Segunda-feira, 16 de julho de 2012 - 05h30
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Até quando vamos conviver com leis cada vez mais complacentes com os que abusam da Lei?
CONTRADIÇÃO
Na coluna claudiohumberto.com.br neste domingo: O Ministério Público Federal não indiciou o ex-governador de Brasília Joaquim Roriz sob alegação de que ele tem mais de 70 anos. Mesmo colunista, mesma coluna, mesmo dia, cita que uma senhora de 87 anos, que matou um ladrão que invadiu sua casa, foi indiciada por homicídio.
CONFUSÃO
Assessoria do senador Acir manda mensagem e causa confusão. Tudo porque a matéria é encabeçada pelo título “Senador Assis destaca início das obras de duplicação da BR-364”.
Bom, mudaram o nome do senador ou temos um novo senador nos representando em Brasília?
AH! ELEIÇÃO!
Que bom: habemus eleição! Que bom: afinal aparece dinheiro para obras, algumas paradas há vários anos, como aqueles viadutos, repentinamente, como a ave mitológica fênix ressurgem e se agitam, com tratores, basculantes, homens e máquinas em completa atividade, asfalto nas ruas, e haja trabalho para mostrar que o administrador público está realizando obras. Seria tão bom que houvesse eleição todos os anos. Só assim teríamos obras realizadas continuamente,
COPA DO MUNDO
Pois é, obra eleitoreira, daquelas que o dinheiro parece estar guardado, para tentar impressionar o eleitor, é tipo copa do mundo, só de quatro em quatro anos. Depois, quando alguém cobra ainda tem quem se zangue. Pelos exemplos até aqui há muitas chances dessas obras pararem novamente, e só voltarem em 2014.
DUAS DICAS
Confira o facebook saudosismoportovelhense e o site culturarondoniense.com.br. Boas oportunidades para conhecer a história de Rondônia e ver cenas de nosso passado.
ADIANTA?
Creio que sim, apesar da falta de ouvidos das autoridades. A pergunta foi-me dirigida pela internauta Amélia Amaral, segundo ela moradora do bairro Caladinho. “Lúcio, adianta você continuar reclamando da falta de lei no nosso trânsito?”. Olha, Amélia, claro que sim. Pode ser que um dia (quem sabe?) baixe um pouco de vergonha nos que legalmente são responsáveis pelo controle do nosso trânsito.
AMBULÂNCIAS
Várias ambulâncias do Samu estão estocadas num terreno onde há outros muitos veículos da prefeitura aparentemente apodrecendo sob o tempo. Enquanto isso aos poucos a frota do Samu vai desaparecendo. Dinheiro não deve estar faltando, mas falta vontade.
DATAS DE RONDÔNIA
(14 A 19 DE JULHO)
Dia 14 – Em 1899 – Proclamada a República do Acre, tendo como presidente o espanhol Luís Galvez.
Dia 14 – Em 1944 – Chega a Porto Velho sob o comando do capitão-engenheiro Ênio Pinheiro, viajando pelo navio-gaiola Tupi, o primeiro contingente da 2ª Cia. Rodoviária Independente. Os equipamentos estavam numa alvarenga rebocada pelo navio Tupi (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal de Rondônia).
Dia 14 – Em 1979 – Primeiro casamento comunitário em Rolim de Moura (João Batista Lopes, Rolim de Moura, seus pioneiros e desbravadores).
Dia 15 – Em 1924 – Nasce no município de Santo Antonio (MT – hoje bairro de Porto Velho) Áureo Bringel de Mello que, como deputado federal (AM) em 1956 seria o autor do projeto que mudou o nome do Território Federal de Guaporé para Rondônia (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 16 – Em 1972 – O Incra implanta o projeto Gy-Paraná (região de Cacoal) (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia).
Dia 16 – Em 1983 – Com 246 artigos, é aprovada a primeira Constituição do Estado de Rondônia, pela Assembléia Estadual Constituinte (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 17 – Em 1947 – A senhorita Carolina Figueiredo torna-se a primeira mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho, numa viagem até Guajará-Mirim (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 17 – Em 1948 – O seringalista Joaquim Pereira da Rocha envia ao deputado federal Aluízio Ferreira, com pedido de análise laboratorial, amostras de uma terra preta recolhida em sua propriedade. Os testes confirmaram alto teor de cassiterita (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal de Rondônia).
Obs do autor: Poucos anos depois, na metade da década de 1950, começa a exploração manual da cassiterita e milhares de garimpeiros, especialmente maranhenses e cearenses, invadem as selvas na região de Ariquemes em busca do “bamburro”, expressão que significava “ter descoberto um veio e estar rico”.
Dia 19 – Em 1991 – O Congresso Nacional aprova a Lei 8.210 criando a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (Jornal O Guaporé).
Inté outro dia!
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún