Sexta-feira, 8 de agosto de 2014 - 00h01
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Setor privado deve 41 milhões à Caerd. E o setor público deve quanto?
SUGESTÃO
Leia ao final da coluna o Seu Benu, em Que questão?
OAB SUMIDA
Nesse caso levantado pela revista Veja, sobre perguntas pré-fabricadas numa CPI, com os depoentes já indo com o gabarito pronto, não vi, e peço desculpas se estiver errado, qualquer manifestação da OAB. Está sumida.
CAMPANHA
Por que uma campanha nacional contra a instituição Polícia Militar? Pelo que se vê e lê na chamada grande imprensa, a ideia que se passa é que todos policiais estão sempre errados. Ainda recentemente num site uma atriz (parece que algumas delas não falam besteira só quando interpretando) dizia ter nojo da PM. Como em todas as profissões existem os que cumprem suas obrigações e os que não cumprem e enveredam por outros caminhos. A grande maioria dos policiais, não tenho qualquer dúvida, é formada por profissionais cumpridores de seus deveres. Generalizar é um absurdo, e quando isso ocorre como agora prejudica a própria sociedade.
DOAÇÕES
Perguntaram outro dia a razão de eu não doar para o Criança Esperança. Lembrei daquela esposa de um governador da época do Território que reclamou porque um médico no Hospital São José não atendeu logo uma pessoa que ela conduzira ali. O médico respondeu com uma frase genial: “É bom fazer benemerência com a paciência, o trabalho e o dinheiro dos outros”. É o caso: se a Rede Globo retirar 3% do seu faturamento anual e aplicar no Criança Esperança certamente ninguém vai precisar doar mais nada.
NOVOS MUNICIPIOS
O Senado aprovou lei que permite criação de novos municípios. A última vez que houve uma elevação de distrito a município em Rondônia foi em 1995, e de lá para cá muitas comunidades locais já alcançaram nível para a ascensão. Aliás: extrema já deveria ter pasado àquela altura. Ver em http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,senado-aprova-novas-regras-para-criacao-de-municipios,1539350.
MAIS DINHEIRO PARA MUNICÍPIOS
De 23,5 para 24,5%. É o aumento autorizado pelo Senado para o Fundo de Participação dos Municípios. Mas quando o Governo Federal admite dar uma migalha os municípios, logo repassa tantas atribuições que acaba inviabilizando a benemerência. Veja em
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ccj-do-senado-aprova-aumento-no-repasse-do-fpm,1529584
SEU BENU
Lúcio Albuquerque
QUE QUESTÃO?
Seu Benu faz uma geral todos os dias nos sites, e repete, talvez para que eu possa ficar mais antenado, a frase não perdoo nem você. É aquela história de ter sobre a cabeça sempre a espada de Dâmocles. Eu estava sentado na área lendo 1889 quando ele veio de lá, como sempre brandindo algo que leu ou ouviu em rádio ou TV.
“Considerado, qual foi a questão?”. Eu estava distraído e respondi que estava lendo e não jogando palavras cruzadas – às vezes tenho problemas com as cruzadas e socorro-me dele.
DATAS DE RONDÔNIA
6 a 9 de agosto
Dia 6 – Em 1902 – Liderados por Plácido de Castro, um exército formado por seringalistas e seringueiros derrotam as tropas bolivianas em Xapuri. Acaba a Guerra do Acre (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 6 – Em 1983 – Em ato realizado no ginásio Cláudio Coutinho, em Porto Velho, o presidente da Assembléia Estadual Constituinte, deputado José Bianco, promulga a primeira Constituição do Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, 20 anos da nossa História – Assembleia Legislativa de Rondônia).
Dia 8 – Em 1912 – O governo de Mato Grosso instala a comarca do município de Santo Antonio do Madeira (Ovídio Amélio – História da colonização do Estado de Rondônia).
Dia 9 – Em 1983 – A Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, foi o primeiro orador (Lúcio Albuquerque, 20 anos da nossa História – Assembleia Legislativa de Rondônia).
Dia 9 – Em 1995 – Na Fazenda Santa Elina, município de Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o Massacre de Corumbiara (Jornal Estadão do Norte).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã