Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 15/03/14


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por que a ministra dos Direitos Humanos não grita contra a violação à Lei no caso dos médicos cubanos?

A MINISTRA E O CONTROLE DO AR-CONDICIONADO

Essa é demais! A ministra dos Direitos Humanos dava entrevista acusando “reacionários” e outros pelo assassinato de um jornalista. Informada na hora que foram três “menores” os autores, ela fingiu estar atendendo ao telefone. Só que pegou um controle remoto de celular. É nas mãos desse tipo de gente que nós estamos entregues. Veja o recorte abaixo.

Conta Gotas 15/03/14 - Gente de Opinião

POSSE

O jornalista Emanuel Pontes Pinto, membro fundador da Academia de Letras de Rondônia, historiador, toma posse na próxima quarta-feira, 19, como membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, ato solene no auditório da Academia Paraense de Letras. Quem conviveu com o “seu” Emanuel por aqui, sabe o quanto ele participou da política, do jornalismo e da historiografia local.

RACISMO

Nunca neguei que sou politicamente incorreto (porque prefiro ter o direito de pensar e externar meu pensamento, e não de concordar em gênero, número e grau com o que determinam os “donos do poder”. Também nunca neguei que sou contra cotas e outras coisas que entendo inverter a meritocracia. Mas sou inteiramente contrário a qualquer forma de discriminação, daí ser necessário que um mal que se alastra em campos de futebol, atitudes típicas de racismo (nazismo puro!), se espraiem para outras áreas. Daí ser preciso haver rigor na apuração das

EXEMPLO

Quem defende cotas deveria conhecer algumas pessoas que conheço, como o “seu” Braz, que, vendendo frutas no mercado do Um tirou dali o necessário para educar e formar os seus filhos.

DA COLUNA DO ALAN ALEX

“O assassinato de uma adolescente de 14 anos pelo seu ex-namorado, um dia antes dele completar 18 anos reabre o debate sobre a redução da maioridade penal e a impunidade sobre esse tipo de crime. É que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) foi elaborado há 24 anos, em uma época onde os adolescentes não tinham tanto acesso a informações, como atualmente. Os crimes dessa natureza continuam proliferando e o Estado brasileiro, hipocritamente, recusa-se a discutir esse tema com profundidade”. Tenho tratado desse assunto seguidamente aqui no Conta Gotas. Certo da impunidade, os “di menor” fazem o que querem e tripudiam sobre a Polícia e sobre nós.

O DELEGADO FEITOSA

(Trecho do livro O Telefone de Deus, que estou finalizando) 

A primeira autoridade policial em Porto Velho (Antonio Cantanhede em “Achegas para a História de Porto Velho) teria sido um oficial da Força Pública do Amazonas, aí na primeira década do século passado.

DELEGADO FEITOSA

O escritor e acadêmico Cláudio Feitosa conta que seu avô Emídio Feitosa, que foi delegado geral de Porto Velho na primeira metade do Século XX, não contava com muito contingente. Mas tinha o respeito da sociedade e ninguém era maluco de contrariar uma ordem sua.

“Quem aprontasse era preso, e o próprio preso se apresentava na delegacia para cumprir a pena”, recordam Cláudio Feitosa e outros veteranos que conheceram o delegado Emídio Feitosa. Ele chamava o indigitado e determinava: “Se apresente ao carcereiro e diga que você está preso”. O camarada ia, mas antes de entrar no xadrez da delegacia localizada numa casa da Rua Júlio de Castilho (atrás do atual seminário católico), era obrigado a tomar uma dose forte de purgante, mistura de sal amargo com mamona e óleo de ricino. Aí, já viu o estrago.

Se o camarada aprontava muito era amarrado, (entaniçado, no nosso linguajar amazônico) e colocado num carrinho de mão alugado na feira, sendo conduzido ao xadrez, mas, antes, além do purgante, passava por uma correção.

DATAS DE RONDÔNIA

(13 a 18 de março)

Dia 13  - Em 1912 – Criada a Mesa de Rendas Alfandegada de Porto Velho, tendo como chefe o sr. Miguel Rodrigues Souto (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 15 – Em 1900 – Tropas enviadas pelo governo brasileiro dissolvem a República do Acre, criada por Luiz Gálvez Rodrigues de Arias a 14 de julho de 1899 (Felipe Araújo, site historiabrasileira.com).

Dia 15 – Em 1987 – Toma posse o primeiro governador eleito do Estado, o ex-deputado federal Jerônimo Santana (Jornal Alto Madeira)

Dia 15 – Em 1991 – O médico Osvaldo Piana toma posse como segundo governador do Estado (Jornal O Guaporé)

Dia 17 – Em 1914 – Pelo decreto 1.063 do Estado do Amazonas, ficam definidos os limites do Termo Judiciário de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 18 – Em 1961 – Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim )

Inté outro dia, se Deus quiser!

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)