Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 20/07/14


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Quando vão consertar os equipamentos e a pista do Parque da Cidade?

DENÚNCIA

A denúncia feita pelo Alan Alex, sobre o encaminhamento de uma carta assinada pelo pastor Joel Holder, a fiéis da congregação denominada Assembleia de Deus (veja em  http://www.rondoniaovivo.com.br/hotsite/lerConteudo.php?news=116341) documento pedindo para que votem em dois candidatos, um deles, conforme o jornalista, genro de importante dirigente de entidade da IEAD, é muito grave e deve merecer toda ação do Ministério Público. Até porque, conforme a coluna, um dos braços da Assembleia de Deus recebe dinheiro público, vai daí.....

SEM NOVIDADE

Mas para quem assessorou campanhas políticas como este aprendiz de repórter de província, não é novidade que dirigentes religiosos dirijam-se a seus fiéis para que votem nos preferidos desses dirigentes. Nem vou listar aqui quantos desses puros sangue, quando eleitos, fazem suas estrepolias.

NA MISSA

Em 1989 eu estava acompanhando o presidente da Assembleia Legislativa Osvaldo Piana e, numa folga, fui a missa em Cacoal. Durante a homilia o celebrante simplesmente pediu votos para o candidato Lula. Eu e mais outro membro da assessoria do Piana (que não estava no local) nos levantamos e dissemos ao padre que ele pode ter sua preferência política. Como cidadão. Mas não durante um ofício religioso. A coisa terminou por aí.

MAS DUVIDO.....

Mas tenho dúvidas se algum fiel da IEAD vai ter coragem de peitar o pastor Joel Holder, por quem eu nutria forte respeito.

CHUVA

Pelo visto a chuva do caju chegou mais cedo. E ainda terça-feira o prefeito Mauro Nasif deixava antever que poderemos ter um período chuvoso naquele nível deste ano. Então, que tal começar medidas preventivas bem agora e não esperar que as coisas desgringolem  como já ocorreu?

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Que tal vocês darem uma olhada nas lanchonetes da cidade? Sempre é bom dar uma passada, inclusive nas grandes, no shopping, aquelas do entorno do shopping e outras mais, até no aeroporto.

DE QUEBRA....

Façam uma inspeção em aparelhos de refrigeração em bancos e ônibus intermunicipais. Não custa nada e, creio, é até obrigação de vocês.
 

DATAS DE RONDÔNIA

De 20 a 26 de julho
 

Dia 20 – Em 1917 – O conselho Municipal (Câmara) aprovou Lei doando à diocese do Amazonas uma área para construção da catedral de Porto Velho, autorizando o superintendente a usar verba pública para construir a praça em frente à igreja (Abnael Machado de Lima, Porto Velho – de Guapindaia a Roberto Sobrinho).

Dia 22 – em 1961 – O seringueiro Gabriel registra num cartório de Porto Velho a UDV – União do Vegetal, oficializando o que mais tarde passou a ser chamado por alguns de seita e, por seguidores, de religião (Montezuma Cruz, em gentedeopiniao.com.br).

Dia 24 – Em 1947 – O governador Joaquim Vivente Rondon cria o jornal O Guaporé, semanal, para ser uma espécie de Diário Oficial do Território, órgão que foi extinto no ano seguinte (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 24 – Em 2009 – A Câmara ji-paranaense cria oficialmente os distritos de Nova Colina e Nova Londrina, naquele município (Revista Ji-Paraná e suas histórias)

Dia 25 – Em 1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 25 – Em 1961 – Criada, pelo Decreto 51.024 a Rebio/Ji-Paraná – Reserva Biológica de Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)

26 – 1910 – Instalada a Agência Postal de Porto Velho, tendo como agente o sr. Felinto Costa (Abnael Machado de Lima, Porto Velho – de Guapindaia a Roberto Sobrinho).

Dia 26 – Em 1922 – A localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)

Dia 26 – Em 1924 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira assume o comando do Forte de Óbidos, onde lidera a seguir a revolta e dali foge, localizando-se a seguir no Rio Guaporé (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).
 

Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)