Domingo, 21 de agosto de 2011 - 18h03
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Coincidência? Pesquisas pró-Dilma saem em cima de ações da Polícia Federal. Pesquisas repetem Lula em 2006?
LITERATURA
O acadêmico Pedro Albino coordena nesta terça-feira a nova programação cultural da Academia de Letras, a “Terça da Literatura”, parceria com a Fundação Iaripuna a partir das 19 hs no Mercado Cultural. Contatos através do e-mail pedroalbinoaguiar@ig.com.br.
UNIR
O que está havendo com a UNIR? Tenho recebido reclamações de estudantes preocupados com os rumos da nossa Universidade. Mesmo não sendo de sua área, que tal o Governo do Estado e a Assembléia Legislativa começarem a analisar a questão – porque mesmo sendo da União os efeitos da universidade dão-se e refletem em Rondônia.
Foi graças à junção de esforços de funcionários da Camargo Correa na obra do Jirau, de funcionários de uma empresa que realiza o asfaltamento e de alguns passageiros de veículos, que uma fila de mais de 5 quilômetros numa área que está sendo preparada para o asfaltamento, na BR-364, conseguiu ser desfeita. Mas foram mais de seis horas parados, debaixo de chuva, desatolando veículos e sem a presença nem de viaturas da Polícia Rodoviária.
ANIVERSÁRIO
A Academia Guajaramirense de Letras comemorou seu segundo aniversário de fundação com um almoço de confraternização no Pakaas Hotel e uma palestra para estudantes no campus da UNIR/Guajará, sobre a importância da BR-364 para a região. O presidente Paulo Saldanha anunciou que a próxima meta será conseguir um espaço para que a ACL tenha uma sede definitiva.
DUELO
Mesmo alguns fãs dos dois bumbás que disputam o “Duelo da Fronteira”, reclamam pelas ruas de Guajará que foi muito dinheiro. “O melhor seria o governo ter destinado menos e à proporção que a qualidade melhorasse, a cada ano, aumentasse um pouco”.
CANDIDATURAS
Durante o Duelo da Fronteira, houve reunião de pessoal influente na cultura para que um ex-presidente da Iaripuna seja candidato a vereador em Guajará, e que um dos participantes tenha apoio para ser lançado candidato a estadual. Quer dizer: nem só de folclore se tratou durante o Duelo. Em tempo, para não abrir outro item: é comum ouvir-se em Guajará, com relação à prestação de contas da dinheirama que foi destinada aos bois.
POESIA
Até dia 31 o SESC/Esplanada inscreve, em seu Departamento Cultural, para o Concurso de Poesia.
DATAS DE RONDÔNIA
(15 A 23 DE AGOSTO)
15 – 1823 – A Província do Grão Pará, cujas terras abrangiam todos Estados da região Norte, adere à Independência do Brasil(Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia).
Dia 17 – Em 1981 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional o projeto de lei extinguindo o Território Federal do Guaporé e que cria o Estado de Rondônia (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO)
Dia 18 – Em 1988 – O Incra inicia o projeto Buritis (José Lopes de Oliveira – Rondônia, Geopolítica e Estrutura Fundiária)
Dia 20 – Em 1783 – Inaugurado o forte do Real Príncipe da Beira (Nelson de Figueiredo Ribeiro, A Questão Geopolítica da Amazônia)
Dia 21 – Em 1972 – Fundada em 1964, a empresa União Cascavel faz sua primeira viagem no trecho Paraná/Vila Rondônia, a partir de 1977 Ji-Paraná (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
![]() |
![]() |
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (VI) - COM PROGRAMA VARIADO, O CANAL 11
Interessados em conhecer o caminho percorrido para o primeiro canal de televisão, ainda que só uma repetidora em seu projeto, mas logo se afirmando

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (V) - A TV EM RO, GRAÇAS À REDE GLOBO
Em 1974 Porto Velho enfim teve uma emissora de televisão, aliás, naquele ano, duas, e, por incrível que pareça, o Território teve mais uma, em Guajará

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO (IV) – PORTO VELHO CONHECE A TV
A chamada foi feita pela Rádio Caiari, única emissora do Território, convidando a população de Porto Velho para assistir a um programa de televisão a

A MÍDIA ELETRÔNICA EM RO - A CAIARI: O RÁDIO VIA CORREIOS
Em 1961, quando entrou no ar, a Rádio Caiari legalmente não poderia funcionar: era necessária uma licença a ser concedida pelos Correios, mas o padre
Quarta-feira, 1 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)