Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 12/07/15




LÚCIO ALBUQUERQUE
lucioalto@gmail.com


 

SEM COTAS

Três irmãs gêmeas (ou seria melhor dizer trigêmeas) filhas de uma família de micro agricultores no interior de Espírito Santo, acabaram de ganhar a Olimpíada de Matemática – 1º, 2º e 3º lugares. De quebra, uma irmã mais velha também já ganhou Olimpíada de Matemática e agora faz mestrado. Há três detalhes: nenhuma delas estuda por cotas; todas, inclusive a irmã mestranda, são oriundas de escolas públicas; na casa delas não tem internet.

Gente de Opinião

OLIMPÍADA

A Olimpíada que as três ganharam é a de Matemática das Escolas Públicas. Aliás, dia 21 elas recebem os prêmios no teatro Municipal, Rio de Janeiro, com a presença de ninguém menos que Artur Ávila, outro oriundo de escola pública e que ganhou a Medalha Fields, chamada também de “Nobel da Matemática”.


 

PREFEITURA

Ninguém acreditava que não seria isso, mas o prefeito Mauro Nazif deu o “gancho” ara que o deputado Hermínio Coelho botasse a campanha dele para 2016 nas ruas, depois dessa participação na confusa situação envolvendo motoristas e cobradores de ônibus. Aliás, Hermínio é um deles, sente-se em casa ali.

DÁ PARA CONFIAR?

Hidrovia do rio Madeira será sinalizada nos próximo cinco anos para garantir segurança na navegabilidade e melhorar a logística da região amazônica. O acordo de Cooperação foi firmado entre o Ministério dos Transportes, por meio do (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN). N.R. Será mais uma promessa das muitas que já nos fizeram e nada aconteceu?

SERÁ PERDA DE TEMPO?

O Decom anunciou: “Moradores da região de Porto Velho terão a oportunidade de expor as ideias e projetos que gostariam de inserir no plano de governo do Estado para os próximos quatro anos, através de audiência pública de elaboração do Plano Plurianual (PPA). O evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) será realizado no próximo dia 16, às 8h, no auditório do Tribunal de Justiça (TJ)”. Dia 16 é quarta-feira, mas alguém vai tempo indo lá sabendo que dificilmente algo que proponha será colcoado em prática?

SECRETARIAS

Tai uma sugestão aos organizadores: reduzir o número de secretarias e outros órgãos que só servem para dar sinecuras a apaniguados. Mas alguém acredita que vão aceitar?

BOLSA

Segundo revistas deste final de semana já há uma parcela considerável dos 32 milhões que o governo insiste em dizer que tirou da miséria, de volta a situação de penúria, graças, conforme as revistas, aos programas econômicos. É bom acrescentar: E ao incentivo a que essas famílias, ao invés de buscar trabalho, continuem vivendo dessas bolsas porque ficando como estão, como dizia um conhecido político do cone Sul, “rende muitos votos”

MAIS MÉDICOS
Gente de Opinião

Nada do programa com que Cuba extorque médicos ali formados e vendidos para republiquetas tipo a nossa. No caso é a vitória da Unesc – União das Escolas Superiores de Cacoal, que ganhou o direito de implantar um curso de Medicina em Vilhena. Agora é necessário que o CFM dê um aperto no MEC para exercer uma fiscalização maior sobre o ensino da Medicina em Rondônia.

 

Lúcio Albuquerque

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)