Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 11/08/13


Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Vale mais deixar o adolescente trabalhar ou deixá-lo disponível ao crime?

(Ao final leia Seu Benu, que está de volta)

 

GERAÇÃO “NEM-NEM”.

Você sabe o que seja a “geração nem-nem”? Existe em muitos países, mas no Brasil é formada em quase total maioria por pessoas que nem estudam nem trabalham, mas, em compensação, fazem filho e viver à custa do dinheiro do contribuinte aí sabem. São os beneficiários das muitas “bolsas” com que o Governo alimenta esses autênticos currais eleitorais enquanto a cada dia inventa mais meios de usar o dinheiro do contribuinte para manter os “nem-nem”.

 

VOTINHOS BONS

Quando leio sobre esse pessoal lembro de um ex-prefeito de um município do cone sul que ao sair de um templo evangélico em sua cidade disse que ali era bom, “porque tem uns votinhos bons...”. É igual a esses beneficiários alimentados por programas que invertem a própria filosofia do “ensinar a pescar ao invés de dar o peixe”.

 

DE VOLTA?

Perdendo de qualquer um – até do Flamengo, arghhh – o Fluminense caminha a passos largos para retornar à Série B. Mas eu continuo tricolor.

 

ESTACIONAMENTO

Até quando vereadores e lideranças sociais vão continuar assistindo, caladas, à escalada de violência perpetrada por funcionários municipais que se apresentam como guardas de trânsito? Liderados por algum “gênio” que continua criando mecanismos contrários aos interesses dos cidadãos, a coisa pode complicar mais que a proibição de estacionar no entorno da Feira do UM ou no lado direito da Calama.

 

POR QUÊ?

O que há por detrás da omissão desses grupos frente a esses desvarios da Semtran?

 

ADIADA

A cerimônia dos 4 anos de fundação da Academia Guajaramirense de Letras. Ficou para dia 24, com ato a ser realizado na excelente casa de eventos Laje de Pedras, na Pérola do Mamoré.

 

VERSÃO X FATO

O que vale mais, a versão ou o fato? É de se perguntar quando ocorre algum caso policial de maior repercussão, como agora da morte de um sargento da PM paulista, sua esposa e mais duas parentes, e  o suicídio (?) do filho do casal. O delegado que investiga o caso prende-se à versão inicial de que o garoto matou os dois e meteu depois uma bala na cabeça. Pelo visto nem dá bola para a possibilidade de ter havido uma queima de arquivo. O delegado está naquela linha de que vale mais a versão.

 

SEU BENU

Seu Benu, apesar de aposentado de vez em quando entra em férias – o que parece coisa absurda até porque aos 100 anos ele já curte férias há algum tempo. Mas sábado, ouvindo a transmissão do vôlei feminino  Brasil 1 x 3 República Dominicana, ele, que já reclamava do time brasileiro estar abaixo do que espera de uma equipe bicampeã olímpica, disse não ter entendido nada quando o locutor anunciou que no time de Zé Roberto estavam em quadra “duas gêmeas que são irmãs”. Virou em minha direção e perguntou: “Você já viu gêmeas que não sejam ao mesmo tempo irmãs?”.

 

DATAS DE RONDÔNIA

(11 a 15 de agosto de 2013)

Dia 11 – Em 1942 – Fundado o Aeroclube de Porto Velho, com sede no aeroporto do Caiari, área onde a partir da década de 1980 foram instalados o Ginásio Cláudio Coutinho, as vilas do Exército e da Base Aérea, o SESC/SENAC, o CAP, o Tribunal de Justiça (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 13 – Em 1971 – Criado na região (depois absorvida pelo município de Nova Mamoré) o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).

Dia 15 – Em 1823 – A Província do Grão Pará (suas terras abrangiam todos Estados da, hoje, Amazônia brasileira) dá sua adesão à Independência do Brasil (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)

Dia 15 – Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio, que incluiria a seguir o “da Silva”, e, como oficial da Guarda Territorial do Território do Guaporé e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio, Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico).

Dia 17 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).

Inté outro dia, se Deus quiser!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)