Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 13/08/11


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Até quando vamos continuar aturando a corrupção gerada pelo loteamento de cargos, onde se troca a capacidade técnica pelo apoio político?

 

CONTAGEM REGRESSIVA

Faltam 12 dias para o processo do Mensalão prescrever. Você acreditava que ia dar em alguma coisa?

 

TABELA

Flanelinhas ditam preços na região da “calçada da fama”: de 12 a 15 reais para estacionar o carro. Mesmo para os pais que levam as crianças para brincar no parque da sorveteria Dulim, os “flanelas” não refrescam. Reclamar a quem?

 

VADIAGEM

Condutores de veículos que precisam ir ao mercado Central ou à Feira do Um estão sendo ameaçados por bêbados e similares que perambulam naquelas duas regiões. “Se não me der um grana vou riscar teu carro”, disseram neste sábado dois deles a um cidadão que parou sua caminhonete. E enquanto vadiagem virou modo de vida – que o digam os favorecidos pelo bolsa família e etc, quem paga a conta é o cidadão que já paga impostos e ainda tem de arcar com mais essas ameaças.

 

GALINHA MORTA

A seleção brasileira de futebol está mudando sua agenda de adversários em busca de uma vitória fácil, para deleite dos nossos eternos bajuladores: uma vitória de dois gols de diferença será transformada em goleada. Afinal o adversário é o perigosíssimo Gabão, em sexagésimo lugar dentre os 200 e poucos filiados à FIFA. Literalmente a CBF fez o time do Brasil correr de campo, de medo da Itália e da Espanha, que já estavam anunciadas.

 

TERÇA LITERÁRIA

A Academia de Letras de Rondônia realiza dia 23, terça-feira da outra semana, no Mercado Cultural, o primeiro programa do projeto “Terça da Literatura”, com apoio da Fundação Iaripuna. Além dos membros da ACLER deverão participar também membros da Academia Rondoniense dos Poetas e outros escritores e amantes das letras. Será das 19h30 às 22h30. O “Terça da Literatura” inicialmente vai aconteceu uma vez por mês.

 

SEU BENU

Aos poucos o velho bardo da Velha Serpa está voltando, prestes a festeja 99 anos. “Meu garoto, quantas pessoas com 99 anos você conhece?”, é uma pergunta constante. E questionou sobre a frase do deputado Cândido Vacarezza, líder do PT na Câmara Federal garante: “Todas denúncias contra o Governo serão apuradas.” Você acredita em mula sem cabeça que bota fogo pela venta?”.

Seu Benu tem razão. O quadro que se desenha é o mesmo dos outros: peixes graúdos fora da rede.

 

DATAS DE RONDÔNIA

9 a 15 de agosto

Dia 9 – Em 1983 – A Assembléia Legislativa estadual realiza sua primeira sessão ordinária. O deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná, PMDB, foi o primeiro orador a usar da tribuna (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)

Dia 9 – Em 1995 – Na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara, um confronto entre policiais-militares e posseiros causa 12 mortes, sendo dois PMs, uma criança e nove adultos. O fato fica conhecido como o Massacre de Corumbiara (Jornal Estadão do Norte)

Dia 10 – Em 1940 – O presidente Getúlio Vargas faz em Manaus o Discurso do Rio Amazonas anunciando projetos reais para desenvolvimento da região amazônica (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)

Dia 10 – Em 1960 – Inaugurada a primeira escola em Vilhena, a Wilson Coutinho, tendo como professora a senhora Noeme Pereira (Pedro Brasil, Vilhena conta sua história)

Dia 10 – Em 1976 – O executor do Incra em Cacoal, Expedito Rafael, entrega documentos dos primeiros lotes urbanos de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)

Dia 11 – Em 1942 – Fundado em Porto Velho o Aeroclube, e sua diretoria conta com a primeira mulher que se tornaria piloto em Rondônia, Carolina Ferraz (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 13 – Em 1971 – Criado na região (depois absorvido pelo município de Nova Mamoré) o Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)

Dia 15 – Em 1823 – A Província do Grão Pará (suas terras abrangiam todos Estados da (hoje) Amazônia brasileira) dá sua adesão à Independência do Brasil (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)

Dia 15 – Em 1898 – Nasce em Capela (SE) Manoel Alípio (que incluiria a seguir o “da Silva”, e, como oficial da Guarda Territorial e delegado de polícia, se tornaria uma espécie de lenda em Guajará-Mirim e região (Hugo Evangelista da Silva, Capitão Alípio, Um pouco do verdadeiro e outro tanto do folclórico).

 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)