Sábado, 21 de julho de 2012 - 18h17
PERGUNTAR NÃO OFENDE
É jogo de cena ou armação para beneficiar alguém ou o PT está provando do próprio veneno na greve dos federais?
EXPLICAÇÃO
Seu Benu é um personagem que uso para comentar enganos cometidos pela Imprensa. Na realidade é meu sogro que vai completar 100 anos no próximo fevereiro, com certeza ainda tomando seu uísque e fazendo duas p0alavras cruzadas.
Peço desculpas à assessoria do senador Assis Gurgacz. Talvez por não acompanhar mais de perto o noticiário local, acabei dando uma barrigada.
TOPONÍMIA
A palavra, meio estranha, significa “Estudo lingüístico e histórico da origem dos nomes de lugar”. Para quem conhece o trabalho assinado pelo historiador Abnael Machado de Lima e o pesquisador Gerino Alves Filho, ambos membros da Academia de letras de Rondônia, intitulado “Ruas de Porto Velho” é uma excelente aula. O site culturarondoniense.com.br deve iniciar a publicação em breve.
ENCENA
O Festival Encena na Rua está começando. Vale a pena sair de casa e ir assistir aos espetáculos, no anfiteatro da Madeira-Mamoré.
ESCRITOR
O escritor João Gomes Moreira, membro da Academia de Letras de Rondônia lembra que dia 25, próxima quarta-feira, é o Dia do escritor. E manda o texto a seguir: “A palavra do escritor tem força porque brota de uma situação de não-força. Não fala do Palácio Nacional, da tribuna popular ou dos escritórios do Comitê Central: fala do seu quarto. Não fala em nome da nação, da classe operária, da gleba, das minorias étnicas, dos partidos. Nem sequer fala em nome de si mesmo: a primeira coisa que um verdadeiro escritor faz é duvidar de sua própria existência. A literatura começa quando alguém se pergunta: quem fala em mim quando falo? O poeta e o romancista projetam essa dúvida sobre a linguagem e por isso a criação literária é simultaneamente crítica da linguagem e crítica da própria literatura. A poesia é revelação porque é crítica: abre, desvenda, põe à vista o escondido --- as paixões ocultas, a vertente noturna das coisas, o reverso dos signos. O político representa uma classe, um partido ou uma nação; o escritor não representa ninguém. A voz do político surge de um acordo tácito ou explícito entre os seus representados; a voz do escritor nasce de um desacordo com o mundo ou consigo mesmo, é a expressão da vertigem ante a identidade que se desagrega. O escritor desenha com as suas palavras uma falha, uma fissura. E descobre no rosto do Presidente, do César, do dirigente Amado e do Pai do Povo a mesma falha, a mesma fissura. A literatura desnuda os chefes do seu poder e, desse modo, os humaniza. Devolve-os à sua mortalidade, que é também a nossa.” (texto de Paz, Octávio. Cap. O Escritor e o Poder. (P.352-353), in O Ogro Filantrópico. História e Política. Rio: Ed. Guanabara, 1989.
JUSTIÇA
Thor Batista, em alta velocidade, matou um ciclista supostamente bêbado. Mas voltou a ter direito a dirigir veículos. Antes do fato ele já contava 51 pontos por infrações, mas continuava normalmente. Outro, que invadiu área bloqueada ao trânsito e matou um skatista, não será submetido a tribunal de júri. Decisões da Justiça. Pois é, Justiça.....
BESTEIROL
Depois os estudiosos do assunto não sabem o motivo pelo qual o leitor deixa de comprar jornais ou não se interessa em saber o que está acontecendo. Anda bem ressabiado do festival de pizzas em Brasília (ou você acredita que mensalão e cachoeira vai dar em alguma coisa?). Recentemente um cantor, filho do cantor Daniel, teve um acidente. Ficou mais de 20 dias nas primeiras páginas de vários sites. Neste sábado o stie oglobo.globo.com destaca o fato da cadela de uma socialite ter morrido no dia anterior.
DATAS DE RONDÔNIA
(19 a 26 de julho)
Dia 19 – Em 1991 – O Congresso nacional aprova a Lei 8.210 criando a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (Terezza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).
Dia 22 – em 1961 – O seringueiro Gabriel registra num cartório de Porto Velho a UDV – União do Vegetal, oficializando o que mais tarde passou a ser chamado por alguns de seita e, por seguidores, de “religião” (Montezuma Cruz ,em gentedeopiniao.com.br).
Dia 24 – Em 1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal O Guaporé, semanal, para ser uma espécie de Diário Oficial do Território, órgão que foi extinto no ano seguinte (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet).
Dia 24 – Em 2009 – A Câmara ji-paranaense cria oficialmente os distritos de Nova Colina e Nova Londrina, naquele município (Revista Ji-Paraná e suas histórias).
Dia 25 – Em 1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).
Dia 25 – Em 1961 – Criada, pelo Decreto 51.024 a Rebio/Ji-Paraná –Reserva Biológica de Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).
Dia 26 – Em 1910 – Instalada a Agência Postal de Porto Velho, tendo como agente o sr. Felinto Costa (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 26 – Em 1922 – A localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).
Dia 26 – Em 1924 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira assume o comando do Forte de Óbidos, onde lidera no local a revolta de 1924, também chamada de “A Revolta dos Esquecidos”. Derrotado, Aluízio foge e vem se esconder no Rio Guaporé (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).
Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e