Sábado, 18 de setembro de 2010 - 20h32
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Será que as obras do PAC em Porto Velho vão ter continuidade depois das eleições ou vão parar e esperar a próxima?
ROCHILMER
Com atraso a coluna presta homenagem à memória do jornalista, advogado, desportista e conselheiro aposentado do TCE Rochilmer Mello da Rocha, a quem conheci desde quando vim para cá e responsável por minha permanência em Rondônia. Foi chefe muito querido de todos nós que trabalhamos em A Tribuna até que saiu de lá para assessorar o governador Jorge Teixeira. À dona Margarida, cujo trabalho social já merece o reconhecimento da comunidade, ao filho e às três filhas e demais familiares, meu, e de minha família, mais sincero sentimento. Que o exemplo dele frutifique e se multiplique!
LIVRO
Será no Café Madeira, lá onde começa a Avenida Carlos Gomes, que o misto de fotógrafo e escritor Luiz Brito vai lançar na próxima quinta-feira, 22, a nova edição de seu trabalho “Revelando Porto Velho”, uma viagem em fotos e textos de fatos, coisas e personagens da cidade. Às 19h30.
ENCORO
Reserve espaço na sua agenda e vá assistir, quinta e sexta-feira, ao Encontro de Corais – Encoro, no Teatro Banzeiros, a partir das 19h30. Vá conhecer ali o trabalho realizado por gente que gosta de música e que desenvolve uma ação importante nesse setor da nossa cultura. Para sua realização, a professora, maestrina e cantora lírica Raquel Lyrio está em ritmo mais que acelerado para acertar os finalmente do Encoro, que tem a parceria da Academia de Letras de Rondônia, do Ministério Público e da Fundação Iaripuna.
CIDADANIA
Quanto é que comerciantes que mantém preços terminando em 99 centavos faturam com a nossa mania de não cobrarmos o troco? Ou dos que entregam bom-bons como se fosse troco de muitos centavos? Quem compra tem o dever de ter em mãos o valor capaz de pagar o material que adquire. Mas o comerciante tem a obrigação de lhe voltar o troco em dinheiro. Exerça sua cidadania. Cobre seu troco. É coisa pouca? Então faça as contas e imagine quanto, por dia, de centavos fica no caixa, e aí você terá o volume. Não deixe por menos: cobre o que lhe é de direito!
PEC
E a badalada PEC, parou? Acabou? Ou será outro 171 aplicado sobre o funcionalismo? Daqui a dois anos teremos outra eleição e aí, quem sabe....
DINHEIRAMA
Entreouvido em boteco na noitada da calçada da fama: “Será que a Receita Federal brasileira faz cruzamento de informações sobre bens de declarantes?”. Na sequência alguém lembrou que nos Estados Unidos isso é comum e pega muita gente. Já aqui não sei informar. Você sabe?
GIRATÓRIO
Algumas sugestões aos responsáveis do programa Palco Giratório, do SESC: 1) Analisar as peças. Algumas acabam gerando críticas de espectadores, seja por excesso de palavrões e gestos impróprios para as presenças de crianças, e muita gente saindo antes da hora; 2) Horário: em vários casos houve segunda apresentação sem que se antecipasse, mesmo com o público formando enorme fila já às 19h30, a hora marcada para a primeira, sempre às 20h30. Não custa nada usar do bom-senso. Há outras. Mas fico por aqui.
DATAS DE RONDÔNIA
(De 16 a 19 de setembro)
Dia 16 – Em 1944 – No clube Internacional com a presença do governador Jesus Burlamaqui Hosana, é fundado o Rotary Clube de Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 16 – Em 1992 – O presidente da Assembléia Legislativa deputado Silvernani Santos assume o governo do Estado com o afastamento do governador (por doença) e do vice (em viagem ao exterior). Até dia 22 (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 16 – Em 1980 – O Ferroviário, de Porto Velho, ganha o Copão da Amazônia de F utebol. (Jornal Alto Madeira)
Dia 18 – Em 1946 – Promulgada a Constituição Federal. Ela estabelece que cada Território terá direito a eleger um deputado federal (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 19 – Em 1944 – O decreto 19 do Governo do Território cria a Banda de Música da Guarda Territorial, com 27 membros. O maestro era o GT Antônio Pires (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé)
Dia 19 – Em 1947 – O governador Frederico Trotta assina o decreto 47, criando o Curso Normal Regional Carmela Dutra (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte: Lúcio Albuquerque - jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e