Quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 21h58
PROCON NELES
Olhai, PROCON, que tal dar uma olhada na propaganda que vem sendo distribuída pela empresa construtora do residencial “Bosques do Madeira”? Segundo o panfleto, o residencial, localizado na Estrada de Santo Antonio, logo após o Clube dos Magistrados, tem acesso fácil e rápido a partir do centro, sem trânsito. Se alguém pensa em comprar é bom antes fazer o percurso “a partir do centro”, quer dizer, da área central da cidade. Já na Rogério Weber o trânsito complica e ao entrar na Estrada de Santo Antonio fica praticamente intransitável, especialmente nos horários de pico, quando além dos cotejos fúnebres também veículos da construtora da hidrelétrica e mais dos moradores da região e dos que trabalham ali podem facilmente provar que o PROCON deve agir, “de ofício”.
CAPITÃO ALÍPIO
O escritor Hugo Evangelista lança nesta sexta-feira, 22, em Guajará-Mirim sua nova obra, dessa vez sobre seu tio, o Capitão Alípio, figura histórica da segurança pública entre 1940 e 1970 na região da fronteira. Considerado um dos quatro grandes nomes do vale do Guaporé;Mamoré - os outros são o bispo dom Xavier Rey, o coronel Paulo Saldanha e o funcionário público Walter Bártolo (o único ainda vivo do grupo), o Capitão Alípio, cujo livro biográfico deverá ser apresentado ao público porto-velhense nos próximos dias, é uma das figuras que fizeram a nossa história e não podem ser esquecidas.
NEOFARISEUS
O professor Abnael Machado de Lima, membro e fundador da Academia de Letras de Rondônia, em sua coluna no gentedeopiniao.com.br, com o título INTRANSIGÊNCIAS DOS NEOFARISEUS, aborda um tema preocupante: a realização de cultos em órgãos públicos, constitucionalmente laicos, em pleno horário de trabalho, destacando essa prática no que ele chama de “Casa das Leis”, possível referência a Assembleia Legislativa. A questão, destaca o professor Abnael, fere o princípio constitucional de que o Estado é laico e acaba prejudicando o cidadão que muitas vezes tem de esperar para resolver problemas porque funcionários estão orando, quando deveriam estar trabalhando, pelo que são pagos.
OUTRA DO MEC
Esta aqui saiu no site UOL, matéria da Folha de São Paulo, dia 3 de junho passado. Dirão alguns que faz tempo. Mas é interessante anotar como o MEC anda errando muito,: Segundo a notícia, “O Ministério da Educação gastou R$ 14 milhões para distribuir material didático com erros de matemática a 37 mil escolas de educação no campo no ano passado. Nele se aprende, por exemplo, que 10-7=4 e que 16-8=6. Há ainda exercícios que remetem à página errada e frases incompletas.” O MEC anunciou ter mandado retirar a cartilha mas, convenhamos, é muito erro para um ministro só.
ESTE É O BRASIL
Quem quiser que fique estarrecido: Alegando que a lei não cita prisão temporária para quem comete lesão corporal, um juiz paulista mandou soltar um criminoso que, junto com outros criminosos, atacaram pai e filho e deceparam a orelha do genitor do rapaz. Este é o Brasil em que vivemos e no qual, cada vez menos temos segurança e a Justiça age dessa forma, tornando a cada um de nós, que procuramos respeitar a Lei, sem entender por que se manda colocar em liberdade quem cometeu uma barbaridade de tal tipo. Será que se fosse um figurão o juiz agiria dessa mesma maneira?
COBIJA
Participei no último final de semana de um Congresso de Escritores em Cobija, hospedado no Hotel Asai (areista@yahoo.com). Para quem vai àquela cidade boliviana, uma boa opção é ficar no Asai, onde a maioria dos funcionários fala fluentemente português, as cabanas são muito boas, o atendimento é bem familiar e tem um café da manhã bom. Em tempo: antes que alguém pense que levei “algum” pelo “comercial”, ressalto que paguei minha hospedagem pelo preço de tabela. Faço o registro apenas porque gostei da hospedagem e do atendimento.
MENORES
É cada vez maior o número de menores perambulando pela cidade, sem que se observe qualquer ação para reduzir ou evitar isso, afora casos esporádicos quando a mídia é convocada para tal ou quando acontece um fato escabroso. Agora, se você pretende fazer uma festa num clube, aí, com certeza, vai aparecer a fiscalização. Aliás, em pleno horário diurno de aulas, é comum o pátio da Madeira-Mamoré ficar cheio de jovens que bem poderiam estar na escola. É só ir lá para conferir.
DATAS DE RONDÔNIA
(15 a 19 de julho)
Dia 15 – Em 1924 – Nasce o futuro deputado federal Áureo Bringel de Mello que como deputado federal (AM) em 1956 seria o autor do projeto que mudou o nome do Território Federal de Guaporé para Rondônia (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 16 – Em 1972 – O INCRA inicia a implantação do projeto Gy-Paraná, na região de Cacoal (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia).
Dia 16 – Em 1983 – Com 246 artigos, é aprovada a primeira Constituição do Estado de Rondônia, pela Assembléia Estadual Constituinte (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 17 – Em 1947 – A senhorita Carolina Figueiredo torna-se a primeira mulher a pilotar um avião saindo de Porto Velho, numa viagem até Guajará-Mirim (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 17 – Em 1948 – O seringalista Joaquim Pereira da Rocha envia ao deputado federal Aluízio Ferreira, com pedido de análise laboratorial, de amostras de uma terra preta recolhida em sua propriedade. Os testes confirmaram alto teor de cassiterita (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 19 – Em 1991 – O Congresso Nacional aprova a Lei 8.210 criando a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e