Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 21/07/12


 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

É jogo de cena ou armação para beneficiar alguém ou o PT está provando do próprio veneno na greve dos federais?


 

EXPLICAÇÃO

Seu Benu é um personagem que uso para comentar enganos cometidos pela Imprensa. Na realidade é meu sogro que vai completar 100 anos no próximo fevereiro, com certeza ainda tomando seu uísque e fazendo duas p0alavras cruzadas.

Peço desculpas à assessoria do senador Assis Gurgacz. Talvez por não acompanhar mais de perto o noticiário local, acabei dando uma barrigada.

TOPONÍMIA

A palavra, meio estranha, significa “Estudo lingüístico e histórico da origem dos nomes de lugar”. Para quem conhece o trabalho assinado pelo historiador Abnael Machado de Lima e o pesquisador Gerino Alves Filho, ambos membros da Academia de letras de Rondônia, intitulado “Ruas de Porto Velho” é uma excelente aula. O site culturarondoniense.com.br deve iniciar a publicação em breve.

ENCENA

O Festival Encena na Rua está começando. Vale a pena sair de casa e ir assistir aos espetáculos, no anfiteatro da Madeira-Mamoré.

ESCRITOR

O escritor João Gomes Moreira, membro da Academia de Letras de Rondônia lembra que dia 25, próxima quarta-feira, é o Dia do escritor. E manda o texto a seguir: “A palavra do escritor tem força porque brota de uma situação de não-força. Não fala do Palácio Nacional, da tribuna popular ou dos escritórios do Comitê Central: fala do seu quarto. Não fala em nome da nação, da classe operária, da gleba, das minorias étnicas, dos partidos. Nem sequer fala em nome de si mesmo: a primeira coisa que um verdadeiro escritor faz é duvidar de sua própria existência. A literatura começa quando alguém se pergunta: quem fala em mim quando falo? O poeta e o romancista projetam essa dúvida sobre a linguagem e por isso a criação literária é simultaneamente crítica da linguagem e crítica da própria literatura. A poesia é revelação porque é crítica: abre, desvenda, põe à vista o escondido --- as paixões ocultas, a vertente noturna das coisas, o reverso dos signos. O político representa uma classe, um partido ou uma nação; o escritor não representa ninguém. A voz do político surge de um acordo tácito ou explícito entre os seus representados; a voz do escritor nasce de um desacordo com o mundo ou consigo mesmo, é a expressão da vertigem ante a identidade que se desagrega. O escritor desenha com as suas palavras uma falha, uma fissura. E descobre no rosto do Presidente, do César, do dirigente Amado e do Pai do Povo a mesma falha, a mesma fissura. A literatura desnuda os chefes do seu poder e, desse modo, os humaniza. Devolve-os à sua mortalidade, que é também a nossa.” (texto de Paz, Octávio. Cap. O Escritor e o Poder. (P.352-353), in O Ogro Filantrópico. História e Política. Rio: Ed. Guanabara, 1989.

JUSTIÇA

Thor Batista, em alta velocidade, matou um ciclista supostamente bêbado. Mas voltou a ter direito a dirigir veículos. Antes do fato ele já contava 51 pontos por infrações, mas continuava normalmente. Outro, que invadiu área bloqueada ao trânsito e matou um skatista, não será submetido a tribunal de júri. Decisões da Justiça. Pois é, Justiça.....

BESTEIROL

Depois os estudiosos do assunto não sabem o motivo pelo qual o leitor deixa de comprar jornais ou não se interessa em saber o que está acontecendo. Anda bem ressabiado do festival de pizzas em Brasília (ou você acredita que mensalão e cachoeira vai dar em alguma coisa?). Recentemente um cantor, filho do cantor Daniel, teve um acidente. Ficou mais de 20 dias nas primeiras páginas de vários sites. Neste sábado o stie oglobo.globo.com destaca o fato da cadela de uma socialite ter morrido no dia anterior.

DATAS DE RONDÔNIA

(19 a 26 de julho)

Dia 19 – Em 1991 – O Congresso nacional aprova a Lei 8.210 criando a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (Terezza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 22 – em 1961 – O seringueiro Gabriel registra num cartório de Porto Velho a UDV – União do Vegetal, oficializando o que mais tarde passou a ser chamado por alguns de seita e, por seguidores, de “religião” (Montezuma Cruz ,em gentedeopiniao.com.br).

Dia 24 – Em 1947 – O governador Joaquim Vicente Rondon cria o jornal O Guaporé, semanal, para ser uma espécie de Diário Oficial do Território, órgão que foi extinto no ano seguinte (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet).

Dia 24 – Em 2009 – A Câmara ji-paranaense cria oficialmente os distritos de Nova Colina e Nova Londrina, naquele município (Revista Ji-Paraná e suas histórias).

Dia 25 – Em 1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 25 – Em 1961 – Criada, pelo Decreto 51.024 a Rebio/Ji-Paraná –Reserva Biológica de Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná).

Dia 26 – Em 1910 – Instalada a Agência Postal de Porto Velho, tendo como agente o sr. Felinto Costa (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 26 – Em 1922 – A localidade de Guajará-Mirim é promovida à condição de distrito do município de Santo Antonio (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

Dia 26 – Em 1924 – O tenente Aluízio Pinheiro Ferreira assume o comando do Forte de Óbidos, onde lidera no local a revolta de 1924, também chamada de “A Revolta dos Esquecidos”. Derrotado, Aluízio foge e vem se esconder no Rio Guaporé (Dante Ribeiro da Fonseca, Estudos de História da Amazônia, 1ª Edição).

Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)