Sexta-feira, 14 de outubro de 2011 - 07h19
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Até quando os melhores espaços de estacionamento em Porto Velho vão ficar para taxistas e motoqueiros?
E A DOS BANCOS?
Quem mais causa prejuízo à Nação: a greve dos Correios ou a greve dos bancários? Mas pouco, ou quase nada, se ouve falar sobre negociações reais e intervenção dos órgãos do Estado na greve dos bancos, que vem deixando prejuízos enormes, muito menos pressões sobre banqueiros para que atendam reivindicações. Enquanto isso cenas absurdas, como a mostrada por um noticiário da TV, em que um cidadão, com dinheiro na mão para pagar a pensão alimentícia, sem poder fazer o depósito no banco, teme ser preso por não poder cumprir sua parte. Espero que a Justiça aja com coerência e bom senso.
FALAR NISSO....
Se for verdade o que li, é absurdo que pessoas reclusas apenas por não terem pago pensão alimentícia estejam numa cela num presídio onde ficam presos de altíssima periculosidade, enquanto um criminoso, preso por pedofilia, fica em outro local, muito distante dos riscos a que se submetem os primeiros. Aí está faltando bom senso.
HOMENAGEM
A Assembléia Legislativa está convidando para a “sessão solene de homenagem” aos professores, 15 horas do dia 18, terça-feira. Mas os professores prefeririam que a homenagem fosse centrada em propostas de melhoria salarial, especialmente para os do Ensino Fundamental cuja responsabilidade é muito maior que os demais. E os que estão em sala de aula gostariam de ter outra homenagem: o retorno dos que estão em desvio de função para cumprir a finalidade daquilo pelo que foram contratados. Para dar aula.
ESTRUTURA
Manaus assusta não só pelo excesso de engarrafamentos que transforma um deslocamento de cinco quilômetros numa viagem de uma hora. E numa fase em que deverá ser sede de uma parcela da Copa do Mundo, a capital amazonense dá provas de que precisa melhorar muito: na área mais turística da cidade, o Largo de São Sebastião, onde fica o Teatro Amazonas não é difícil encontrar um bar que não aceita cartão, de débito ou crédito, o que se repete também no aeroporto.
JOGANDO FORA
E em Manaus não é difícil encontrar quem reclame da realização da Copa. “É dinheiro jogado fora”. “Vai virar um elefante branco”. Apenas duas das muitas reclamações de moradores da cidade referindo-se ao estádio de futebol, porque esse esporte ali praticamente desapareceu.
ESTACIONAMENTO
Taxistas e motoristas de veículos oficiais mandam e desmandam, até de forma agressiva, no espaço para pegar passageiros no aeroporto Jorge Teixeira. Quem vai em carro próprio praticamente não tem como estacionar no meio-fio e tem de correr o risco de parar no meio da via, e aí se arriscam a multa, receber xingação, principalmente de taxistas e até ter o veículo abalroado.
TERRA SEM LEI
Para quem chega a Porto Velho e assiste ao que acontece quando os passageiros buscam entrar num carro particular em frente ao aeroporto, a ideia é de quem estamos numa terra sem lei, onde normalmente taxistas e motoristas oficiais ficam com os melhores espaços, como se os outros motoristas fossem párias.
DATAS DE RONDÔNIA
(8 a 15 de outubro)
Dia 8 – Em 1912 – O Governo de Mato Grosso instala em Guajará-Mirim um posto fiscal dirigido por Manoel Tibúrcio Dutra (Marcos Teixeira e Dante Fonseca, História Regional – Rondônia).
Dia 9 – Em 1909 – Liderando a expedição implantadora da Linha Telegráfica Estratégica Cuiabá/Porto Velho, Cândido Rondon designa Pimenta Bueno a um rio descoberto pela equipe (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 10 – Em 1959 -Por determinação do governador Paulo Nunes Leal uma equipe formada por Bismarck Marcelino, Manoel Bezerra e Ausier – Pirralho – Santos, todos funcionários do Território de Rondônia, iniciam viagem em São Paulo por via rodoviária trazendo um caminhão. A viagem foi feita por terra até Cáceres (MT), rios Paraguai, Guaporé e Mamoré até Guajará-Mirim e pela ferrovia Madeira-Mamoré chegando a Porto Velho dia 19 de novembro (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).
Dia 10 – Em 1983 – A procuradora de Justiça Ledy Fernandes assume como procuradora geral de Justiça do Estado, primeira mulher a chegar a tal função no país (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia).
Dia 10 – Em 1989 – Primeira edição do jornal Folha de Vilhena, em Vilhena (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).
Dias 11 a 13 – Em 1940 – O presidente Getúlio Vargas vem a Porto Velho com ministros e assessores (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia).
Dia 11 – Em 1977 – O presidente Ernesto Geisel promulga a Lei 6.448 criando os municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena, Pimenta Bueno e Cacoal, todos no eixo da BR-364 e desmembrados do município de Porto Velho (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 12 – Em 1910 – Inaugurado oficialmente o serviço telegráfico de Vilhena coma transferência da estação para a Casa onde funcionaria, anosmais tarde,o Museu Rondon (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia).
Dia 12 – Em 1978 – O Coronel Humberto Guedes torna-se o primeiro governador a visitar Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 12 – Em 1978 – Inaugurada a Rádio Alvorada, a primeira de Ji-Paraná (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).
Dia 12 – Em 1979 – Enilde Aparecida é eleita 1ª Rainha de Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 12 – Em 2004 - Falece Beatriz Ferreira da Silva, a primeira professora contratada para dar aulas em Ji-Paraná, então Vila Rondônia (Revista Ji-Paraná e suas histórias).
Dia 13 – Em 1969 – O Decreto Federal 961 autoriza o retorno das eleições, suspensas desde a década de 1920, para vereador nos municípios dos Territórios, mas os prefeitos continuam nomeados (Marcos Teixeira e Dante Fonseca, História Regional – Rondônia).
Dia 14 – Em 1956 – Jayme Araújo dos Santos toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 14 – Em 1963 – Paulo Eugênio Pinto Guedes toma posse como governador do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 15 – Em 1915 – O major José Jorge Braga Vieira é escolhido presidente do primeiro diretório político de Porto Velho, do Partido Republicano Conservador (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 15 – Em 1972 – Advogados reunidos em Porto Velho decidem pela criação da seccional da OAB ((Ata da primeira eleição da seccional da OAB).
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e