Domingo, 11 de dezembro de 2011 - 11h58
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Depois do que temos visto nos últimos quase 10 anos, você ainda acredita que vale a pena votar?
POLUIÇÃO
Aqui a poluição visual através e outdoors já atinge o absurdo, agora com dois andares. O Código Brasileiro de Trânsito trata do assunto e os excessos daquelas placas representa, conforme levantamentos feitos por órgãos específicos, um causado grande de acidentes de trânsito. Entre nós colocam em qualquer canto, típico de uma cidade cujas autoridades não se preocupam com segurança. A Lei da Cidade Limpa (47.950/2006) vigora em São Paulo, reforçando o Código de Trânsito.
APELO
Oriundo da Polícia Civil, o anunciado novo secretário de Saúde, o terceiro em menos de um ano do Governo do Estado, bem que pode provar aquilo que o governador Confúcio Moura anunciou, de que não precisa ser médico para ser bom secretário de Saúde. Mas vai daqui um apelo de quem conhece muitos que trabalham no Hospital de Base: acabe com a situação tipicamente policialesca implantada naquele hospital pelo diretor. Rei Sol, o francês Luiz XIV, autor da famigerada frase L'Etat c'est moi (O Estado sou eu) parece ser a fonte inspiradora do diretor do HB.
FRASE
Apenas para lembrar não ser necessário ser médico para entender de administração de saúde: o ministro da Saúde do Brasil que mais avanços conseguiu realizar em várias frentes, nunca estudou Medicina: o José Serra é economista. O que mostra que para administrar bem não precisa estar umbilicalmente ligado à área a ser administrada.
EXEMPLO
Eu duvido que aqui coloquem em vigor, mas no Paraná o Departamento de Trânsito (Detran) está repassando materiais que seriam descartados de placas e de carros apreendidos não retirados dentro do prazo estabelecido em lei, para financiar projetos sociais no Estado. Que tal nosso governador mandar o DETRAN daqui fazer o mesmo?
E VOCÊ QUERIA O QUÊ?
O redator do site G1 da Globo, deve ser bem novato no Brasil ou, então, acreditar em mula sem cabeça que bota fogo pela venta e coisas por aí. Neste domingo ele soltou o seguinte como manchete de uma matéria: ¨Pesquisa diz que produtos das ceias de fim de ano estão mais caros”. É de se perguntar: você queria o quê?.
NOVO PRESIDENTE
O acadêmico Dante Ribeiro da Fonseca é, desde ontem, sábado, presidente da Academia de Letras de Rondônia, eleito em chapa única. Vai gerir a ACLER durante os próximos dois anos, depois de duas vezes ser vice. Em seu discurso de posse Dante deixou claro que não pretende ir à reeleição no final de 2013,
TRATAMENTO
O presidente da Academia Guajaramirense de Letras, também membro da ACLER, Paulo Saldanha, encontra-se em tratamento de saúde em mato Grosso. Deve retornar esta semana para participar, na sexta-feira, dia 16, do encerramento do ano de aividades da AGL.
CONTRA MÃO
O prefeito Roberto Sobrinho, atuando na contra mão da vontade de quem frequenta o Mercado Cultural, decidiu pelo veto à proposta de que o local passasse a ser chamado Mercado Cultural Manelão, homenagem ao carnavalesco, boêmio e contador de causos Manoel Mendonça, falecido em pleno carnaval do ano passado. Líder da Banda do Vai Quem Quer, Manelão foi uma sugestão unânime dos que freqüentam o Mercado. Pelo visto a decisão do nosso alcaide remete ao maoísmo, que só aceitava como importante quem portava a carteirinha vermelha do PC chinês. Aqui, para ser homenageado tem de ter a carteirinha do PT, uma prova de que os gestores preferem desrespeitar a opinião pública para homenagear quem não tem tanto crédito assim, mas foi filiado ao PT.
FÉRIAS
O drama de todos os anos, de pais e estudantes, está começando de novo: O que fazer nas férias. Afora que eu esteja enganado, como nos anos anteriores, as autoridades devem estar com a mesma filosofia: “E problema dos pais, e não nosso”. Até quando?
DATAS DE RONDÔNIA
(7 a 12 de dezembro)
Dia 7 – Em 1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré).
8.12.1985 – Lançada pedra fundamental da igreja Assembléia de Deus, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena Conta sua História).
Dia 9 – Em 1984 – O empresário Valdir Raup é eleito primeiro prefeito de Rolim de Moura. Em Cerejeiras foi eleito o comerciante Adelino Neiva (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 10 – Em 1979 – A Lei Federal 6.750, assinada pelo presidente João Figueiredo, cria a Comarca de Ji-Paraná, a primeira da BR-364 em Rondônia (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).
Dia 10 – Em 2003 – Falece o pioneiro Clodomir Queiroz de Lima, o “Amiguinho”, que no final da década de 1940 descobriu veio de diamante no Rio Machado e provocou o crescimento da, mais tarde, cidade de Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias).
Dia 12 – Em 1913 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt e o coronel Cândido Rondon iniciam a Expedição Roosevelt pelas selvas da Amazônia (Candice Millard, O Rio da Dúvida).
Dia 12 – Em 1915 – Circula o jornal O Município (FOTO), primeiro em língua portuguesa impresso na cidade de Porto Velho. Dois anos depois seus equipamentos foram vendidos para outro grupo que criou o jornal Alto Madeira, hoje um dos 10 mais antigos em circulação no Brasil (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún