Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 06/08/11




No “pé” da coluna leia o comentário

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL? É RISÍVEL....


 

BAGUNÇA

Enquanto autoridades do setor parecem não se dar conta, pilotos de lanchas e similares ameaçam as vidas das pessoas que tentam usar o Candeias para tomar banho. O exibicionismo envolve até crianças pequenas e Jet-skis com três passageiros, mas parece que ali virou uma “terra de ninguém”. E quando acontecer um fato grave, será que as autoridades, que ganham para controlar isso, vão assumir a culpa?

IDOSOS

A Lei é clara: estabelecimentos comerciais e públicos de todos os níveis devem ter um caixa ou dar atendimento preferencial a idosos (mais de 60 anos, gestantes, portadores de necessidades especiais e pessoas com crianças de colo), mas em vários estabelecimentos isso não acontece. Especialmente em supermercados, mas vamos reclamar a quem?

QUADRILHA

Não, não “aquela” que age, segundo a imprensa maldosa, em Brasília. Mas a de festa junina. Quem assiste às apontadas como melhores cá da terra e conhece o que seja uma quadrilha dançada efetivamente, vai ver que a atual nada tem com aquela. Virou um carnaval, nos quais os passos que antes assistíamos foram transformados em misto de música baiana e marchinha carnavalesca cantadas (perdão, leitores, eu deveria ter escrito “gritadas”) por supostos marcadores. Que tal a Secel, a Seduc e o Conselho Estadual de Educação começarem a verificar que no calendário oficial só temos um período de carnaval?

SEU

Seu Benu, do alto dos seus já completados 98 anos está arrumando sua festa de 99 e pronto para bater o pênalti dos 100 (mas não como aqueles memoráveis da seleção brasileira). Por isso anda afastado da lide, mas essa ele não agüentou:

Veio ler em voz alta a nota da prefeitura de Porto Velho sobre trator supostamente usado em serviço particular, conforme site tudorondonia.com.br:

- Nada posso fazer com relação ao uso ou não uso, apesar de eu também pagar a conta, mas aprendi que quando uma máquina apresenta defeito ela é “consertada”, mas o redator da prefeitura ou do site, não sei de quem, mudou.

E leu o texto no qual o redator colocara ....a máquina que apresentar defeito ou sofrer acidente, concertando-a no próprio...

- Concerto com C não é a apresentação de um espetáculo musical ou quando o teu time (Fluminense) joga e dá espetáculo?

Concordei. Parece que o redator precisa urgente voltar ao banco escolar.

DATAS DE RONDÔNIA

(5 a 9 de agosto)

Dia 4 – Em 1963 – O jornal Folha de Goiaz (Goiânia) noticia a passagem naquela cidade dos jornalistas porto-velhenses Vinícius Danin e Milton Alves que, numa lambreta, seguiram pela então rodovia BR-029 até Brasília para pedir ao presidente João Goulart que mantivesse aberta a rodovia que depois passou a ser chamada BR-364 (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Dia 4 – Em 1983 – O juiz eleitoral Salatiel Soares preside o plebiscito que aprovou a proposta de elevação de Rolim de Moura a município, desmembrado de Cacoal (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)

Dia 5 – Em 1983 – Decreto-lei assinado pelo governador Jorge Teixeira eleva à categoria de municípios os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras. (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)

Dia 5 – Em 1983 – A elevação dos distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras a municípios, gera a primeira crise institucional entre Executivo e Legislativo em Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)

Dia 6 – Em 1902 – Liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros derrota as tropas bolivianas em Xapuri. Acaba a Guerra do Acre (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)

Dia 6 – Em 1983 – Em ato realizado no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, o presidente da Assembléia Estadual Constituinte, deputado José Bianco, promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)

Dia 8 – Em 1912 – O governo de Mato Grosso instala a comarca do município de Santo Antonio do Madeira (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO BRASIL? É RISÍVEL....

Trabalhei em três jornais que estiveram sob censura no período chamado “anos de chumbo”, em Manaus “A Notícia”, em Porto Velho, “A Tribuna” e no “Estado de São Paulo”. Com relação aos dois primeiros, em meu livro “Da Caixa Francesa à internet – 100 anos da imprensa em Rondônia”, publiquei até uma foto de documento do órgão responsável pela censura determinando sua aplicação.

Pensávamos que a dita cuja acabara com a “redemocratização” e com a “Constituição cidadã” de 1988, aliás, uma autêntica colcha de retalhos, desfigurada conforme o interesse do dono de poder de plantão, mas, não, apesar do texto constitucional dizer que a censura acabou.

Ela não acabou?! Nem pensar. Ainda recentemente o jornal O Estado de São Paulo mantinha uma nota na sua primeira página denunciando mais de um ano proibido de publicar uma notícia envolvendo, de forma indireta, importante senador da República. E é comum encontrar-se notícia de jornalistas censurados e até condenados porque noticiaram algum fato. Mas, não, a censura oficialmente não existe mais.Nos tempos dos “anos de chumbo” pelo menos ela era escancarada. Agora age de outra maneira.

Ora, mas antes não era a “ditadura” e a pressão do AI-5 sobre a nossa cabeça? E os donos do poder de hoje não são os mesmos que juravam serem democratas? São.

Ainda na época das denúncias do “mensalão” uns debilóides aí encheram seus carros com um plástico em que apregoavam “Mexeu com o Lula, mexeu comigo”. Se esse “mexeu” foi tomado na acepção de “criticar”, ou de “denunciar”, então os mesmos pseudos democratas são os que defendem a censura. Ou talvez sejam os mesmos que entendem que Lula é incriticável, imitando fundamentalistas que não aceitam que seus ícones religiosos sejam comentados.

Nos tempos dos “anos de chumbo” pelo menos ela era escancarada. Agora age de outra maneira. Maneira até, como denuncia a revista Veja desta semana, em que até agressão e apropriação indébita de material de trabalho pertencente a jornalista serve para gerar a censura. O caso agora envolve um “lobista” ligado ao Ministério da Agricultura (a nova bola da vez do Governo federal) que acabou agredindo e tomando material de um repórter da revista.

Aqui mesmo entre nós há casos claros de censura, com o “direito à liberdade de expressão” jogado para o lado.

Há liberdade de expressão na Brasil e outros países? É risível!

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de  de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)