Terça-feira, 20 de novembro de 2012 - 13h02
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Se falta dinheiro para a máquina do Estado andar, como justificar a dinheirama dada como isenção às usinas?
QUEM BOTA O GUIZO NO GATO?
Segundo o articulista Claúdio Humberto (claudiohumberto.com.br), a Lei de Segurança Nacional pode ser usada contra envolvidos nos atentados a policiais, delegacias, ônibus e ordem pública. Ele lembra que “o tema é controverso, mas recorrente entre procuradores da República”. Ele cita que a LSN (chamada pelos politicamente corretos de "entulho autoritário"), prevista na Constituição, pode ser acionada por iniciativa do Ministério Público, da Justiça Federal ou Justiça Militar ou o ministro da Justiça.. A pergunta, faço eu: Neste país do “politicamente correto” e em que “o errado é que está certo”, qual dos citados vai querer botar o guizo no gato?
HISTÓRIA
Quem não está participando perde e muito: o Encontro de História promovido pelos alunos do curso de História da UNIR, realizado até sexta-feira na ULBRA, tem uma programação de alto nível. Manhã, tarde e noite. Lamentável que, principalmente os estudantes, não estejam fazendo perguntas.
FALTA DE PAUTA?]
A transmissão contínua de matérias sobre o julgamento do Bruno, ex-goleiro do Flamengo, pela novela que montaram nas rádios e televisões, dá a impressão de que falta tema para pauta, e isso em noticiário nacional. Depois reclamam quando se compara o jornalismo de antes com o de agora, recheado de matérias policiais (fáceis e baratas de fazer) e pouca ou quase nada informação de utilidade pública.
ANOS 60
Nesta sexta-feira, 23, na Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado, Festa Retrô. Música dos anos 60/70. Contatos com o Uchôa, pelo 9208 9141.
LIVRES PARA VOAR
Alegando “erro técnico” do MP juiz extinguiu ação contra Lula e Amir Lando. Segundo site UOL.com.br, cartas assinada pelo senhor Luiz Inácio e pelo então Ministro da Previdência Amir Lando a segurados do INSS, de outubro a dezembro de 2004, teriam beneficiado o banco BMG. É bom lembrar que em outubro era o período de eleição.
COMO JUSTIFICAR?
Enquanto o governador e secretários espalham aos quatro ventos que o Estado está, praticamente, em regime de pré-falência e perigando até mesmo não ter dinheiro para saldar salários de servidores, como justificar a montanha de dinheiro concedida em forma de isenção para as usinas? Aliás, sobre essa alegação da falta de dinheiro é voz corrente que pelo menos um importante ex-secretário teria pedido demissão porque não aguentou a crítica sofrida, numa reunião, quando lhe contrapuseram argumentos que desmontavam a alegada falta de dinheiro.
DATAS DE RONDÔNIA
(As datas de Rondônia, do ano todo, você encontra no site culturarondoniense.com.br)
Dia 19 – Em 1915 – Insuflados pela administração norte-americana da Madeira-Mamoré, comerciantes estabelecidos no lado brasileiro de Porto Velho se insurgem contra cobrança de impostos e provocam enormes arruaças (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 21 –Em 1977 – Instalação do município de Ariquemes (Jornal Alto Madeira).
Dia 22 –Em 1977 – Instalação do município de Ji-Paraná (Jornal Alto Madeira).
Dia 23 –Em 1977 – Instalação do município de Vilhena (Jornal Alto Madeira).
Dia 23 –Em 1977 – Em Vilhena é instalada a TV-Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, tendo como diretor João Castilho (Pedro Brasil, Vilhena conta sua História).
Dia 24 –Em 1977 – Instalação do município de Pimenta Bueno (Jornal Alto Madeira).
Dia 26 –Em 1975 – Instalada a Polícia Militar do Território Federal de Rondônia e declarada extinta a Guarda Territorial (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 26 –Em 1977 – Instalação do município de Cacoal, com presença do ministro do Interior Maurício Rangel Reis (Jornal Alto Madeira).
Lúcio Albuquerqu
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e