Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA-GOTAS 06/09/08


 

Leia no pé da coluna o comentário "Raposa tomando conta do galinheiro"

 

IBAMA

Propondo uma nova filosofia de relacionamento com os gestores públicos e a sociedade, mas sem se afastar do que diz a Lei, já está atuando o novo superintendente do Ibama, Leozildo Benjamin. Sua filosofia é simples: "A Lei é para ser cumprida, mas isso não impede que, sem fugir dela, se use o bom senso".

 

INDEPENDÊNCIA

Pois é: Há 136 anos D. Pedro dava o Grito da Independência. Caluniado historicamente, hoje, reabilitado, o imperador-garanhão poderia, ao contrário de José Bonifácio, ser chamado de "Pai da Pátria", e não por suas aventuras amorosas.

 

EFMM

Pelo visto está sendo retomada a obra da área da estação da EFMM. Espera-se que novos impedimentos não sejam colocados para atrapalhar a recuperação do local.

 

APAGÃO

As Caixas d'Água, símbolo do município, estão às escuras: a iluminação daquelas peças históricas foi para o espaço e, alguns ambulantes já estão se instalando nas laterais da praça. Qualquer dia vão estar com suas barracas dentro da dita cuja, é só esperar.

 

AMONTOAMENTO

A decisão do governador Ivo Cassol de construir um Centro Administrativo é boa. Mas os servidores, que foram deslocados dos prédios (caindo aos pedaços) da Esplanada e amontoados em barracões (como da Seplan), estão reclamando da falta de condições mínimas de trabalho. E, pelo que andei ouvindo, está havendo dificuldades para comprar, por administração direta, o material para a obra.

 

RAPOSA TOMANDO CONTA DO GALINHEIRO

Há um ditado lá pelo interior do Amazonas que diz "Raposa tomando conta do galinheiro", quando se quer designar uma pessoa para uma função à qual ela já teria tomado posição contrária.

Segundo o jornal Estadão do Norte, edição desta quinta-feira, 4 de setembro, arrumaram uma sinecura (veja o P.S.) para o suplente de senador acreano Siba Machado. Agora ele é membro do Conselho Administrativo do Consórcio Energia Sustentável que vai construir e operar a hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira.

"Nada mal, meu caro Watson", diria Sherlock Holmes. O senhor Siba vai ter uma reunião mensal e ganhar 11 mil reais por mês, certamente com direito a diárias, passagens e outras mordomias. E, no tempo que restar, de tão exaustiva reunião mensal, ele vai se dedicar a seu Mestrado, tudo, claro, pago por nós, contribuintes.

Quem me chamou a atenção para o fato foi uma colega jornalista que perguntou de chofre: "Lúcio, esse cara aí não é aquele que ficava discursando contra a obra, quando estava senador?" – ele perdeu a vaga quando a senhora Marina da Silva (lembram dela?) saiu do Ministério do Meio Ambiente.

Para evitar dar cometer injustiça, fui consultar um técnico, este, bem afeito às questões das usinas, que me confirmou ter sido o senhor Sibá Machado um dos ativos adeptos de ações contrárias às usinas. Ouvi por aí que é apenas uma questão de bairrismo, "se fosse no Acre ele seria a favor", garantiu outra figura.

Por tudo isso, entendo que o Governo Federal deu, com essa nomeação, mais uma demonstração de desprezo a Rondônia e, também, à falta de ação real de parte dos que detém mandatos eletivos, porque, pelo visto, nenhuma posição com relação à indicação desse senhor. E também não vejo nada de parte das chamadas "lideranças empresariais" ou "da sociedade civil".

Não tenho nada contra ninguém que tenha nascido em outras terras, mas quando vejo essas coisas, como aconteceu nas CPIs da Pistolagem, e outras, não posso calar, porque estaria traindo a terra que me acolheu, como me parece estar sendo feito agora por quem deveria falar mas que, por filiação partidária ou outros fatores, prefere ficar calado e fazer  de conta que estão "engolindo o sapo".

Inté outro dia, se Deus quiser!

P.S.

(Sinecura - aqui a palavra empregada no sentido com que o Pasquim identificava os que, na época da dita dura, ganhavam empregos sem explicações, apenas por apadrinhamento)

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)