Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 06/07/14



 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Você acredita que o Horário Eleitoral Gratuito realmente é “gratuito”?

SOBERANIA

Ouvir nomes importantes nos últimos 12 anos falarem em “soberania nacional” é risível. A revista VEJA desta semana traz reportagem mostrando que em 2007, para ajudar Evo Morales a abafar a rebeldia da região do Pando, Hugo Chávez mandou militares e equipamentos. E eles chegaram mais rápido a bordo de Hercules C-130? Simples: entraram sem permissão no espaço aéreo brasileiro. O general Heleno, então comandante Militar da Amazônia, denunciou o fato e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, mandou “sacar fora da agenda este problema” conforme o jornalista Josias de Souza, em seu blog, reproduzindo a matéria da VEJA assinada pelo jornalista Duda Teixeira (http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2014/07/06/chavez-usou-brasil-para-enviar-forcas-a-bolivia/).

EXPECTATIVA

Nos meios culturais e outros segmentos sociais é grande a expectativa sobre a próxima programação relativa ao teatro estadual. Pelo menos para saber se vão evitar as barrigadas sucessivas, como o fato de no dia da avant premiére, quando mais de metade das cadeiras ficaram vazias, os convites terem sido enviados sem endereçamento e a suspensão da apresentação da Orquestra Sinfônica Villa-Lobos. O governador Confúcio Moura deve interferir o caso porque no final das contas as críticas vão direto para ele e não para assessores (mal intencionados?).

REPETINDO A HISTÓRIA

Há quem diga que, ao contrário da água do rio que não passa duas vezes no mesmo lugar, a História se repete. Se for, então, o Brasil já pode comemorar o hexa: em 1962 Pelé, com a 10, ficou fora depois de ser caçado pelos Tchecos, entrou Amarildo e o Brasil foi bi. Agora, outro 10, Neymar, está fora. Só que em 1962 tínhamos Garrincha e um meio de campo fora de série, a dupla Zito e Didi. Agora temos um meio campo mambembe e, com certeza, nenhum Garrincha. Talvez se faça valer a tradição?

OUTRA VEZ

Para dar um alento ao cidadão o Governo federal não reduz a carga do Imposto de Renda, mas para montadoras de veículos e outros equipamentos aí sempre tem uma saída. Recentemente num debate levantei essa questão sobre a “linha branca” e um participante reclamou que eu não queria que pobre tivesse geladeira. Bom, por mim todos teriam direito aos bens que ajudam a melhorar a vida do cidadão. E disse, como escrevo agora, que não entendia por que ao invés de beneficiar grandes fabricantes de equipamentos, o governo não desonera os alimentos, os remédios e outras necessidades básicas?

CACHORROS MOTORISTAS

Na Nova Zelândia uma instituição de proteção aos cães faz campanha mostrando um cão dirigindo um carro. Segundo a mídia inserida é para provar o quanto o animal é inteligente (ou será para mostrar que muitos motoristas não o são?).

QUEM PAGA A CONTA?

Dilma vai gastar 298 milhões, Aécio 290 e Campos 180. Valores, claro, oficiais. É quanto cada um dos três principais candidatos à Presidência registrou, conforme o noticiário. Se você pegar o valor de Eduardo Campos, e dividir por 48 meses do mandato, vai dar 3,75 milhões por mês. O presidente da República deve ganhar aí em torno de 30 mil mensais, um pouco menos e, se consideradas as mordomias, muito mais. De qualquer forma, somando tudo não deve chegar a 100 mil a cada 30 dias. Dá 1, milhões ao ano. E quem banca a farra dos presidenciáveis? Você acredita mesmo que as doações realmente não dêem ao doador um troco?

DATAS DE RONDÔNIA

4 a 9de julho

Dia 4 - Em 1878 – A construtora P. & T. Collins faz circular a primeira locomotiva na Amazônia, num trecho inicial da Madeira-Mamoré. A máquina foi batizada com o nome de Coronel Church (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Da 4 – Em 1909 – Circula o The Porto Velho Times, primeiro jornal impresso em Porto Velho, todo em língua inglesa (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 4 – Em 1946 – Fundada em 1914 pela mãe-de-santo Esperança Rita, a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, inaugura sua capela em sua segunda sede no bairro Santa Bárbara. A primeira sede da Irmandade foi o bairro do Mocambo, onde a missa solene foi celebrada pelo bispo do Amazonas Dom Pedro Massa. Em 1947 a capela foi fechada pelo bispo de Porto Velho dom João Batista Costa (Abnael Machado de Lima – Porto Velho: de Guapindaia a Roberto Sobrinho e Hugo Evangelista, Santa Bárbara – um bairro de Porto Velho).

Dia 4 – Em 1960 – O presidente JK desembarca em Vilhena para derrubar a última árvore entre as duas turmas de construção da BR-29, mais tarde BR-364 (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).

Dia 5 – Em 2011 - A presidente Dilma Roussef assina em Porto Velho o Projeto de Emenda Constitucional (PEC), pelo qual a União se responsabiliza por uma parcela considerável da folha de pagamento dos servidores do Estado (Jornal Alto Madeira).

Dia 6 – Em 1872 – Chega a Santo Antonio o grupo de técnicos e engenheiros para a primeira tentativa de construir a Madeira-Mamoré (3Nevile B. Craig  - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).

Dia 6 – Em 1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal O Guaporé, para ser o órgão oficial do Território. Extinto em 1947 pelo governador Frederico Trota (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 6 – Em 1988 – Criados pela Assembleia Legislativa os municípios de São Miguel do Guaporé, Nova Mamoré e Cabixi (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

Dia 6 – Em 2000 – A Assembléia Legislativa aprova a Lei 233, tornando o Estado a ser o primeiro do país a ter legislação específica para seu Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

Dia 7 – Em 1911 – O presidente Hermes da Fonseca assina o decreto 8.776 que determina seja concedida à construtora da Madeira-Mamoré a faixa de 150 metros para cada lado dos trilhos da ferrovia. Com isso  criou-se a Avenida divisória (hoje Avenida Presidente Dutra), cada lado com suas normas (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 9 – Em 1910 – O sanitarista Osvaldo Cruz chega a Porto Velho acompanhado do médico Belisário Pena. Eles vão fazer o levantamento sanitário da construção da EFMM, especialmente no tocante a medidas ao combate à malária e à febre amarela (Abnael Machado de Lima, gentedeopiniao.com.br).

Dia 9 – Em 1970 – O Decreto Lei 1110 cria o Instituto de Colonização e Reforma Agrária, em substituição ao Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
 

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)