Segunda-feira, 8 de novembro de 2010 - 18h41
DE NOVO
Ano passado a desculpa foi vazamento de informações, com gabaritos retirados da própria gráfica onde o material fora impresso. Trocaram de gráfica, um contrato milionário e, outra vez, o MEC admite que houve erro na composição do material do ENEM. E o presidente do órgão responsável pela aplicação das provas vem com uma desculpa na qual só ele acredita. Depois há quem reclame quando não se leva esse governo a sério quando eles alegam que Educação é coisa séria para este governo.
FEIRA
Começa nesta terça, e vai até dia 15, a 2ª Feira do Livro de Porto Velho, realização coordenada pelas bibliotecárias Shirlaine e Ednéia Botto. Todos os dias, desde a manhã até a noite, no Bingol (na Rogério Weber atrás do Ferroviário). Muitas ofertas no setor livreiro, com destaque para o espaço “Cantinho do Escritor” onde membros da Academia de Letras de Rondônia e outros produtores literários locais estarão apresentando suas obras.
TRATADO
Dia 17 completa 107 anos da vigência do Tratado de Petrópolis. Para quem não tem noção histórica, foi esse acordo Brasil/Bolívia que permitiu a agregação do Acre ao nosso país. Quem pensar que aquele documento só teve interesse direto ao vizinho Estado pode estar fazendo uma leitura errada da História: pelo Tratado de Petrópolis foi que se construiu a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e, assim, houve o surgimento das primeiras cidades, Guajará-Mirim e Porto Velho, e depois Rondônia. Uma data a comemorar, e muito, aqui.
VOLEIBOL
Para quem gosta de bom espetáculo esportivo, a pedida é acordar mais cedo, ou suspender parte do sono da madrugada e assistir ao Brasil no Mundial de Voleibol Feminino. Nessa madrugada de terça, na de quarta e, depois, as semi e as finais.
FLUMINENSE
Corintianos e cruzeirenses sorriram: afinal estavam no topo do Brasileirão. Foi só o Flu mandar ver e acabou a festa, recolocando a ordem na casa.
ESPECULAÇÕES
O que tem de “mãe diná” querendo dar uma de adivinho e divulgando informações sobre o secretariado do governador eleito, é coisa de maluco. Qualquer dia, daquele seu jeito tranqüilo, o médico Confúcio Moura vai parodiar o mineiro Tancredo Neves que, diz a lenda política, que quando o procuravam dizendo que seus nomes estavam cogitados para serem secretários do governo Tancredo, este, para evitar ferir suscetibilidades, sugeria que o auto-pretendente dissesse ter sido convidado, “mas que você não aceitou”.
DATAS DE RONDÔNIA
(5 a 12 de novembro)
Dia 5 – Em 1921 – O governador do Amazonas assina a Lei 1126, retornando a Comarca de Porto Velho à jurisdição da de Humaitá (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 5 – Em 1949 – O governador Araújo Lima lança a pedra fundamental do futuro Fórum Ruy Barbosa, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 6 – Em 1958 – O coronel Paulo Nunes Leal toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 7 – Em 1991 – A Câmara Federal cassa o mandato do deputado federal Jabes Rabelo ( com base eleitoral na região de Cacoal), da bancada rondoniense na legislatura 1991/1995. É o segundo deputado federal cassado, mas o primeiro, Renato Clímaco de Medeiros, em 1964, foi por Ato Institucional (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 10 – Em 1999 – O presidente Fernando Henrique Cardoso assina o Decreto 3.238 que dá à região do Lago do Cuniã, em Porto Velho, a condição de Estação Ecológica (Jornal Alto Madeira)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte: Lúcio Albuquerque - jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e