Sábado, 13 de agosto de 2011 - 12h11
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Até quando vamos continuar aturando a corrupção gerada pelo loteamento de cargos, onde se troca a capacidade técnica pelo apoio político?
CONTAGEM REGRESSIVA
Faltam 12 dias para o processo do Mensalão prescrever. Você acreditava que ia dar em alguma coisa?
TABELA
Flanelinhas ditam preços na região da “calçada da fama”: de 12 a 15 reais para estacionar o carro. Mesmo para os pais que levam as crianças para brincar no parque da sorveteria Dulim, os “flanelas” não refrescam. Reclamar a quem?
VADIAGEM
Condutores de veículos que precisam ir ao mercado Central ou à Feira do Um estão sendo ameaçados por bêbados e similares que perambulam naquelas duas regiões. “Se não me der um grana vou riscar teu carro”, disseram neste sábado dois deles a um cidadão que parou sua caminhonete. E enquanto vadiagem virou modo de vida – que o digam os favorecidos pelo bolsa família e etc, quem paga a conta é o cidadão que já paga impostos e ainda tem de arcar com mais essas ameaças.
GALINHA MORTA
A seleção brasileira de futebol está mudando sua agenda de adversários em busca de uma vitória fácil, para deleite dos nossos eternos bajuladores: uma vitória de dois gols de diferença será transformada em goleada. Afinal o adversário é o perigosíssimo Gabão, em sexagésimo lugar dentre os 200 e poucos filiados à FIFA. Literalmente a CBF fez o time do Brasil correr de campo, de medo da Itália e da Espanha, que já estavam anunciadas.
TERÇA LITERÁRIA
A Academia de Letras de Rondônia realiza dia 23, terça-feira da outra semana, no Mercado Cultural, o primeiro programa do projeto “Terça da Literatura”, com apoio da Fundação Iaripuna. Além dos membros da ACLER deverão participar também membros da Academia Rondoniense dos Poetas e outros escritores e amantes das letras. Será das 19h30 às 22h30. O “Terça da Literatura” inicialmente vai aconteceu uma vez por mês.
SEU BENU
Aos poucos o velho bardo da Velha Serpa está voltando, prestes a festeja 99 anos. “Meu garoto, quantas pessoas com 99 anos você conhece?”, é uma pergunta constante. E questionou sobre a frase do deputado Cândido Vacarezza, líder do PT na Câmara Federal garante: “Todas denúncias contra o Governo serão apuradas.” Você acredita em mula sem cabeça que bota fogo pela venta?”.
Seu Benu tem razão. O quadro que se desenha é o mesmo dos outros: peixes graúdos fora da rede.
DATAS DE RONDÔNIA
9 a 15 de agosto
Dia 9 – Em 1983 – A Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, PMDB, foi o primeiro orador a usar da tribuna (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)
Dia 9 – Em 1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o Massacre de Corumbiara (Jornal Estadão do Norte)
Dia 10 – Em 1940 – O presidente Getúlio Vargas faz em Manaus o Discurso do Rio Amazonas anunciando projetos reais para desenvolvimento da região amazônica (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 10 – Em 1960 – Inaugurada a primeira escola em Vilhena, a Wilson Coutinho, tendo como professora a senhora Noeme Pereira (Pedro Brasil, Vilhena conta sua história)
Dia 10 – Em 1976 – O executor do Incra em Cacoal, Expedito Rafael, entrega documentos dos primeiros lotes urbanos de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 11 – Em 1942 – Fundado em Porto Velho o Aeroclube, e sua diretoria conta com a primeira mulher que se tornaria piloto em Rondônia, Carolina Ferraz (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 13 – Em 1971 – Criado na região (depois absorvido pelo município de Nova Mamoré) o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 15 – Em 1823 – A Província do Grão Pará (suas terras abrangiam todos Estados da (hoje) Amazônia brasileira) dá sua adesão à Independência do Brasil (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 15 – Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (que incluiria a seguir o “da Silva”, e, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio, Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico).
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e