Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 21/10/11



PERGUNTAR NÃO OFENDE

Será resultado do ‘fogo amigo” a implosão de tantos ministros, o que alimenta o inferno astral na Esplanada dos Ministérios?

Gente de Opinião

LIVRO

O livro (foto acima)  desta coluna é de autoria do acadêmico George Alessandro Gonçalves Braga, poeta, funcionário público, ocupante da cadeira número 5 cujo patrono é o poeta Antonio Frazão Tavernard, na Academia de Letras de Rondônia. O ocupante anterior era o poeta Bolívar Marcelino.

JOSÉ VASCONCELOS

Já escolhi a maior perda do país em 2011: o acreano José Vasconcelos, que ensinou o Brasil pós-1960 a rir, e ensinou os que vieram a seguir, em sua arte de humor, a também fazer rir. Pena que a importância de Zé Vasconcelos tenha sido reduzida à citação de vários veículos da Imprensa apenas como um coadjuvante da Escolinha do Professor Raimundo.

HOJE

Sexta-feira é dia, bem entendido que é à noite, de Mercado Cultural e Ernesto melo. A partir das 20 horas.

MUITO BOM

O show do Silvinho, quinta-feira, no Mercado Cultural. De peito estufado ficou o nada coruja Zé Katraca, que alguns conhecem por Sílvio Santos. O público aplaudiu muito tanto as composições quanto a apresentação. Quem foi, ganhou e gostou. Quem não foi, ainda pode assistir hoje no mesmo local.



VOTAÇÃO

Ativistas culturais estão convocados para a sessão da Câmara Municipal esta segunda-feira, 24, quando os vereadores porto-velhenses vão discutir projeto de alto interesse para o setor. O início da sessão está previsto para 15 horas.

NADA DE NOVO NO FRONT

Tráfico usa carros roubados no Brasil para trocar por cocaína boliviana (Coluna claudiohumberto.com.br, 18.10.11). Para quem vive por aqui, ao ler a nota do colunista, deve cair bem o título do livro “Nada de Novo no Front”, de Erich Maria Remarque.

QUEM MANDA SOU EU

A frase é terminativa. Em importante órgão do Governo estadual o diretor resolve qualquer parada com uma frase lapidar. “O que eu fizer, nem o governador tira, porque quem manda aqui sou eu”. Pelo que se sabe o secretário da pasta tem conhecimento e fica calado. Falta saber se o governador já sabe e se apóia esse comportamento que constrange os profissionais que atuam ali. E demonstra enorme quebra de hierarquia e respeito.

RITA

A artista plástica Rita Queiroz abre dia 28 mais uma mostra de sua excelente arte, sempre considerando temas bem amazônicos. Na Casa de Cultura Ivan Marrocos..

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu Laura Póllan. Pouca gente por aqui sabe quem foi, especialmente aqueles que vêem em Cuba o “paraíso na Terra”. Laura Póllan era uma professora em Havana, que se tornou líder do movimento não-violento para a libertação dos presos de consciência na ilha caribenha. Em tempo: o movimento vai continuar.

DATAS DE RONDÔNIA

(Outubro)

Dia 21 – Em 1979 – Instalada em Vilhena a Igreja Luterana Brasileira (Pedro Brasil, Vilhena conta sua história)


 

Inté outro dia, se Deus quiser!

Gente de Opinião Gente de Opinião


Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (IV)

Opinião pública ou opinião que se publica?O ex-governador Jorge Teixeira costumava repetir que “não existe opinião pública” e o complementava: “O que

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Há 30 anos morria o homem-lenda da Amazônia (III)

Coloque-se em minha situação: há um grande projeto de alto interesse de seu Estado em tramitação final na Câmara dos Deputados, você trabalha com um g

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)