Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 14/07/10


 

"A greve de fome não pode ser utilizada como um pretexto de direitos humanos para liberar as pessoas. Imagine se todos os bandidos presos em São Paulo entrarem em greve de fome e pedirem liberdade". (Frase atribuída pela imprensa ao ministro Celso Amorim)

 

HUMOR NEGRO

Uma pessoa que ocupa tão importante cargo fazer tal declaração é abusar da nossa inteligência. Pessoas que defendem a liberdade de expressão, a democracia, o acesso aos meios de comunicação, ao direito de ir e vir, e outros inerentes aos Direitos Universais do Homem, não podem ser niveladas àqueles que estejam presos por crimes tipificados como hediondos, por tráfico de drogas e armas e outras aberrações. Aliás, num governo onde enquanto centenas de famílias lamentavam as mortes dos seus, naquele acidente da TAM em São Paulo, alguém foi flagrado no top-top, é de se esperar declarações como tais.

 

NA VALA COMUM

Candidatos à disputa eleitoral deste ano estão reclamando não terem sido notificados pelo Tribunal Eleitoral sobre impugnações propostas pelo MP, o que gera imagem ruim perante o eleitorado, ainda que o problema seja apenas uma fotografia ou um documento pessoal. Alegam que estão sendo colocados na vala comum, misturados a outros nomes, acusados, aí sim, de infrações graves e diversas. É uma questão de efeito moral e que pode acabar pesando negativamente na busca do voto.

 

EXPLICADO

Apesar de ser país tropical e de ter praias lindas, como Cuba, o Brasil parece não ter sido o roteiro dos prisioneiros políticos que los hermanos Castro estão soltando de suas masmorras. E é fácil de entender: depois daquela patuscada brasileira, de entregar os dois atletas cubanos que abandonaram a delegação do escola de democracia latina, parece que ninguém quer vir para a (possível) sede da Copa 2014.

 

GATO ESCALDADO

“Elementar, meu amigo”, ponderou um conhecido, os prisioneiros cubanos estão agindo como o gato, que tem medo de água fria.

 

FÉRIAS

Começo de férias em muitas escolas e os estudantes continuam sem opção de para onde ir – enquanto seus pais se desesperam por ter de ir trabalhar e não ter com quem deixar seus filhos. Que tal a Secel, secretaria que se destina ao Lazer começar a se preocupar com isso? Afinal de contas não só de Flor do Maracujá deve viver essa secretaria

 

DATAS DE RONDÔNIA

(15 a 18 de julho)

Dia 15 – Em 1924 – Nasce no município de Santo Antonio (MT – hoje bairro de Porto Velho) o futuro deputado federal Áureo Bringel de Mello que, como deputado federal (AM),  em 1956, seria o autor do projeto que mudou o nome do Território Federal, de Guaporé para Rondônia (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 16 – Em 1972 – O Incra implanta o projeto Gy-Paraná (região de Cacoal). (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)

Dia 16 – Em 1983 – Com 246 artigos, é aprovada a primeira Constituição do Estado de Rondônia, pela Assembléia Estadual Constituinte (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 17 – Em 1947 – A senhorita Carolina Figueiredo torna-se a primeira mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho, numa viagem até Guajará-Mirim (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 17 – Em 1948 – O seringalista Joaquim Pereira da Rocha envia ao deputado federal Aluízio Ferreira, com pedido de análise laboratorial, amostras de uma terra preta recolhida em sua propriedade. Os testes confirmaram alto teor de cassiterita (Vitor Hugo, Cinqüenta anos do Território Federal do Guaporé)

 

DEU NA INPREMÇA

Que secreto é esse?

Seu Benu, ainda não entendeu como o Dunga virou técnico da seleção, ou como não Zico e Sócrates perderam pênaltis na Copa de 86 ou o que aconteceu com Ronaldo na decisão de 1998.

“Se o Zico ou o Sócrates jogassem em times pequenos teriam feito com eles a mesma coisa que agora com o Felipe Melo, cuja culpa foi não ter tido a coragem de reconhecer que não tinha condições de estar ali”.

E seu Benu falou do alto da experiência de ter sido ponta-esquerda reserva do time de coroinhas da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Itacoatiara, entre as décadas de 1920 e 1930.

Mas aí ele comentou a nota do site da Folha de São Paulo, dia 24 de junho, com a manchete: Em treino secreto Júlio Batista e Daniel Alves viram titulares.

“Vai ver que era tão secreto que o redator assistiu. Tá igual àquela entrega de medalha Rondon, quando convocaram para receber o chefe do serviço secreto do governo. Ou aqueles agentes que o coronel Ferro mandou em 1987 para Extrema para pesquisar antes da tropa chegar, mas que, quando a viatura do Ferro chegou eles correram e foram bater continência”.

E, filosoficamente, concluiu: “Secreto, mas nem tanto.....”

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de  de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!

RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)