Sexta-feira, 6 de abril de 2012 - 05h57
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Como já acontece com o Ensino Médio e o Superior, quando o MEC vai criar um Enade para cursos de pós, mestrados e doutorados?
IGUAL? TALVEZ PIOR
É comum ouvir-se de administradores que sua gestão é diferente das anteriores. Também fez tal discurso o senhor Roberto Sobrinho. Mas só está boa para seu grupo de apaniguados. Para a população que banca todas despesas a coisa está de mal a pior: ruas sem iluminação pública, buraqueira total, guardas de trânsito que só prestam para multar- e uma Câmara Municipal omissa. Pior que vem eleição por aí e, novamente, vamos eleger outro grupo com os mesmos problemas, ou pires.
A CONTA
E continuaremos pagando a conta.
O STJ E O ESTUPRO DE MENOR
Nota do STJ sobre questão de estupro diz que a decisão da Corte “apenas permite que o acusado possa produzir prova de que o ato sexual aconteceu com consentimento da suposta vítima” (claudiohumberto.com.br, 5ª, 5 de abril). Ora: o acusado pode alegar que deu um presente ou qualquer coisa que valha e aí vai se valer da decisão para alegar que houve “sexo consentido” e, então, não houve estupro. Ao invés de reunir em caráter de emergência e cancelar a decisão, o STJ prefere continuar discutindo semântica. Questão de mídia e de insensibilidade.
CHAGAS NETO
Um tiro na mosca. Assim se pode definir a proposta do grupo de facebook idealizado pelo empresário Chagas Neto. Trata-se do “saudosismoportovelhense”, destinado à história e às coisas da gente por aqui. E quem não se enquadra ao projeto é sacado.
COMPENSAÇÃO
Há quem diga que é bom ser amigo do rei. A senadora paulista Marta Suplicy pode achar que está no grupo de amigos. Ela deve ser a nova embaixadora brasileira nos Estados Unidos. Uma compensação por ter sido sacada em sua pretensão de ser candidata à prefeitura paulistana. Antes que você pergunte, ela é do PT, o “partido da ética”.
HISTÓRIA
Dia 8, domingo, será o 97º aniversário da primeira reunião de uma Câmara Municipal na região de Rondônia. Foi no então recém-instalado município de Santo Antonio do Madeira, pertencente ao Estado de Mato Grosso, área incorporada ao Território Federal que deu origem ao nosso Estado. Desde 1945 Santo Antonio é um bairro de Porto Velho.
HOMENAGEM
O governador Confúcio Moura participa na próxima terça-feira, 10 de abril, em Guajará-Mirim, da solenidade de entrega da Ordem do Mérito Marechal Rondon. O ato faz parte das comemorações do centenário da Madeira-Mamoré e as comendas serão entregues a um grupo de personalidades de Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Costa Marques e Forte Príncipe da Beira, dentre os quais a Irmandade do Divino Espírito Santo, o ativista social Francisco Assumpção, o escritor e acadêmico Matias Mendes e a senhora Izabel Assunção.
DATAS DE RONDÔNIA
(1 A 10 DE ABRIL)
Dia 1 – Em 1964 – Membros do Governo do Território, lideranças estudantis e sindicais são presos em Porto Velho e Guajará-Mirim pelo Exército, atendendo orientação dos dirigentes do Movimento Militar oficialmente iniciado a 31 de março (Jornal Alto Madeira).
Dia 1 – Em 1969 – O povoado de Vilhena é promovido à condição de distrito de Porto Velho pelo governador João Carlos Marques Henrique Neto (Pedro Brasil Vilhena conta sua História).
Dia 2 – Em 1923 – Relatório do Superintendente Joaquim Tanajura cita: Porto Velho tem duas escolas municipais mistas, uma particular e o Grupo Escolar Barão do Solimões, funcionando no bairro Alto da Favela – onde fica o colégio Auxiliadora (Hugo Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 3 – Em 1967 – A Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia, SAVIR, encaminha ao deputado federal Paulo Nunes Leal, ex-governador do Território de Rondônia, solicitando seja apresentado projeto de lei criando o município de Vila Rondônia (Abel Neves, A Caminho de Ji-Paraná) 52
Dia 4 – Em 1911 – Circula o jornal The Porto Velho Marconigram, todo em língua inglesa, impresso na gráfica da Ferrovia Madeira-Mamoré (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).
Dia 5 – Em 1937 – Pelo Decreto-lei 1547 o Governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a EFM M (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 5 – Em 1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território, de 5 de abril a outubro de 1956 (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 5 – Em 1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual da Província Estanífera do Brasil, composta por Rondônia e partes do Acre e Amazonas (Vítor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 6 – Em 1964 – José Manoel Lutz da Cunha Menezes toma posse como governador do Território, até março de 1965 (Terezza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 7 – Em 1971 – A Ceplac, COB coordenação do técnico Frederico Álvares Afonso, inicia o trabalho de implantação de um projeto de produção de cacau em Rondônia (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
Dia 7 – Em 1982 – Rolim de Moura ganha luz elétrica pública (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 9 – Em 1922 – Fundada a Sociedade Beneficente de Artistas e Operários, em Porto Velho, tendo como presidente Francisco Bastos Filho (Hugo Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 9 – Em 1964 – Odeputado federal Renato Clímaco Borralho de Medeiros (PTB/RO) foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos, pelo Ato Institucional nº 1, de 09 de abril de 1964.. Assumiu o suplente, o guajaramirense Elias Morhy (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 9 – Em 2011 – Dias 9 e 10: A Academia de Letras de Rondônia, em parceria com a Academia Guajaramirense de Letras e a Sociedade de Escritores de Bolívia realizam em Guajará-Mirim o I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia (Site tudorondonia.com.br).
Dia 10 – Em 1929 – Instalação do município de Guajará-Mirim, ainda pertencente ao Estado de Mato Grosso. O comerciante Manoel Boucinhas de Menezes assume como primeiro nomeado superintendente (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 10 – Em 1967 – Flávio Assumpção Cardoso toma posse como governador do Território de Rondônia, até novembro daquele ano (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 10 – Em 1970 – O Conselho Ferroviário Nacional confirma a ordem para erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré (Vítor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 10 – Em 1979 – Posse do governador Jorge Teixeira no Território, que assume anunciando a “missão de transformar o Território em Estado” (Jornal O Guaporé).
Dia 10 - Em 1979 - Com o jogo de voleibol entre as equipes masculinas do Minas Tênis Clube (MG) e Atlântica Boavista (RJ), é inaugurado o ginásio de esportes Cláudio Coutinho, em Porto Velho. A arbitragem a cargo de Lúcio Albuquerque, Alcimar Chaves e Edilzamar Aragão, todos de Porto Velho (Jornal O Guaporé).
Dia 10 – Em 1985 – O juiz Sérgio Alberto de Lima preside o primeiro júri da comarca de Rolim de Moura. O promotor foi Jaime Ferreira e o advogado de defesa Adi Baldo (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e