Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 17/02/11


Leia no “pé” da coluna o comentário: “A culpa é do mordomo, como sempre...”

Depois confira fatos históricos de Rondônia.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Será que os deputados que apoiaram o mínimo em 545 reais topariam experimentar passar um mês com tanto dinheiro?

MOREIRA

O deputado Moreira Mendes foi o único de Rondônia que votou a favor do mínimo em 560 reais (o que já é uma porcaria!). Os outros foram contra à exceção do deputado Garçom que preferiu se abster. Quer dizer: nem sim, nem não.

ATENDIMENTO

De ruim para pior o atendimento a quem procura informação sobre o IPTU, fato que denigre a administração do prefeito Roberto Sobrinho. Quem tem o que fazer, inclusive ir trabalhar, pode esquecer, porque o atendimento é ruim, demorado esse alguém reclama logo há quem aponte, do outro lado do balcão, para aquela placa que ameaça quem desacatar funcionário público. E quando o funcionário público desacata e não atende bem ao cidadão?

A FRASE

“Eu não tenho medo da lei. Tenho medo é do guarda da esquina que vai aplicar a Lei” (Atribuída a Pedro Aleixo que, como vice-presidente da República negou-se em assinar o AI-5. De castigo, quando Costa e Silva adoeceu, Pedro Aleixo nem assumiu a vaga que por Lei era sua)

ARTORIDADE

Está nas manchetes o juiz do Rio de Janeiro que carteirou uma agente de trânsito quando ele dirigia sem habilitação, e ainda mandou prender a servidora. De quebra, segundo o site oglobo.globo.com, a artoridade tem muita estrepolia, tudo, claro, “em segredo de justiça”, um instituto absurdo que só serve para proteger, dentre outros, artoridades que desrespeitam a lei ou a usam em benefício próprio. Já o cidadão comum não tem esse “direito”.

IMPOSTO DE RENDA

Compra de medicamento de uso controlado poderá ser abatido no imposto de renda, com forme pretende o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que apresentou um projeto, exigindo que o interessado apresente a nota fiscal, o que é justo. Vai ver os mesmos deputados e senadores que juraram ao eleitor que iriam trabalhar a favor do cidadão vão reprovar o projeto. Esperem para ver....

CHEIRANDO

Essa estória (história) do aumento de passagem de ônibus em Porto Velho está me cheirando disputa intestina do PT, já voltada para a eleição do ano que vem.
 

“A CULPA É DO MORDOMO, COMO SEMPRE...”

Sherlock Holmes, o super detetive inglês, quando chegava à conclusão de um causo dizia para seu auxiliar que estava confirmada sua teoria inicial, de que “a culpa é do mordomo”. O que se assiste atualmente no Brasil com relação à censura na imprensa é o típico caso de culpar o mordomo. Aliás, para ser sincero, aquelas pressões sobre o site wilkileakis são uma clara demonstração de tendência mundial de culpar a imprensa.

Segundo o site congressoemfoco.org.br, em Mossoró, uma espécie de feudo da família Rosado no Rio Grande do Norte, o blogueiro Carlos Santos está sendo a vítima de pressão, processos e interpelações judiciais porque denunciou problemas envolvendo a prefeita e o respectivo. A mesma fonte destaca que em Mato Grosso, porque denunciaram fatos de mais de 100 ações judiciais contra o deputado estadual José Riva, outros dois jornalistas, Enock cavaclanti e Adriana Vanhoni foram proibidos pela Justiça (eu falei Justiça? Desculpem leitores) de emitir opiniões sobre os casos.

O jornal O Estado de São Paulo, porque publicou matéria envolvendo Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, está sob censura com relação a qualquer nova notícia do caso, desde 2009.Este é o Brasil, onde só no governo JK é que se respirou efetivamente do que chamamos liberdade de imprensa. Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), só na primeira metade de 2010 o Google foi obrigado por autoridades brasileiras a tirar do ar 398 textos jornalísticos. Foi recorde mundial do período, o dobro do segundo da lista, a Líbia.

No tempo dos “anos de chumbo” era comum acontecer isso, mas não se estava numa democracia como dizem acontecer agora. Bom, vivi aquela época como repórter e como repórter fui demitido a pedido de um governador, já no período “democrático”. Só torço que meus netos possam respirar a liberdade que preconiza a Constituição Federal mas que, como tantas outras coisas, parece ser apenas mais uma letra morta no nosso dia-a-dia em que o Estado não cumpre suas obrigações mínimas, cobra impostos extorsivos e ainda não quer que a gente diga o que sabe, nem saiba de tudo que acontece

DATAS DE RONDÔNIA

Dia 17 – Em 1956 – O presidente JK assina a Lei 2.731, de autoria do deputado federal amazonense Áureo Melo (natural de Santo Antonio, que quando ele nasce4u ainda era Mato Grosso), denominando Rondônia o Território Federal do Guaporé (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 18 – Em 1919 – Chega a Porto Velho o reverendo Eurico A. Nelson, da Igreja Batista que realiza no dia 24 um seminário com o tema “Vencer” (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)

Dia 18 – Em 1964 – Tendo á frente o padre Alexandre Bendoraites, a diocese de Guajará-Mirim faz funcionar a Rádio Educadora (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)

Dia 18 – Em 1974 – Eleição da primeira diretoria da OAB/RO. O eleito foi o advogado Fouad Darwich Zacharias, que já vinha presidindo a Comissão organizadora da seccional. (Ata da primeira eleição da seccional da OAB)

Dia 19 – Em 1958 – O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono de Rondônia, morre no Rio de Janeiro (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)

Inté outro dia, se Deus quiser!

Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)