Sábado, 10 de maio de 2014 - 11h06
PATRIOTADA
O redator da matéria sobre a vitória do Santos (2x1 Princesa do Solimões (AM), quinta-feira, deu uma enorme patriotada. Segundo o site UOL.com.br, o árbitro atrapalhou o Santos ao anular um gol de Leandro Damião que “empurrou o zagueiro do Princesa”. Ora, se o redator admite que o atacante empurrou o zagueiro, o que configura a infração, por que culpar o árbitro?
PRIVILÉGIO
Será que se algum parente dos recolhidos ao presídio da Papuda, em Brasília, precisarem de uma carona o Governo petista do DF vai permitir? Segundo a Folha de São Paulo, a filha do presidiário José Dirceu literalmente furou a fila dos familiares de presos no dia de visita e foi levada em carro do sistema penitenciário brasiliense, dirigido por diretor do órgão, para a visita. Qual a justificativa para o privilégio? Se fosse com um preso qualquer e a carona acontecesse, certamente logo seria aberto inquérito etc. No caso, pelo visto, nada. E ainda vai aparecer alguém falando que não houve na da de anormal....
PRÊMIO
Ficou para o curso de Jornalismo da UNIR em Vilhena o prêmio maior do Intercom regional, realizado em Belém, na área de radiojornalismo, evento que reúne estudantes de comunicação do país. Os estudantes venceram com o programa “Mosaico”, transmitido de 20 de abril a 21 de dezembro do ano passado através da rádio Meridonal/ FM/Vilhena. Além dos alunos de comunicação outros estudantes de cursos do Campus/UNIR de Vilhena também atuaram. Participaram do Intercom quatro universidades federais amazônicas. Quem recebeu o prêmio, e agora vai leva o programa para o Encontro Nacional do Int4ercom, em Foz do Iguaçu, foi a estudante Jamille Batista.
MÚSICA
Neste sábado, 10, o SESCEsplanada terá programação musical a partir das 20 horas no Teatro Um, com ingressos gratuitos. No palco o compositor e cantor Bado.
JAIRZINHO I
Aos poucos as poucas boas vozes ainda restantes na música brasileira estão indo embora, certamente até envergonhados de serem colocados no mesmo grupo dos que hoje em grande maioria são cognominados cantores, mas que não resistiriam a uma buzinada do Chacrinha. Desta vez foi Jairzinho, sambista, cantor de sertanejo – mas sertanejo com voz e música.
JAIRZINHO II
A morte de Jair Rodrigues, o Jairzinho, também foi muitas vezes citada por aqui, e certamente mais ainda no eixo OuroPreto/Ji-Paraná, porque na primeira cidade era comum a presença do cantor para conversar ou pescar – ele tinha parentes na região. E quem frequenta o restaurante mais antigo de Porto Velho, o Remanso do Tucunaré, vai encontrar no hall da fama dali o nome do melhor intérprete de sucessos como “Disparada” e “Deixem que falem”.
DATAS DE RONDÔNIA
11 A18 DE MAIO)
Dia 12 – Em 1897 – Nasce o coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, primeiro administrador brasileiro da ferrovia Madeira-Mamoré, primeiro governador do Território Federal do Guaporé e primeiro deputado federal pelo Território (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 14 – Em 1950 - Os radiotécnicos Hilarino Moreira Cunha e Artur Marques fundam a Rádio Caiary, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a história de Porto Velho)
Dia 14 – Em 1985 – Toma posse como governador (2º do estado, nomeado como seu antecessor Jorge Teixeira) o ex-deputado estadual Ângelo Angelin, que governaria até 15 de março de 1987 quando tomou posse o primeiro governador eleito (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia)
Dia 14 – Em 1985 – Criada a Faculdades Integradas de Cacoal (mais tarde União das Escolas Superiores de Cacoal – Unesc), a primeira faculdade do interior do Estado (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 15 – Em 1915 – O superintendente (prefeito) de Porto Velho Fernando Guapindaia, assina o decreto nº 5 criando a Guarda Municipal, extinta por ele mesmo no ano seguinte (Antonio Cantanhede, Achegas para a história de Porto Velho)
Dia 15 – Em 1983 – Dom Antonio Possamai assume o bispado de Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias)
Dia 18 – Em 2003 – Em Ji-Paraná é fundada a Academia Ji-paranaense de Letras – AJIL (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuuqerque
jlucioalbuquerque@gmail.comHá 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã