Sábado, 15 de setembro de 2007 - 09h21
(Leia o comentário Remember Pilatos no pé da coluna)
VADE-RETRO
Pois é: o papa Bento XVI mandando que as missas possam ser celebradas em latim. Até quando a cúpula da Igreja católica vai continuar na contra-mão de seus fiéis? Está tipo os políticos em Brasília que só se lembram do eleitor quando querem manter os mandatos.
VALE do PARAÍSO
Moradores de Vale do Paraíso estão cobrando do governador que mande concluir o trabalho da Linha 200, que passa dentro da zona urbana. Por ser uma estrada estadual a prefeitura não pode fazer qualquer correção nela, apesar de sobrarem as reclamações para o prefeito Luiz Carlos.
BENEFÍCIOS
Falar em Vale do Paraíso, a administração municipal está conseguindo vários benefícios, como o centro odontológico, a multiplicação da oferta do transporte escolar e por aí afora. Até aliados do governador, que moram lá, dizem que se houvesse um pouco mais de ajuda o município melhoraria muito mais ainda.
OLIMPÍADA
Madri, Chicago, Tóquio, Praga, Doha e Baku são as cidades adversárias do Rio de Janeiro na disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A decisão será tomada em outubro de 2009.
RELATORES
A CPMF que a Câmara Federal está mantendo até 2011, teve como relator o deputado Antonio Palocci. Lembram dele? E o fim do voto secreto no Senado tem como relator o senador Tasso Jereissat que, em 2003, votou contra.
FHC NA FRENTE
O Governo comemora que a renda média do trabalho no Brasil tenha atingido pico de 888 reais, nível igual a 1999. Mas Fernando Henrique ainda pode sorrir: a de agora está menor que a de 1996, quando ele cumpria o primeiro mandato.
PRIVILÉGIO
O legislativo mineiro quer manter, mesmo contra decisão do STF, a lei estadual que privilegiou mais de mil ocupantes de cargos públicos em questão de investigação, concedendo-lhes foro especial. Os estaduais de Minas estão, claramente, na contra-mão da cidadania.
REMEMBER PILATOS
Marta Rocha, diz a lenda, perdeu o Miss Universo por duas polegadas. Cá entre nós não tivemos eleição direta para presidente uma vez porque faltaram alguns votos. Agora não tiraram o mandato do senador Renan Calheiros por seis votos. E pelo que andei lendo um desses votos teria sido da senadora rondoniense Fátima Cleide o que, se verdade, só há a lamentar. Outro, do senador paulista Aloísio Mercadante.
Não, leitor e eleitor, eles não votaram a favor do senhor Renan. Eles teriam se abstido, o que é o pior tipo de comportamento que se pode esperar de um político, especialmente de um político que, quando da eleição que lhe garantiu o mandato sempre discursou contra a ausência à urna, ao voto em branco ou ao voto nulo (o que são formas de abstenção).
Mais grave é um senador, com a responsabilidade política que tenha, se abster, admitir que não foi a nem b e, depois, vir dando desculpas, como se estivesse buscando uma luz no fim do túnel.
A História Universal tem uma clara demonstração de abstenção. Remember Pilatos? Pior que, pelo que andei lendo e ouvindo, é difícil que tanto a senhora Fátima Cleide quanto o senhor Mercadante (coincidência: ambos são do PT) possam repetir a frase do ex-pau-mandado de Roma, a frase pela qual Pilatos entrou, pela porta dos fundos, na História, até porque será difícil que alguém chame de "justo" o senhor Renan.
Em tempo: Em meu entendimento quem votou pela absolvição foi (politicamente) mais honesto (porque tomou posição) do que quem se absteve.
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e