Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 09/08/14



Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

Leia ao pé da coluna o comentário O Legado da Copa?

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Depois do caso Santander você ainda confia em análise de mercado feita por banco?

GUAJARÁ-MIRIM

E está voltando ao normal o movimento na estrada para Guajará-Mirim. Bom será que a Polícia Rodoviária Federal implante um sistema de fiscalização melhor e mais presente na pista, para refrear o acelerador dos motoristas que circulam na área e que colocam em risco a si e aos outros....

......E EM GUAJARÁ...

....ainda está faltando um programa voltado para o atendimento ao turista e à exploração do turismo (e não à exploração do turista0.

SANTANDER: RELATÓRIO COPIADO

Depois de se ajoelhar perante as pressões palacianas Ed demitir quatro analistas de mercado, o Santander agora se vê numa outra saia justa com a notícia de que o documento que gerou todo o problema seria apenas uma cópia de outro, feito pelo banco Fator, feito pelo estrategista Paulo Gala. Veja mais em http://www.valor.com.br/financas/3645090/texto-do-santander-foi-copiado-do-fator.

E AGORA?

E agora? Será que o Fator vai também se ajoelhar?

MINHA PREFERÊNCIA

O Comitê Olímpico Brasileiro e alguns discursos patrióticos alardeando que a meta é ganhar 30 medalhas olímpicas em 2016. Eu prefiro muito que em 2016 ganhemos um prêmio Nobel. Em qualquer categoria.

SÓ PARA LAMENTAR

O Brasil não conta nenhum prêmio Nobel. Rondon, patrono de Rondônia, foi apresentado duas vezes por instituições internacionais, mas o governo brasileiro não se interessou. Outra vez Dom Helder Câmara também teve o nome citado, mas a coisa ficou por aí. Na América do Sul temos cinco países com ganhadores: Venezuela, Colômbia, Peru, Chile e (adivinhem quem? Argentina.

DATAS DE RONDÔNIA

9 a11 de agosto

Dia 9 – Em 1983 – A Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, foi o primeiro orador (Lúcio Albuquerque, 20 anos da nossa História – Assembleia Legislativa de Rondônia).

Dia 9 – Em 1995 – Na Fazenda Santa Elina, município de Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o Massacre de Corumbiara (Jornal Estadão do Norte).

Dia 10 – Em 1960 – O governador do Território de Rondônia Milton Lima e o secretário Ary Tupinambá Pena Pinheiro assinam o Decreto nº 353, criando a Escola Wilson Camargo, em Vilhena. O patrono foi engenheiro da construção da BR-29 (João Paulo das Virgens Lima).

Dia 10 – Em 1960 – Inaugurada a primeira escola em Vilhena, a Wilson Coutinho, tendo como professora a senhora Noeme Pereira (Pedro Brasil, Vilhena conta sua história).

Dia 10 – Em 1976 – O executor do Incra em Cacoal, Expedito Rafael, entrega a um grupo de agricultores documentos dos primeiros lotes urbanos de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)

Dia 11 – Em 1942 – Fundado em Porto Velho o Aeroclube (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

O LEGADO DA COPA?

            Há algum tempo apreciadores do BBB contaram que na recepção de um elemento eliminado referiu-se aos participantes chamando-os heróis. O fato me veio à memória ao assistir a um programa esportivo nesta semana que se finda em que o apresentador falava sobre o Legado da Copa.

            E dizia que o grande legado foi a paródia feita sobre uma letra da música que os argentinos apresentaram com o título "Decime qué se siente”, agora cantada cada uma com versão própria, por torcidas de norte a sul deste país continente.

            Está certo, temos poucos heróis nacionais. Não temos nenhum prêmio Nobel e talvez por puro ciúme futebolistas chegam a depreciar a figura brasileira mais internacional, o Pelé, que no país só continua a ser cultuado porque consegue o milagre de, mais de 40 anos depois de ter deixado a seleção brasileira, continuar a ser o centro de atenções em qualquer lugar que chegue, esteja lá o presidente da República de plantão ou qualquer desses atores novelescos.

            A África do Sul realizou duas competições internacionais, uma menos chamativa, a Copa do Mundo de Rúgbi – vencida pela África do Sul, e outra o Mundial de Futebol de 2010 no qual o time da casa nem chegou tão longe, está certo, o Brasil em 2014 chegou bem mais longe, mas era melhor nem ter chegado a tanto....

            Mas das duas competições sul-africanas não foi a de futebol que mais deixou benefícios ao país, aliás, pelo visto, deixou foi muitos elefantes brancos, como por aqui já se denota. Foi o rúgbi que deixou o grande legado para o país de Mandela – sem qualquer dúvida um grande nome da humanidade no Século XX. E por que o rúgbi? Porque ele foi um momento em que a África Negra e a África Branca superaram o apartheide, e o melhor resultado foi que a partir de então temos ali uma Nação.

            E o legado da Copa no Brasil, ficamos na paródia? Bom, se formos por aí poderemos realmente assinar em baixo da frase de Nelson Rodrigues para quem era tempo de deixarmos de lado a síndrome de vira-latas. E se nós admitirmos mesmo que são heróis aquele bando do BBB ou que o legado foi aquela paródia, não tenho dúvidas de que Nelson Rodrigues estava carregado de razões.

            Não tenho dúvidas mesmo é que houve um grande legado da Copa, mas deixado pela torcida japonesa que juntava o lixo depois de cada jogo – e a prova de que não estamos aptos a tais demonstração de civilidade foi que logo a seguir, na primeira partida de duas equipes brasileiras mais de uma centena de cadeiras foram destruídas.

            Legado da Copa? É muita imbecilidade admitir que em rede nacional uma pessoa que fala para milhões de telespectadores ao mesmo tempo não tenha tido o discernimento necessário para evitar tal comentário.

Inté outro dia se Deus quiser!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de  de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)