Sexta-feira, 6 de junho de 2014 - 15h05
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que a dona Dilma só desonera o empresário e não a nós consumidores?
APLAUSOS
Bobo é quem briga por causa de político. Há pouco tempo o senhor Cassol era execrado pelos petistas tupiniquins. Mas nas fotos desta semana Cassol e dirigentes petistas locais, eram todos sorrisos. Bom, para um partido, o PT, que avacalhava com Sarney, Collor, Renan e outros, mas agora comem na mão dessa gente, nada de mais que, por aqui, repitam o exemplo que vem de Brasília.
ACADEMIA
Aniversário da Academia de Letras de Rondônia, ACLER, dia 10 próximo, completando 28 anos. Mas a Copa vai retardar a solenidade para dia 17 de julho. A previsão é que tenhamos, além da sessão solene, também uma noite literária, com apresentação de trabalhos e autógrafos de novos livros. A programação completa deve ser anunciada pelo presidente William Martins nos próximos dias.
ESTACIONAMENTO
Está uma balbúrdia a questão do estacionamento de veículos em Porto Velho. Além de enormes áreas onde é proibido estacionar, comerciantes e dirigentes de órgãos públicos decidiram bloquear áreas no centro da capital. Como a fiscalização do trânsito só existe para multar, cada um faz o que bem entende e as autoridades responsáveis são cada vez menos responsáveis.
ÁLCOOL
E lá vem proposta de botar mais álcool na gasolina dos carros. E os motores vão aguentar? É, mas apesar da maior quantidade do derivado da cana, o preço do combustível continua cada vez mais caro, apesar da contínua inclusão do insumo, cujo litro é mais barato, na gasolina.
JUCA CHAVES
Falar em trânsito em Porto Velho é bom lembrar a música de Juca Chaves, “ .......um policial, quase sempre uma ilusão...”. claro que ele se referia apenas ao policial para orientar o trânsito, agora, para punir, aí é uma onipresença.
PARA LEMBRAR
6 de junho: há exatos 70 anos milhares de jovens de dezenas de países, eram despejados nas praias francesas para a invasão da Europa sob jugo nazista. Do outro lado, outro tanto de jovens, alemães e de outras nacionalidades, os esperavam para participar da carnificina que foi aquele dia, que passou para a História como o “Dia D”.
SEU BENU
Seu Benu gosta de reler coisas dos antigamente e, mesmo comigo insistindo que no meu tempo havia menos erros, ele vai buscar coisas no fundo do baú.
“Uma das melhores que coleciono é aquela do jornal cearense que decretou: Todo fumante morre de câncer a não ser que outra doença o mate primeiro”.
“Ora – continuou o velho bardo – o redator não percebeu que todas as pessoas morrem, de câncer por toxina de cigarro ou de outra forma, mas ninguém vira pedra”.
A nota, num jornal da capital cearense na década de 1960, foi inserida pelo jornalista Stanislaw Ponte Preta em seu excelente “Festival de Besteira que assola do Brasil” e, agora, rememorada.
DATAS DE RONDÔNIA
7 a 9 de junho
Dia 7 – Em 1494 – Representantes de Portugal e Espanha assinam em Tordesilhas, uma cidade espanhola, o Tratado de Tordesilhas (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 8 – Em 1982 – Assinada pelo Presidente João Figueiredo, a Lei Federal 7011 cria a Universidade Federal de Rondônia, instalada em 1983 e cujo primeiro reitor foi o professor Euro Tourinho Filho – Unir (Jornal Alto Madeira)
Dia 9 – Em 1946 – Joaquim Vicente Rondon toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 9 – Em 1970 – O presidente Emílio Médici assina ato extinguindo o Ibra e em seu lugar criando o Incra (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária 6)
Dia 9 – Em 1975 – O coronel Humberto da Silva Guedes toma posse como governador do Território Federal de Rondônia (Jornal O Guaporé).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã