Esplanada, com “Singulares”, pela Cia Dançurbana, de Mato Grosso do Sul. Em todos os casos, entrada gratuita.
SOLIDARIEDADE
Alunos de uma escola particular em São Paulo rasparam as cabeças em solidariedade a uma professora diagnosticada com câncer. As meninas cortaram seus cachos e deram para mulheres em tratamento do câncer fazerem perucas. Solidariedade também é isso. Parabéns!
CACOAL
Em Cacoal, há três anos, uma diretora de escola pública, segundo disse por falta de orientação, usou dinheiro recebido com uma finalidade e comprou outra coisa que a escola precisava muito mais. Para evitar punição ela pegou empréstimo bancário, mas os alunos realizaram vários eventos para juntar o dinheiro e pagar o “papagaio”. Outra demonstração de solidariedade em sala de aula, o que é muito raro!
IDEB
Uma boa notícia para Rondônia: O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, ficou com a melhor média do Norte e a oitava maior do Brasil. Não é muita coisa porque o teto seria cinco pontos, mas mostra que já houve uma melhora.
DINHEIRO JOGADO FORA
Em Alto Santo, interior cearense, a prefeitura está construindo um estádio inspirada no Coliseu romano. A cidade tem 16 mil habitantes, nenhum time de futebol, e o local terá capacidade para 20 mil pessoas sentadas. Vai ver lá a educação, a saúde e outros serviços essenciais de responsabilidade da prefeitura devem ser de primeiro mundo. Ou, então, estão jogando dinheiro fora.
EU (E MUITOS OUTROS) TAMBÉM
Site UOL.com.br desta sexta-feira, 5, abriu espaço importante para dizer que Lula, quando dirigente sindical era espionado pelos órgãos de segurança. Talvez falte assunto para o editor do UOL, porque ele, como eu e muitos outros neste país fomos espionados, e continuamos sendo – ninguém duvide disso. Quem viveu aquela fase como dirigente sindical, jornalista ou repórter sabe que estava sempre na mira dos homens. Bem que o espaço do UOL poderia ter sido melhor aproveitado.
SERVICINHO
Em 1975, quando vim para ficar uns meses e já vão lá quase 40 anos, fui fazer uma matéria em Vilhena e, na volta, parei em Vila Rondônia (Ji-Paraná) hospedei-me no Hotel do Amiguinho e, à noite, como não conhecia ninguém e a luz só havia nas casas e comércios que tinham geradores próprios, fiquei de papo numa roda formada por moradores, hóspedes e o Amiguinho.
Foi aí que senti uma pessoa batendo em meu ombro. Levantei e o cidadão perguntou se eu tinha um “servicinho” para ele fazer. Expliquei que não, que eu estava só de passagem, mas o camarada insistiu, disse que faria baratinho, era só eu dizer. Repeti que não morava lá e ele se mandou.
Retornei para a roda de conversa e um dos presentes perguntou o que era. Quando eu contei eles começaram a rir e fiquei sem entender nada. Perguntei a razão das risadas e um deles explicou.
“Cara, esse camarada aí é dedo mole” (isso eu entendi porque fui durante um bom tempo repórter policial em outros Estados). E eles completaram: “Servicinho era saber se você não queria contratar para mandar matar alguém”.
Como digo sempre, cada dia eu aprendo um pouco mais de Rondônia.
(Texto do livro “O telefone de Deus”, que estou finalizando)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã