Sábado, 11 de junho de 2011 - 07h23
QUE ÉTICA?
Ao falar sobre seu cliente co-autor de um latrocínio em São Paulo e que se nega a citar quem foram seus comparsas, o advogado soltou autêntico insulto às vítimas: “Toda profissão tem ética”. Nesse país no qual está cada vez mais difícil separar o joio do trigo, o advogado resolveu misturar as coisas: classificar crime de profissão entender ser ético quem aplica a lei do silêncio – que, aliás, tem beneficiado muitos dos que têm a dizer quando chamados a depor mas que se escudam nisso para atrapalhar ivnestigações.
LITERATURA
Quem não foi, perdeu: terça-feira, dia 7, a Academia de Letras de Rondônia realizou uma coletiva de autores. Mais de 300 visitantes em menos de duas horas e muita gente comprando livros, tudo de autores locais. A coletiva fez parte da semana do Jubileu de Prata da Academia, evento que contou com palestras diversas e apoio da Fundação Iaripuna, Secel, OAB, Teatro Banzeiros e TRT-14ª Região.
GANHA AQUI, BENEFICIA LÁ....
Se verdadeira a denúncia publicada, sob assinatura de Carlos Levy, Presidente da Associação Curta Amazônia e membro da ABD/RO, no site gentedeopiniao.com.br, a Eletronorte está ganhando dinheiro aqui, mas investindo, em apoio a projetos culturais, em outras praças. Disso nossos políticos, que juram defender os interesses locais, nem tomam conhecimento.
PROVIDÊNCIAS
Antes tarde do que nunca. O ditado popular pode ser aplicado à informação de que a prefeitura pretende mandar fazer um trabalho que melhore as condições do trânsito em Porto Velho. Antes tarde do que nunca....
PARQUE
O Parque Ecológico municipal, aquele no final da Avenida Rio Madeira, deverá ter música e outras atrações neste domingo. É bom ir lá e conferir.
LOUCURA
Inflação a menos de um por cento, basbaquices tais estão diariamente, como uma lavagem cerebral na cabeça de qualquer cidadão, a partir de análises de economistas e autoridades. Pois é: a ideia que continuo tendo é que aquela turma não vai a supermercado e nem sabe quanto custa um quilo de peixe.
RISÍVEL
Pode não ser verdade, mas uma pessoa que conhece do assunto garantiu que a Bolívia vai reconhecer como corretos todos os veículos que estejam naquele país, independente da maneira como foram adquiridos por seus cidadãos. Qualquer pessoa que vá em La Banda pode ver os “cabritos” (como são chamados os carros roubados no Brasil e levados para lá) circulando, normalmente sem placas. Agora, para um país que liberou um homicida perigoso, desconhecendo todos tratados internacionais, até que ser “atropelado” pelo Evo não representa grande coisa. Risível este país verde-amarelo.
QUEM PAGOU?
Segundo o jornalista Cláudio Humberto (http://www.claudiohumberto.com.br), o pistoleiro italiano Cesare Batisti, não extraditado para a Itália por decisão do Supremo Tribunal Federal, seguiu de Brasília para outra cidade num jatinho contratado pelo escritório do seu advogado. Fica apenas uma pergunta: quem pagou a conta?
Datas de Rondônia
5 A 11 DE JUNHO)
Dia 5 – Em 1969 – Expedida a primeira certidão de nascimento pelo cartório Cível de Vilhena, em nome de Maria do Carmo Paes, nascida há 23 anos (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História)
Dia 5 – Em 1975 – A Teleron (empresa telefônica de Rondônia, já extinta) instala um posto telefônico na vila de Cacoal (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 7 – Em 1494 – Representantes de Portugal e Espanha assinam em Tordesilhas, uma cidade espanhola, o Tratado de Tordesilhas (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 8 – Em 1982 – A Lei Federal 7011 cria a Universidade Federal de Rondônia – Unir (Jornal Alto Madeira)
Dia 9 – Em 1946 – Joaquim Vicente Rondon toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 9 – Em 1970 – O presidente Emílio Médici assina ato extinguindo o Ibra e em seu lugar criando o Incra (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
9 – 1975 – Humberto da Silva Guedes toma posse como governador do Território (2)
Dia 10 – Em 1986 – Estimulados pelo governador Ângelo Angelin (1985/1987), quinze intelectuais fundam, em Porto Velho, a Academia de Letras de Rondônia (Ata de fundação da ACLER).
Dia 11 – Em 1901 – O consórcio Bolivian Syndicate of New York, com patrocínio do governo boliviano, inicia atuação na região do hoje Estado do Acre, àquela altura território boliviano mas ocupado por seringueiros brasileiros (Francisco Matias – Síntese da Formação Histórica de Rondônia)
Dia 11 – Em 1916 – Trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré criam o primeiro time de futebol, o União Esportiva (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e