Quarta-feira, 15 de junho de 2011 - 09h21
PARA RIR
Li outro dia num dos jornais da capital declaração atribuída a um dirigente de órgão municipal. Segundo ele – ou foi excesso do redator? – a Guarda Municipal do Trânsito vem atuando bem, com milhares de multas e, o que dá para rir, orientando os condutores. Orientando aonde? Multar a turma faz muito, agora, orientar?
ENCONTRO
A Sociedad de Escritores de Bolívia está convidando para o VII Congresso Nacional de La Sodesbo, de 15 a 17 de julho, em Cobija. Informações com acadêmica Tereza Chamma, no emeio mariachamma@hotmail.com
PIADA
Condenada a 58 anos de prisão pela co-autoria num assassinato seguido de outro crime, o de ocultação do cadáver, uma mulher cumpriu sete e está sendo colocada em liberdade por “bom comportamento”. E depois há quem jure que este país é sério.
DOCUMENTOS
O que teme o senhor José Sarney ao pretender manter eterna a proibição de documentos considerados secretos? Imaginemos que a Rússia pós-fim da União Soviética tivesse o mesmo raciocínio e aí quem saberia dos podres do “paizinho” Stálin?
FUTEBOL
Tenho a certeza que nem os radialistas e jornalistas mais conhecidos por aqui lembraram que dia 11 completou 95 anos da criação do primeiro time de futebol local, o Porto Velho Futebol Clube, que três anos depois passou a ser o Ypiranga.
MEMÓRIA
Dentre os que a conheceram e dentre os que dela ouviram falar há grande expectativa para o lançamento, que não deve ser agora, do livro biográfico da professora Marise Castiel que, além de educadora foi líder comunitária, política, carnavalesca e, sem qualquer dúvida, é presença em qualquer citação que se faça, especialmente sobre Educação, que se faça aqui.
EXCELENTE
Falar em livro, foi excelente a participação do público durante a Coletiva de Autores realizada dia 7 passado pela Academia de Letras de Rondônia no Mercado Cultural. Vários títulos disponibilizados, mesa grande para autografar e já há quem queria seja realizada outra.
DATAS DE RONDÔNIA
(12 A 19 DE JUNHO)
Dia 12 – Em 1949 – Dirigentes da loja maçônica União e Perseverança entregam ao governo do Território um prédio para servir de escola, o colégio Samaritano, em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 15 – Em 1963 – Os jornalistas Vinícius Danin e Milton Alves saem, às 17 horas, de Porto Velho, de lambreta, pela rodovia BR-29 (364) rumo a Brasília, para entregar documento pedindo que o presidente João Goulart mande realizar obras que mantenham a BR aberta (Abnael Machado de Lima, Terras de Rondônia)
Dia 16 – Em 1972 – Portaria 1443 do INCRA cria o Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná, com sede em Pimenta Bueno (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 16 – Em 1981 – Criação dos municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Espigão d´Oeste, Colorado do Oeste e Costa Marques (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)
Dia 16 – Em 1981 – O Bamerindus se torna a primeira agência bancária em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores)
Dia 17 – Em 1972 – O Incra instala a agência do Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná, em Pimenta Bueno (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 19 – Em 1939 – Instalada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho. Seu primeiro gerente foi o sr. Arnóbio Rosa de Faria Nobre (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 19 – Em 1968 - O Incra instala o primeiro projeto de colonização em Rondônia, o PIC Ouro Preto sob coordenação do capitão Sílvio Faria e dos técnicos Ademar Sales e Assis Canuto (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e