Quarta-feira, 23 de julho de 2014 - 16h03
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Quando vão consertar os equipamentos e a pista do Parque da Cidade?
DENÚNCIA
A denúncia feita pelo Alan Alex, sobre o encaminhamento de uma carta assinada pelo pastor Joel Holder, a fiéis da congregação denominada Assembleia de Deus (veja em http://www.rondoniaovivo.com.br/hotsite/lerConteudo.php?news=116341) documento pedindo para que votem em dois candidatos, um deles, conforme o jornalista, genro de importante dirigente de entidade da IEAD, é muito grave e deve merecer toda ação do Ministério Público. Até porque, conforme a coluna, um dos braços da Assembleia de Deus recebe dinheiro público, vai daí.....
SEM NOVIDADE
Mas para quem assessorou campanhas políticas como este aprendiz de repórter de província, não é novidade que dirigentes religiosos dirijam-se a seus fiéis para que votem nos preferidos desses dirigentes. Nem vou listar aqui quantos desses puros sangue, quando eleitos, fazem suas estrepolias.
NA MISSA
Em 1989 eu estava acompanhando o presidente da Assembleia Legislativa Osvaldo Piana e, numa folga, fui a missa em Cacoal. Durante a homilia o celebrante simplesmente pediu votos para o candidato Lula. Eu e mais outro membro da assessoria do Piana (que não estava no local) nos levantamos e dissemos ao padre que ele pode ter sua preferência política. Como cidadão. Mas não durante um ofício religioso. A coisa terminou por aí.
MAS DUVIDO.....
Mas tenho dúvidas se algum fiel da IEAD vai ter coragem de peitar o pastor Joel Holder, por quem eu nutria forte respeito.
CHUVA
Pelo visto a chuva do caju chegou mais cedo. E ainda terça-feira o prefeito Mauro Nasif deixava antever que poderemos ter um período chuvoso naquele nível deste ano. Então, que tal começar medidas preventivas bem agora e não esperar que as coisas desgringolem como já ocorreu?
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Que tal vocês darem uma olhada nas lanchonetes da cidade? Sempre é bom dar uma passada, inclusive nas grandes, no shopping, aquelas do entorno do shopping e outras mais, até no aeroporto.
DE QUEBRA....
Façam uma inspeção em aparelhos de refrigeração em bancos e ônibus intermunicipais. Não custa nada e, creio, é até obrigação de vocês.
DATAS DE RONDÔNIA
De 20 a 26 de julho
Dia 20 – Em 1917 – O conselho Municipal (Câmara) aprovou Lei doando à diocese do Amazonas uma área para construção da catedral de Porto Velho, autorizando o superintendente a usar verba pública para construir a praça em frente à igreja (Abnael Machado de Lima, Porto Velho – de Guapindaia a Roberto Sobrinho).
Dia 22 – em 1961 – O seringueiro Gabriel registra num cartório de Porto Velho a UDV – União do Vegetal, oficializando o que mais tarde passou a ser chamado por alguns de seita e, por seguidores, de religião (Montezuma Cruz, em gentedeopiniao.com.br).
Dia 24 – Em 1947 – O governador Joaquim Vivente Rondon cria o jornal O Guaporé, semanal, para ser uma espécie de Diário Oficial do Território, órgão que foi extinto no ano seguinte (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 24 – Em 2009 – A Câmara ji-paranaense cria oficialmente os distritos de Nova Colina e Nova Londrina, naquele município (Revista Ji-Paraná e suas histórias)
Dia 25 – Em 1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 25 – Em 1961 – Criada, pelo Decreto 51.024 a Rebio/Ji-Paraná – Reserva Biológica de Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
26 – 1910 – Instalada a Agência Postal de Porto Velho, tendo como agente o sr. Felinto Costa (Abnael Machado de Lima, Porto Velho – de Guapindaia a Roberto Sobrinho).
Dia 26 – Em 1922 – A localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 26 – Em 1924 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira assume o comando do Forte de Óbidos, onde lidera a seguir a revolta e dali foge, localizando-se a seguir no Rio Guaporé (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)
Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã