Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 06/04/12


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Como já acontece com o Ensino Médio e o Superior, quando o MEC vai criar um Enade para cursos de pós, mestrados e doutorados?

 

IGUAL? TALVEZ PIOR

É comum ouvir-se de administradores que sua gestão é diferente das anteriores. Também fez tal discurso o senhor Roberto Sobrinho. Mas só está boa para seu grupo de apaniguados. Para a população que banca todas despesas a coisa está de mal a pior: ruas sem iluminação pública, buraqueira total, guardas de trânsito que só prestam para multar- e uma Câmara Municipal omissa. Pior que vem eleição por aí e, novamente, vamos eleger outro grupo com os mesmos problemas, ou pires.

 

A CONTA

E continuaremos pagando a conta.

 

O STJ E O ESTUPRO DE MENOR

Nota do STJ sobre questão de estupro diz que a decisão da Corte “apenas permite que o acusado possa produzir prova de que o ato sexual aconteceu com consentimento da suposta vítima” (claudiohumberto.com.br, 5ª, 5 de abril). Ora: o acusado pode alegar que deu um presente ou qualquer coisa que valha e aí vai se valer da decisão para alegar que houve “sexo consentido” e, então, não houve estupro. Ao invés de reunir em caráter de emergência e cancelar a decisão, o STJ prefere continuar discutindo semântica. Questão de mídia e de insensibilidade.

 

CHAGAS NETO

Um tiro na mosca. Assim se pode definir a proposta do grupo de facebook idealizado pelo empresário Chagas Neto. Trata-se do “saudosismoportovelhense”, destinado à história e às coisas da gente por aqui. E quem não se enquadra ao projeto é sacado.

 

COMPENSAÇÃO

Há quem diga que é bom ser amigo do rei. A senadora paulista Marta Suplicy pode achar que está no grupo de amigos. Ela deve ser a nova embaixadora brasileira nos Estados Unidos. Uma compensação por ter sido sacada em sua pretensão de ser candidata à prefeitura paulistana. Antes que você pergunte, ela é do PT, o “partido da ética”.

 

HISTÓRIA

Dia 8, domingo, será o 97º aniversário da primeira reunião de uma Câmara Municipal na região de Rondônia. Foi no então recém-instalado município de Santo Antonio do Madeira, pertencente ao Estado de Mato Grosso, área incorporada ao Território Federal que deu origem ao nosso Estado. Desde 1945 Santo Antonio é um bairro de Porto Velho.

 

HOMENAGEM

O governador Confúcio Moura participa na próxima terça-feira, 10 de abril, em Guajará-Mirim, da solenidade de entrega da Ordem do Mérito Marechal Rondon. O ato faz parte das comemorações do centenário da Madeira-Mamoré e as comendas serão entregues a um grupo de personalidades de Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Costa Marques e Forte Príncipe da Beira, dentre os quais a Irmandade do Divino Espírito Santo, o ativista social Francisco Assumpção, o escritor e acadêmico Matias Mendes e a senhora Izabel Assunção.

 

DATAS DE RONDÔNIA

(1 A 10 DE ABRIL)

Dia 1 – Em 1964 – Membros do Governo do Território, lideranças estudantis e sindicais são presos em Porto Velho e Guajará-Mirim pelo Exército, atendendo orientação dos dirigentes do Movimento Militar oficialmente iniciado a 31 de março (Jornal Alto Madeira).

Dia 1 – Em 1969 – O povoado de Vilhena é promovido à condição de distrito de Porto Velho pelo governador João Carlos Marques Henrique Neto (Pedro Brasil Vilhena conta sua História).

Dia 2 – Em 1923 – Relatório do Superintendente Joaquim Tanajura cita: Porto Velho tem duas escolas municipais mistas, uma particular e o Grupo Escolar Barão do Solimões, funcionando no bairro Alto da Favela – onde fica o colégio Auxiliadora (Hugo Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 3 – Em 1967 – A Sociedade dos Amigos de Vila Rondônia, SAVIR, encaminha ao deputado federal Paulo Nunes Leal, ex-governador do Território de Rondônia, solicitando seja apresentado projeto de lei criando o município de Vila Rondônia (Abel Neves, A Caminho de Ji-Paraná) 52

Dia 4 – Em 1911 – Circula o jornal The Porto Velho Marconigram, todo em língua inglesa, impresso na gráfica da Ferrovia Madeira-Mamoré (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Dia 5 – Em 1937 – Pelo Decreto-lei 1547 o Governo brasileiro rescinde o contrato com a empresa Madeira-Mamoré Railways que explorava a EFM M (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)

Dia 5 – Em 1955 – José Ribamar de Miranda toma posse como governador do Território, de 5 de abril a outubro de 1956 (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 5 – Em 1970 – O ministro Dias Leite, das Minas e Energia assina a Portaria 195 proibindo a garimpagem manual da Província Estanífera do Brasil, composta por Rondônia e partes do Acre e Amazonas (Vítor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 6 – Em 1964 – José Manoel Lutz da Cunha Menezes toma posse como governador do Território, até março de 1965 (Terezza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 7 – Em 1971 – A Ceplac, COB coordenação do técnico Frederico Álvares Afonso, inicia o trabalho de implantação de um projeto de produção de cacau em Rondônia (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).

Dia 7 – Em 1982 – Rolim de Moura ganha luz elétrica pública (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).

Dia 9 – Em 1922 – Fundada a Sociedade Beneficente de Artistas e Operários, em Porto Velho, tendo como presidente Francisco Bastos Filho (Hugo Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 9 – Em 1964 – Odeputado federal Renato Clímaco Borralho de Medeiros (PTB/RO) foi cassado e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos, pelo Ato Institucional nº 1, de 09 de abril de 1964.. Assumiu o suplente, o guajaramirense Elias Morhy (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 9 – Em 2011 – Dias 9 e 10: A Academia de Letras de Rondônia, em parceria com a Academia Guajaramirense de Letras e a Sociedade de Escritores de Bolívia realizam em Guajará-Mirim o I Encontro Cultural da Fronteira Brasil/Bolívia (Site tudorondonia.com.br).

Dia 10 – Em 1929 – Instalação do município de Guajará-Mirim, ainda pertencente ao Estado de Mato Grosso. O comerciante Manoel Boucinhas de Menezes assume como primeiro nomeado superintendente (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 10 – Em 1967 – Flávio Assumpção Cardoso toma posse como governador do Território de Rondônia, até novembro daquele ano (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 10 – Em 1970 – O Conselho Ferroviário Nacional confirma a ordem para erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré (Vítor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 10 – Em 1979 – Posse do governador Jorge Teixeira no Território, que assume anunciando a “missão de transformar o Território em Estado” (Jornal O Guaporé).

Dia 10 - Em 1979 - Com o jogo de voleibol entre as equipes masculinas do Minas Tênis Clube (MG) e Atlântica Boavista (RJ), é inaugurado o ginásio de esportes Cláudio Coutinho, em Porto Velho. A arbitragem a cargo de Lúcio Albuquerque, Alcimar Chaves e Edilzamar Aragão, todos de Porto Velho (Jornal O Guaporé).

Dia 10 – Em 1985 – O juiz Sérgio Alberto de Lima preside o primeiro júri da comarca de Rolim de Moura. O promotor foi Jaime Ferreira e o advogado de defesa Adi Baldo (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).


Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)