Domingo, 6 de julho de 2014 - 08h14
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Você acredita que o Horário Eleitoral Gratuito realmente é “gratuito”?
SOBERANIA
Ouvir nomes importantes nos últimos 12 anos falarem em “soberania nacional” é risível. A revista VEJA desta semana traz reportagem mostrando que em 2007, para ajudar Evo Morales a abafar a rebeldia da região do Pando, Hugo Chávez mandou militares e equipamentos. E eles chegaram mais rápido a bordo de Hercules C-130? Simples: entraram sem permissão no espaço aéreo brasileiro. O general Heleno, então comandante Militar da Amazônia, denunciou o fato e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mandou “sacar fora da agenda este problema” conforme o jornalista Josias de Souza, em seu blog, reproduzindo a matéria da VEJA assinada pelo jornalista Duda Teixeira (http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/07/06/chavez-usou-brasil-para-enviar-forcas-a-bolivia/).
EXPECTATIVA
Nos meios culturais e outros segmentos sociais é grande a expectativa sobre a próxima programação relativa ao teatro estadual. Pelo menos para saber se vão evitar as barrigadas sucessivas, como o fato de no dia da avant premiére, quando mais de metade das cadeiras ficaram vazias, os convites terem sido enviados sem endereçamento e a suspensão da apresentação da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos. O governador Confúcio Moura deve interferir o caso porque no final das contas as críticas vão direto para ele e não para assessores (mal intencionados?).
REPETINDO A HISTÓRIA
Há quem diga que, ao contrário da água do rio que não passa duas vezes no mesmo lugar, a História se repete. Se for, então, o Brasil já pode comemorar o hexa: em 1962 Pelé, com a 10, ficou fora depois de ser caçado pelos Tchecos, entrou Amarildo e o Brasil foi bi. Agora, outro 10, Neymar, está fora. Só que em 1962 tínhamos Garrincha e um meio de campo fora de série, a dupla Zito e Didi. Agora temos um meio campo mambembe e, com certeza, nenhum Garrincha. Talvez se faça valer a tradição?
OUTRA VEZ
Para dar um alento ao cidadão o Governo federal não reduz a carga do Imposto de Renda, mas para montadoras de veículos e outros equipamentos aí sempre tem uma saída. Recentemente num debate levantei essa questão sobre a “linha branca” e um participante reclamou que eu não queria que pobre tivesse geladeira. Bom, por mim todos teriam direito aos bens que ajudam a melhorar a vida do cidadão. E disse, como escrevo agora, que não entendia por que ao invés de beneficiar grandes fabricantes de equipamentos, o governo não desonera os alimentos, os remédios e outras necessidades básicas?
CACHORROS MOTORISTAS
Na Nova Zelândia uma instituição de proteção aos cães faz campanha mostrando um cão dirigindo um carro. Segundo a mídia inserida é para provar o quanto o animal é inteligente (ou será para mostrar que muitos motoristas não o são?).
QUEM PAGA A CONTA?
Dilma vai gastar 298 milhões, Aécio 290 e Campos 180. Valores, claro, oficiais. É quanto cada um dos três principais candidatos à Presidência registrou, conforme o noticiário. Se você pegar o valor de Eduardo Campos, e dividir por 48 meses do mandato, vai dar 3,75 milhões por mês. O presidente da República deve ganhar aí em torno de 30 mil mensais, um pouco menos e, se consideradas as mordomias, muito mais. De qualquer forma, somando tudo não deve chegar a 100 mil a cada 30 dias. Dá 1, milhões ao ano. E quem banca a farra dos presidenciáveis? Você acredita mesmo que as doações realmente não dêem ao doador um troco?
DATAS DE RONDÔNIA
4 a 9de julho
Dia 4 - Em 1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. A máquina foi batizada com o nome de Coronel Church (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Da 4 – Em 1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, todo em língua inglesa (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 4 – Em 1946 – Fundada em 1914 pela mãe-de-santo Esperança Rita, a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, inaugura sua capela em sua segunda sede no bairro Santa Bárbara. A primeira sede da Irmandade foi o bairro do Mocambo, onde a missa solene foi celebrada pelo bispo do Amazonas Dom Pedro Massa. Em 1947 a capela foi fechada pelo bispo de Porto Velho dom João Batista Costa (Abnael Machado de Lima – Porto Velho: de Guapindaia a Roberto Sobrinho e Hugo Evangelista, Santa Bárbara – um bairro de Porto Velho).
Dia 4 – Em 1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).
Dia 5 – Em 2011 - A presidente Dilma Roussef assina em Porto Velho o Projeto de Emenda Constitucional (PEC), pelo qual a União se responsabiliza por uma parcela considerável da folha de pagamento dos servidores do Estado (Jornal Alto Madeira).
Dia 6 – Em 1872 – Chega a Santo Antonio o grupo de técnicos e engenheiros para a primeira tentativa de construir a Madeira-Mamoré (3Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).
Dia 6 – Em 1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal O Guaporé, para ser o órgão oficial do Território. Extinto em 1947 pelo governador Frederico Trota (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 6 – Em 1988 – Criados pela Assembleia Legislativa os municípios de São Miguel do Guaporé, Nova Mamoré e Cabixi (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 6 – Em 2000 – A Assembléia Legislativa aprova a Lei 233, tornando o Estado a ser o primeiro do país a ter legislação específica para seu Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 7 – Em 1911 – O presidente Hermes da Fonseca assina o decreto 8.776 que determina seja concedida à construtora da Madeira-Mamoré a faixa de 150 metros para cada lado dos trilhos da ferrovia. Com isso criou-se a Avenida divisória (hoje Avenida Presidente Dutra), cada lado com suas normas (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 9 – Em 1910 – O sanitarista Osvaldo Cruz chega a Porto Velho acompanhado do médico Belisário Pena. Eles vão fazer o levantamento sanitário da construção da EFMM, especialmente no tocante a medidas ao combate à malária e à febre amarela (Abnael Machado de Lima, gentedeopiniao.com.br).
Dia 9 – Em 1970 – O Decreto Lei 1110 cria o Instituto de Colonização e Reforma Agrária, em substituição ao Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã