Sábado, 9 de julho de 2011 - 11h27
PERGUNTAR NÃO OFENDE
E aí? Mesmo sendo um empreendimento particular, visando lucro, o carnaval Fora de Época vai ser mesmo na Jorge Teixeira?
ANOMIA TOTAL
Se durante o dia o policiamento do trânsito na cidade restringe-se a atendimento a ocorrências pelo pessoal da PM ou a multar motoristas, à noite vira uma anomia total. Motoristas bebendo ao volante e atirando garrafas no meio das ruas, veículos na contra-mão, motoqueiros (esses abusam também de dia e não são molestados pelos agentes do trânsito) fazendo pega, a Pinheiro Machado transformada num inferno e taxistas do aeroporto voando (talvez seja porque lá pousam e decolam jatos) pela Lauro Sodré ou pela Jorge Teixeira, e nenhuma ação de controle.
ORIENTAÇÃO
Pois é: recentemente um jornal local publicou matéria, usando como fonte um assessor da prefeitura, citando que os guardas municipais do trânsito orientam os motoristas. Só se for na frente da casa do declarante.
UTILIDADE PÚBLICA
Segundo o site do jornal O Estado de São Paulo, neste sábado, pais que pretendam levar filhos para passar férias no exterior devem apresentar na passagem do controle da Polícia Federal nos aeroportos, além do passaporte da criança, com chip, certidão de nascimento e/ou carteira de identidade do guri. Tudo porque, conforme o site, nem sempre o sistema da PF funciona.
ESPETÁCULO
Não digo que seja “o melhor da música regional”, mas a volta do espetáculo “Pirarublue”, agora no SESC, ao preço de dois kg de alimentos não perecíveis por pessoa, todas as sextas-feiras de julho, é um excelente aperitivo para começar a noite.
MIDAS
Quando leio sobre a rapidez de enriquecimento de dois jovens, filhos de duas importantes figuras da entourage que desde 2002 tomou assento em Brasília, penso que fábula às vezes se tornam realidade. É só lembrar de Midas, o rei, da mitologia grega, que transformava em ouro tudo que colocava a mão.
FISCALIZAÇÃO
Recentemente, sob alegação de uso impróprio de local para guardar mesas, a fiscalização da prefeitura apreendeu mesas e outros materiais que se encontravam no Mercado Cultural. Mas há vários dias uma auto-escola estacionou uma carreta na pista em frente ao Parque Circuito e ninguém vê isso. Na Carlos Gomes, no portão de acesso ao estacionamento no terreno da arquidiocese tem uma caminhonete parada que serve apenas de apoio para a faixa do preço de uso do estacionamento.
E AINDA TEM MAIS
É só dar uma volta na Sete de Setembro para ver comerciantes entulhando as calçadas, reduzindo espaço de pedestres; camelôs de todos os tipos usando a própria rua como espaço para mostruário, a Comendador Centeno e a Barão do Rio Branco tomadas pelos vendedores de quinquilharia. Isso sem contar órgãos públicos e empresas privadas que fecham espaços públicos alegando ser para estacionamento apenas para eles. Ah! Mas aí a fiscalização não aparece.
MENSALÃO
O ex- ministro Luiz Gushiken ficou fora da denúncia do mensalão. Ora, eu até nem acreditava que outros luminares da “república dos trabalhadores” iriam ser denunciados, então por que reclamar?
MOVIMENTO
Madrugada de muito, mas bota muito nisso, movimento no aeroporto porto-velhense. Mais de 1 mil pessoas e filas enormes rumo aos balcões de atendimento. Não sei por qual motivo lembrei de denúncia no blog http://www.claudiohumberto.com.br de que ...piloto de teco-teco avalia o comandante de Boeing ou Airbus. A ANAC, que já deve muito, tem de mostrar que leva a coisa com seriedade. Duvido.
DATAS DE RONDÔNIA
(5 a 14 de julho)
Dia 5 – A presidente Dilma Roussef assina em Porto Velho o Projeto de Emenda Constitucional (PEC), pelo qual a União se responsabiliza por uma parcela considerável da folha de pagamento dos servidores do Estado (Jornal Alto Maddeira).
Dia 6 – Em 1872 – Chega a Santo Antonio o grupo de técnicos e engenheiros para a primeira tentativa de construir a Madeira-Mamoré (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).
Dia 6 – Em 1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal O Guaporé, para ser o órgão oficial do Território. Extinto em 1947 pelo governador Frederico Trota (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).
Dia 6 – Em 1988 – Criados os municípios de São Miguel do Guaporé, Nova Mamoré e Cabixi (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 6 – Em 2000 – A Assembléia Legislativa aprova a Lei 233, tornando o Estado a ser o primeiro do país a ter legislação específica para seu Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
Dia 7 – 1911 – O presidente Hermes da Fonseca assina o decreto 8.776 que determina seja concedida à construtora da Madeira-Mamoré a faixa de 150 metros para cada lado dos trilhos da ferrovia. Com isso criou-se a Avenida divisória (hoje Avenida Presidente Dutra), cada lado com suas normas (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)
Dia 9 – 1910 – O sanitarista Osvaldo Cruz chega a Porto Velho acompanhado do médico Belisário Pena. Eles vão fazer o levantamento sanitário da construção da EFMM, especialmente no tocante a medidas ao combate à malária e à febre amarela (Site gentedeopiniao.com.br)
Dia 9 – Em 1970 – O Decreto Lei 1110 cria o Instituto de Colonização e Reforma Agrária, em substituição ao Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
Dia 10 – 1931 – Pelo decreto 20.200 o governo brasileiro restabelece os serviços da EFMM e nomeia o capitão Aluízio Ferreira para ser seu administrador – o primeiro brasileiro na função. É a Nacionalização da Madeira-Mamoré (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).
Dia 10 – Em 1972 – O último trem apita no pátio da Madeira-Mamoré em Porto Velho. Está extinta a ferrovia (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 10 – Em 1981 – O governador Jorge Teixeira reativa trecho de Porto Velho a Santo Antonio da ferrovia Madeira-Mamoré (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 12 – Em 1928 – O governador Mário Correia da Costa, de Mato Grosso, promulga a Lei 991 criando o município de Guajará-Mirim (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 12 – 1972 – O Ministério dos Transportes homologa a determinação de erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 13 – Em 1976 – Iniciada a construção da escola Vital Brasil, a primeira de Rolim de Moura, tendo como professora Enildo do Carmo Lopes (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 14 – Em 1899 – Proclamada a República do Acre, tendo como presidente o espanhol Luís Galvez.
Dia 14 – Em 1944 – Chega a Porto Velho sob o comando do capitão-engenheiro Ênio Pinheiro, viajando pelo navio-gaiola Tupi, o primeiro contingente da 2ª Cia. Rodoviária Independente. Os equipamentos estavam numa alvarenga rebocada pelo navio Tupi (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 14 – Em 1979 – Primeiro casamento comunitário em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e