Domingo, 11 de agosto de 2013 - 22h16
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Vale mais deixar o adolescente trabalhar ou deixá-lo disponível ao crime?
(Ao final leia Seu Benu, que está de volta)
GERAÇÃO “NEM-NEM”.
Você sabe o que seja a “geração nem-nem”? Existe em muitos países, mas no Brasil é formada em quase total maioria por pessoas que nem estudam nem trabalham, mas, em compensação, fazem filho e viver à custa do dinheiro do contribuinte aí sabem. São os beneficiários das muitas “bolsas” com que o Governo alimenta esses autênticos currais eleitorais enquanto a cada dia inventa mais meios de usar o dinheiro do contribuinte para manter os “nem-nem”.
VOTINHOS BONS
Quando leio sobre esse pessoal lembro de um ex-prefeito de um município do cone sul que ao sair de um templo evangélico em sua cidade disse que ali era bom, “porque tem uns votinhos bons...”. É igual a esses beneficiários alimentados por programas que invertem a própria filosofia do “ensinar a pescar ao invés de dar o peixe”.
DE VOLTA?
Perdendo de qualquer um – até do Flamengo, arghhh – o Fluminense caminha a passos largos para retornar à Série B. Mas eu continuo tricolor.
ESTACIONAMENTO
Até quando vereadores e lideranças sociais vão continuar assistindo, caladas, à escalada de violência perpetrada por funcionários municipais que se apresentam como guardas de trânsito? Liderados por algum “gênio” que continua criando mecanismos contrários aos interesses dos cidadãos, a coisa pode complicar mais que a proibição de estacionar no entorno da Feira do UM ou no lado direito da Calama.
POR QUÊ?
O que há por detrás da omissão desses grupos frente a esses desvarios da Semtran?
ADIADA
A cerimônia dos 4 anos de fundação da Academia Guajaramirense de Letras. Ficou para dia 24, com ato a ser realizado na excelente casa de eventos Laje de Pedras, na Pérola do Mamoré.
VERSÃO X FATO
O que vale mais, a versão ou o fato? É de se perguntar quando ocorre algum caso policial de maior repercussão, como agora da morte de um sargento da PM paulista, sua esposa e mais duas parentes, e o suicídio (?) do filho do casal. O delegado que investiga o caso prende-se à versão inicial de que o garoto matou os dois e meteu depois uma bala na cabeça. Pelo visto nem dá bola para a possibilidade de ter havido uma queima de arquivo. O delegado está naquela linha de que vale mais a versão.
SEU BENU
Seu Benu, apesar de aposentado de vez em quando entra em férias – o que parece coisa absurda até porque aos 100 anos ele já curte férias há algum tempo. Mas sábado, ouvindo a transmissão do vôlei feminino Brasil 1 x 3 República Dominicana, ele, que já reclamava do time brasileiro estar abaixo do que espera de uma equipe bicampeã olímpica, disse não ter entendido nada quando o locutor anunciou que no time de Zé Roberto estavam em quadra “duas gêmeas que são irmãs”. Virou em minha direção e perguntou: “Você já viu gêmeas que não sejam ao mesmo tempo irmãs?”.
DATAS DE RONDÔNIA
(11 a 15 de agosto de 2013)
Dia 11 – Em 1942 – Fundado o Aeroclube de Porto Velho, com sede no aeroporto do Caiari, área onde a partir da década de 1980 foram instalados o Ginásio Cláudio Coutinho, as vilas do Exército e da Base Aérea, o SESC/SENAC, o CAP, o Tribunal de Justiça (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 13 – Em 1971 – Criado na região (depois absorvida pelo município de Nova Mamoré) o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária).
Dia 15 – Em 1823 – A Província do Grão Pará (suas terras abrangiam todos Estados da, hoje, Amazônia brasileira) dá sua adesão à Independência do Brasil (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 15 – Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio, que incluiria a seguir o “da Silva”, e, como oficial da Guarda Territorial do Território do Guaporé e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio, Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico).
Dia 17 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei que cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã