Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011 - 20h05
Leia no “pé” da coluna o comentário: “A culpa é do mordomo, como sempre...”
Depois confira fatos históricos de Rondônia.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Será que os deputados que apoiaram o mínimo em 545 reais topariam experimentar passar um mês com tanto dinheiro?
MOREIRA
O deputado Moreira Mendes foi o único de Rondônia que votou a favor do mínimo em 560 reais (o que já é uma porcaria!). Os outros foram contra à exceção do deputado Garçom que preferiu se abster. Quer dizer: nem sim, nem não.
ATENDIMENTO
De ruim para pior o atendimento a quem procura informação sobre o IPTU, fato que denigre a administração do prefeito Roberto Sobrinho. Quem tem o que fazer, inclusive ir trabalhar, pode esquecer, porque o atendimento é ruim, demorado esse alguém reclama logo há quem aponte, do outro lado do balcão, para aquela placa que ameaça quem desacatar funcionário público. E quando o funcionário público desacata e não atende bem ao cidadão?
A FRASE
“Eu não tenho medo da lei. Tenho medo é do guarda da esquina que vai aplicar a Lei” (Atribuída a Pedro Aleixo que, como vice-presidente da República negou-se em assinar o AI-5. De castigo, quando Costa e Silva adoeceu, Pedro Aleixo nem assumiu a vaga que por Lei era sua)
ARTORIDADE
Está nas manchetes o juiz do Rio de Janeiro que carteirou uma agente de trânsito quando ele dirigia sem habilitação, e ainda mandou prender a servidora. De quebra, segundo o site oglobo.globo.com, a artoridade tem muita estrepolia, tudo, claro, “em segredo de justiça”, um instituto absurdo que só serve para proteger, dentre outros, artoridades que desrespeitam a lei ou a usam em benefício próprio. Já o cidadão comum não tem esse “direito”.
IMPOSTO DE RENDA
Compra de medicamento de uso controlado poderá ser abatido no imposto de renda, com forme pretende o senador Ciro Nogueira (PP-PI), que apresentou um projeto, exigindo que o interessado apresente a nota fiscal, o que é justo. Vai ver os mesmos deputados e senadores que juraram ao eleitor que iriam trabalhar a favor do cidadão vão reprovar o projeto. Esperem para ver....
CHEIRANDO
Essa estória (história) do aumento de passagem de ônibus em Porto Velho está me cheirando disputa intestina do PT, já voltada para a eleição do ano que vem.
“A CULPA É DO MORDOMO, COMO SEMPRE...”
Sherlock Holmes, o super detetive inglês, quando chegava à conclusão de um causo dizia para seu auxiliar que estava confirmada sua teoria inicial, de que “a culpa é do mordomo”. O que se assiste atualmente no Brasil com relação à censura na imprensa é o típico caso de culpar o mordomo. Aliás, para ser sincero, aquelas pressões sobre o site wilkileakis são uma clara demonstração de tendência mundial de culpar a imprensa.
Segundo o site congressoemfoco.org.br, em Mossoró, uma espécie de feudo da família Rosado no Rio Grande do Norte, o blogueiro Carlos Santos está sendo a vítima de pressão, processos e interpelações judiciais porque denunciou problemas envolvendo a prefeita e o respectivo. A mesma fonte destaca que em Mato Grosso, porque denunciaram fatos de mais de 100 ações judiciais contra o deputado estadual José Riva, outros dois jornalistas, Enock cavaclanti e Adriana Vanhoni foram proibidos pela Justiça (eu falei Justiça? Desculpem leitores) de emitir opiniões sobre os casos.
O jornal O Estado de São Paulo, porque publicou matéria envolvendo Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, está sob censura com relação a qualquer nova notícia do caso, desde 2009.Este é o Brasil, onde só no governo JK é que se respirou efetivamente do que chamamos liberdade de imprensa. Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), só na primeira metade de 2010 o Google foi obrigado por autoridades brasileiras a tirar do ar 398 textos jornalísticos. Foi recorde mundial do período, o dobro do segundo da lista, a Líbia.
No tempo dos “anos de chumbo” era comum acontecer isso, mas não se estava numa democracia como dizem acontecer agora. Bom, vivi aquela época como repórter e como repórter fui demitido a pedido de um governador, já no período “democrático”. Só torço que meus netos possam respirar a liberdade que preconiza a Constituição Federal mas que, como tantas outras coisas, parece ser apenas mais uma letra morta no nosso dia-a-dia em que o Estado não cumpre suas obrigações mínimas, cobra impostos extorsivos e ainda não quer que a gente diga o que sabe, nem saiba de tudo que acontece
DATAS DE RONDÔNIA
Dia 17 – Em 1956 – O presidente JK assina a Lei 2.731, de autoria do deputado federal amazonense Áureo Melo (natural de Santo Antonio, que quando ele nasce4u ainda era Mato Grosso), denominando Rondônia o Território Federal do Guaporé (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 18 – Em 1919 – Chega a Porto Velho o reverendo Eurico A. Nelson, da Igreja Batista que realiza no dia 24 um seminário com o tema “Vencer” (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 18 – Em 1964 – Tendo á frente o padre Alexandre Bendoraites, a diocese de Guajará-Mirim faz funcionar a Rádio Educadora (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
Dia 18 – Em 1974 – Eleição da primeira diretoria da OAB/RO. O eleito foi o advogado Fouad Darwich Zacharias, que já vinha presidindo a Comissão organizadora da seccional. (Ata da primeira eleição da seccional da OAB)
Dia 19 – Em 1958 – O marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono de Rondônia, morre no Rio de Janeiro (Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e