Domingo, 19 de fevereiro de 2012 - 10h11
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Que respondam os economistas: O Brasil está imune ao tsunami que o mundo vivencia ou somos engabelados com um novo milagre econômico?
MEDALHA RONDON
O conselho da Medalha Rondon estuda definições claras de critérios para concessão da maior comenda do Estado. A Academia de Letras e o Instituto Histórico defendem desde 2010 que o mérito da Ordem seja realmente meritório e se evite o que aconteceu no período 2003/2010, quando pessoas sem serviços efetivamente prestados ao Estado foram agraciadas. Já há posicionamentos a favor da revisão geral das concessões para que se tornem nulas as que foram concedidas em autências "ações entre amigos".
LEITORES
Recebi vários telefonemas e mensagens em meu email de pessoas que leram o comentário feito sobre a audiência pública realizada esta semana que finda pela Assembleia Legislativa. Como sempre, alguns reclamando, outros elogiando. Interessante que houve gente questionando a não citação do nome do senador Cassol. Apenas entendi que para o objetivo do comentário não caberia a citação.
LUMINOSO
Aquela placa luminosa no prédio da esquina da Guanabara com a Carlos Gomes, bem acima do semáforo, pode causar um acidente grave, porque chama muito a atenção e até pode confundir os motoristas. Como sempre as autoridades fazem de conta que nada tem a ver, sem usar o “prevenir é melhor que remediar”.
RENUNCIOU
O presidente da Alemanha renunciou. Tudo por causa de um empréstimo feito de forma irregular quando nem era presidente, e de um pecadinho de nada, telefonar ao editor de um jornal para impedir matéria que iria tratar daquele empréstimo. Complicados os alemães: no Brasil a base aliada se uniria para impedir qualquer coisa, sob a manjadíssima alegação da necessidade de evitar prejuízos à governabilidade.
MANTEGA
Nada a ver com a nota acima, mas a base aliada está mais que mobilizada para evitar que o ministro Mantega abra a boca no caso que envolve seu amigo demitido da Casa da Moeda por acusação de corrupção. Já na Alemanha.....
EXPOSITORES
Calçadas, ruas e outros logradouros públicos estão tomados como expositores de mercadorias de todas as ordens em Porto Velho onde, pelo visto, o Código de Postura só serve mesmo para prejudicar a cultura, como aconteceu há alguns meses no mercado cultural. Camelôs, vendedores de carros e motos, oficinas de consertos, tudo em cima de calçadas ou no meio da rua. Enquanto isso a Prefeitura faz de conta que não enxerga. Por desconhecimento ou conivência?
DATAS DE RONDÔNIA
(19 a 23 de fevereiro)
Dia 19 – Em 1997 – Inaugurado o sistema de telefonia celular em Ji-Paraná (Revista Ji-Paraná e suas histórias).
Dia 20 – Em 1944 – O Congresso Nacional recebe o Plano Rodoviária Nacional, assinado pelo engenheiro Yedo Fiúza propondo a Rodovia Acreana, ligando Rio Branco (AC) a Cuiabá (MT) (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 22 – Em 1951 – Petrônio Barcelos assume o governo do Território (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 23 – Em 1974 – Instalada oficialmente a seccional da OAB em Rondônia. A advogada Salma Roumiê é a única mulher a assinar a ata de fundação (Lúcio Albuquerque, A Mulher em Rondônia).
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e