Sábado, 10 de julho de 2010 - 18h57
“Lula quer Dilma no Poder para continuar mandando”
(Hélio Bicudo, fundador do PT, segundo o site do jornal O Estado de São Paulo
CASO AQUI
Já houve um caso pelo menos em Rondônia onde a frase atribuída a Hélio Bicudo pode ser aplicada. Na eleição pra uma importante prefeitura interiorana, o candidato eleito era apontado apenas como uma espécie de robô do seu antecessor.
PARA APAGAR
Dia 14, lembra o jornalista Ciro Pinheiro, é o Dia Nacional da Liberdade de Pensamento, o que nos remete à liberdade de imprensa – o que o programa de muitos compañeros pretende acabar. Para eles, seguindo a linha de seus alter ego da Venezuela e Cuba, essa é uma data para não ser lembrada. Para apagar.
SARAU
Está confirmado para dia 22, no clube de Oficiais da Polícia Militar, no Mirante 2 e meio, um sarau cultural a ser realizado pela Academia de Letras de Rondônia. Apresentações de poetas, músicos e cantores locais.
SUGESTÃO
O livro do professor Walfredo Tadeu, sobre a História de Rondônia, está desde esta semana disponível na RONDOLIVROS, Rua: Mal Deodoro, 2821 - próximo ao Colégio Laura Vicunã.
AMEAÇAS
Passageiros de um furgão que tinha na porta a indicação Amazon Fort, placa 9910, ameaçavam outros motoristas neste sábado, na BR-364. Mesmo quem se esgueirou para o acostamento também recebeu ameaças.
VILHENA
Com participação de membros da Academia Vilhenense de Letras, será realizada numa livraria no centro da cidade-clima, uma exposição fotográfica relativa aos 50 anos da visita àquela cidade do presidente JK, na construção da BR29 (atual 364). A coordenação é do jornalista Júlio Olivar.
DATAS DE RONDÔNIA
(12 a 15 de julho)
Dia 12 – Em 1928 – O governador Mário Correia da Costa, de Mato Grosso, promulga a Lei 991 criando o município de Guajará-Mirim (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 12 – Em 1972 – O Ministério dos Transportes homologa a determinação de erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 13 – Em 1976 – Iniciada a construção da escola Vital Brasil, a primeira de Rolim de Moura, tendo como professora Enilda do Carmo Lopes (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 14 – Em 1899 – Proclamada a República do Acre, tendo como presidente o espanhol Luís Galvez (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão gEopolítica da Amazônia)
Dia 14 – Em 1944 – Chega a Porto Velho, sob o comando do capitão-engenheiro Ênio Pinheiro, viajando pelo navio-gaiola Tupi o primeiro contingente da 2ª Cia. Rodoviária Independente. Os equipamentos estavam numa alvarenga, rebocada pelo navio Tupi (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 14 – Em 1979 – Primeiro casamento comunitário em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 15 – Em 1924 – Nasce no município de Santo Antonio (MT – hoje bairro de Porto Velho) o futuro deputado federal Áureo Bringel de Mello que, como deputado federal (AM), em 1956 seria o autor do projeto que mudou o nome do Território Federal de Guaporé para Rondônia (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)
Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que
Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)
Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri