Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 17/09/11


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Foi o fato de não ter eleição este ano que reduziu a fumaça de queimadas que, emtodos os anos eleitorais, sufocam Rondônia?

 
 

LIVRE PENSAR

Conheço pessoas que chamam de “nazista” e “de direita” quem não concorda com elas. O fato veio à lembrança numa conversa com estudantes. Uma moça criticou minha posição a favor de mudar a legislação no caso do “di menor”. “Só quem não quer uma sociedade justa critica o ECA”, finalizou. Perguntei se ela tem filho. Tem, de 14 anos. Perguntei se o filho dela vai chegar aos 18 anos com a “ficha limpa”. “Claro”, disse a estudante. Aí questionei: “É justo que seu filho, sem qualquer passagem com ação delituosa seja, aos 18, igualado àquele “di menor” que já matou, já roubou, já estuprou, e que inicie a maioridade com a “ficha limpa?”. Para minha surpresa e dos outros ela deu um categórico “Não!”. Depois o “politicamente incorreto” sou eu.

 

LITERATURA

A Academia de Letras de Rondônia, em conjunto com a Fundação Iaripuna e a Academia Rondoniense dos Poetas, realiza dia 27 mais uma edição do projeto “Terça da Literatura”. No Mercado Cultural das 19 às 22 horas. Coloque na sua agenda e vá conhecer os nossos escritores de todas as tendências.

 

E POR AQUI?

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro negou recurso do banco Itau contra a sentença que o condenou a depositar R$ 58 na conta de cada correntista dos quais o banco cobrou “tarifa de renovação de cadastro”, em 2009. A ação foi movida pelo Ministério Público do Estado. E por aqui, que tal nosso MP dar uma olhada se houve a cobrança?

 

CAMPANHA

Sede da prefeitura de Porto Velho à época em que o município ia da beira do Madeira até Vilhena, o que equivaleria hoje a mais de 45 dos atuais 42 municípios rondonienses, local onde funcionou a Câmara Municipal de 1969 até a década de 1980, o prédio da ladeira Comendador Centeno está transformado em antro de vagabundagem. A Associação Cultural Rio Madeira quer revitalizar o prédio e instalar ali, dentre outros projetos, o Museu da Oralidade. Falta só a Prefeitura, distante não mais de 100 metros, se interessar pelo caso.

 

ESCOLA

Ao anúncio do governador Confúcio Moura de criar uma “escola de elite” tendo como piloto um colégio de Porto Velho, professores e membros da comunidade de Vilhena saíram na frente, pretendendo montar um modelo. Pelo que soube o vilhenense Júlio Olivar, secretário da Seduc, e o próprio governador, poderiam conversar com a turma lá do sul do Estado e conhecer o projeto deles. A gente sempre aprende alguma coisa ouvindo os outros....

 

LEMBRANDO

Em 1992 o Carmela Dutra tornou-se pioneiro em realizar vestibulinho para ingresso no ensino médio. Resultados bons nos vestibulares de então.

 

MENOS PARA QUEM PAGA

À marca de 12 milhões de famílias, atualmente, que recebem o “bolsa família”, o governo federal anuncia abertura de mais vagas. Bom para quem não quer trabalhar e péssimo para quem trabalha e ainda é obrigado a dar dinheiro ao Governo para alimentar a indústria da miséria.

Fazer festa e aparecer com o dinheiro dos outros é uma beleza.

 

ABUSO

A transformação de calçadas e ruas de Porto Velho em expositores de veículos é um abuso sem tamanho, contra o cidadão e uma forma de concorrência desleal contra empresas que mantém seus estoques em pátios internos. Mas nossos responsáveis pela fiscalização preferem fazer de conta que está tudo bem. Na área da igreja de São Cristóvão um revendedor de carros usados ocupa todo espaço 24 horas por dia. Os paroquianos já tentaram dialogar com ele, já buscaram a prefeitura e não conseguem nada. Dá até para desconfiar....

 

MINISTÉRIO

Uma das razões de eu ser favorável ao parlamentarismo é isso: num regime como tal certamente o primeiro ministro e todo seu governo teria ido embora. Aqui, não. Sai um enrolado entra outro, mas o Ministério não é da República. É feudo partidário e continua o escambo.

 

À SOLTA

Depois alguns pais têm coragem de culpar a escola quando ocorre algo errado com seus filhos. Ou, então, ficam chorando o “leite derramado”. É cada vez maior o número de escolares que em horário de aula estão perambulando pela área da Madeira-Mamoré.
 

 

DATAS DE RONDÔNIA

(16 a 21 de setmbro)


Dia 16 – Em 1944 – No clube Internacional, com a presença do governador Jesus Burlamaqui Hosana, foi fundado o Rotary Clube de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 16 – Em 1992 – O presidente da Assembléia Legislativa deputado Silvernani Santos assume o governo do Estado, com o afastamento do governador Osvaldo Piana (por doença) e do vice Assis Canuto (em viagem ao exterior). Até dia 22 (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 16 – Em 1980 – O Ferroviário ganha o Copão da Amazônia de futebol. (Jornal Alto Madeira).

Dia 18 – Em 1946 – Promulgada a nova Constituição Federal. Ela estabelece que cada Território Federal terá direito a eleger um deputado federal a 1º de janeiro de 1947(Esron Penha de Menezes, Retalhos para a História de Rondônia)

Dia 19 – Em 1944 – O decreto 19 do Governo do Território cria a Banda de Música da Guarda Territorial, com 27 membros. O maestro era o GT Antônio Pires (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 19 – Em 1947 – O governador Frederico Trotta assina o decreto 47, criando o Curso Normal Regional Carmela Dutra (Jornal Alto Madeira).

Dia 21 – Em 1913 – Inaugurada a igreja de Santo Antonio, o primeiro templo religioso da região onde hoje é Rondônia, no então município matogrossense de Santo Antonio, desde 1945 um bairro de Porto Velho (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)

Dia 21 – Em 1943 – O presidente Getúlio Vargas assina o decreto-lei 5.839 estabelecendo competências dos governadores dos Territórios Federais (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)

Dia 21 – Em 1943 – Pelo decreto-lei 5.839 o Território do Guaporé fica com quatro municípios: Lábrea (devolvido ao Amazonas em 1944), Santo Antonio (incorporado como bairro a Porto Velho em 1945), Guajará-Mirim e Porto Velho (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Inté outro dia, se Deus quiser!

Gente de Opinião Gente de Opinião


Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)