Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 07/10/11



PERGUNTAR NÃO OFENDE

Até quando revendedores de carros e motos vão continuar fazendo das ruas da capital em expositores de seus produtos

 
 

SITE OGLOBO.GLOBO.COM

“Holanda será menos tolerante com maconha”.

O recado é de um ministro da Holanda e deve servir de alerta para os defensores da teoria de que maconha não seja droga, e citam a Holanda como exemplo de país tolerante com as drogas.

 
 

VOTO A FAVOR

Taí. É difícil, mas se consegue. No Senado uma boa idéia, a do senador Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina. Projeto acaba com qualquer privilégio a estupradores.

 
 

GUAJARÁ-MIRIM

Quem pretende ir ao próximo Encontro de Filhos e Amigos de Guajará-Mirim deve providenciar com urgência hospedagem. De qualquer forma, a previsão é de que milhares de pessoas vão à principal cidade histórica do Estado.


 

CORRERIA

Enquanto ninguém faz nada e as autoridades do setor preferem fazer de contas que está tudo bem, o trânsito em Porto Velho é uma bagunça total. Pior é que não se observa manifestação de ninguém, nem mesmo daqueles que por qualquer coisa vão às ruas protestar e atrapalhar mais ainda a vida da cidade.

 
 

PREÇO

Um cafezinho simples no aeroporto da capital custa 3,50.

 
 

FUNCIONALISMO

Governador Confúcio Moura garantindo que a partir do início do ano vai acabar a farra dos servidores colocados à disposição de outros órgãos. É bom também que acabe com a farra dos que estão disponíveis para sindicatos. Faltam policiais e professores, apenas para citar dois exemplos, mas sobra gente à disposição de gabinetes, de delegacias de sindicatos e outros claros desvios de função.
 

Comentário

 

A PROVA PROVADA

Perguntado por um comparsa por qual motivo matara um refém, um bandido foi claro ao dizer que matou porque quis, e que nada lhe vai acontecer porque é “dimenor”. Ele mostrou que conhece a Lei, e sabe usá-la a seu favor. O fato, para quem costuma dizer que não sabia, aconteceu em Porto Velho, hná alguns dias.

O caso foi noticiado pela imprensa e mostra o quanto o Brasil precisa mudar, e com urgência, o badalado ECA que, para a maioria da população brasileira é um instrumento que não inibe a criminalidade ou, como apregoam os defensores do sistema, a “ação infracional” .

Com a certeza de que a impunidade seja sua melhor arma, os “dimenor” fazem o que bem querem, porque sabem que quando passarem a ser “dimaior” estarão começando uma ficha nova, zerada pelos crimes que tenham cometido na condição “dimenor”. A ficha estará tão limpa quanto a de qualquer jovem que nunca atentou contra a lei.

Lembro que em 1987, durante uma discussão na cidade de Belém do Pará, um palestrante chegou a se zangar quando defendia que o cidadão não dê corretivo quando o bandido for “dimenor”, mas quando perguntado se um “dimenor” atacasse uma filha sua, adolescente, ele aí deixou de lado a posição “politicamente correta” e disse que aí agiria como pai. Questionado sobre a mudança de atitude, ficou zangado.

Francamente não dá mais para conviver com a situação absurda de ver que a lei dá tratamento diferenciado para praticantes do mesmo crime. E quando alguém protesta é muitas vezes pressionado. Sem qualquer dúvida o Estatuto da Criança e do Adolescente deve merecer uma nova redação, e punir com mais rigor àqueles que, protegendo-se na própria legislação, cometem crimes bárbaros ou, então, aceitam assumir responsabilidades por crimes cometidos por “dimaior”.

Está passada a hora da sociedade se mobilizar e acabar com situações como tais. Está certo. Há muitas mais coisas a serem revistas, como a situação de farra política que temos no Brasil, o que nos coloca como uma das nações mais corruptas do mundo.

O que aquele criminoso disse ao comparsa é, sem qualquer dúvida, a prova provada de que o ECA é mais um instrumento legal usado para, e por quem, quer se valer da lei para benefício próprio, inclusive matando.

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

Gente de Opinião Gente de Opinião


Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 24 de fevereiro de 2025 – BOM DIA

RONDÔNIA1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consu

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

O DIA NA HISTÓRIA 23 de fevereiro – BOM DIA

RONDÔNIA1930 – O 1º Superintendente (prefeito) eleito de Porto Velho, Joaquim Augusto Tanajura (1917/1920), é nomeado prefeito de Manaus.1940 – O go

O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 22 de fevereiro – BOM DIA!

RONDÔNIA1923 - Os 99 votos da seção única (PVh) foram para o candidato ao senado Alexandre Barbosa Lima (Partido Republicano Amazonense), pleito p

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA, 21 de fevereiro de 2025

O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA, 21 de fevereiro de 2025

RONDÔNIA1943 – O diretor do colégio Dom Bosco, padre Adriano Tourinho é o novo vigário de Porto Velho.1954 – O carnaval em Guajará-Mirim, como se torn

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)