REPERCUSSÃO
Em Ariquemes tomo um táxi e o motorista pergunta se eu vi "o médico que disse que o presidente mentiu". Eu me fiz de gato morto e disse que não sabia da história, perguntei até que presidente era e o camarada mandou: "O senhor é filiado ao PT?". Respondi que não, nem ao PT nem a nenhum partido, porque entendo que todos são, como se diz no Amazonas, "farinha do mesmo saco". Aí ele me conta a história do médico que atendeu o Serra e disse que o senhor Luiz Inácio estava errado ao se pronunciar a respeito. Pois é: o que vale meter o bedelho aonde não se é chamado, ou não se entende do assunto.
TIRIRICA
Estudantes me perguntam o que achei da eleição do Tiririca. Bom, no meu entendimento não foi um voto consciente nem o eleitor pensou em estar realmente exercendo sua cidadania. O voto nele, podem crer, em mais de 95% dos casos, foi o voto de protesto contra a desvalorização da importância que deve tere o Congresso nacional.
BEBERRÕES
Alegando que ninguém está obrigado a produzir provas contra si mesmo, o STJ decidiu que ninguém está obrigado a se submeter a teste de bafômetro ou se dispor a tirar sangue para dosar a quantidade do álcool. É muito fácil dar uma de Pilatos, mas a porta ficou aberta aos que gostam de encher a cara e sair por aí, matando, destruindo famílias e vão para casa, descansar para no outro dia encherem a cara novamente. Cadê as entidades de direitos humanos, OAB e outros para se posicionarem?
AVALIAÇÃO
Ouvi de professores de várias escolas do Estado que, da maneira como está indo a coisa, o nível de aprendizagem vai cair ainda mais. O aluno ganha conceito em tudo o que faz e se submete a uma prova que vale em torno da metade do que deve valer uma prova, para se somar aos pontos do conceito. A coisa está descambando para a galhofa.
REPEITOSAMENTE
Com todo o respeito parece até aquele caso dos escoteiros, pelo menos quando eu era garoto - mas nunca fui escoteiro - e colegas meus ganhavam medalhinha porque aprendiam a dar um nó, aprendiam a fazer fogo, só que no caso das escolas o problema é a formação futura.
ENCERRADA
Foi encerrada nesta sexta-feira mais uma etapa do treinamento que o Tribunal de Contas vem oferecendo aos conselheiros do Fundeb. Dessa vez foi em Ji-Paraná e em Ariquemes, com mais de 250 participantes de diversos de municípios.
TRABALHEIRA
No período eleitoral quem não tem folga é o pessoal da Justiça eleitoral. Que o digam os servidores, para os quais os finais de semana ficam para depois.
BOATARIA
O que corre de disse-me-disse no período eleitoral é coisa que dá uma enciclopedia. Tem essa estória de pai-de-santo, tem a outra, de que haverá um grande remanejamento de policiais-militares na véspera da eleição - e aí eles não poderão votar; tem essa de demissão; tem a pressão aos professores, coisas de eleição. É, mas já há quem esteja mudando de lado, dando andamento à "Operação Camaleão", para garantir o lugar ao sol em próximo governo. E conseguem sempre.
TELEFONEMA
Uma importante figura política do Estado ligou e acabou levando o troco do prefeito de município na região de entorno de Ji-Paraná. Dizendo-se ameaçado, o prefeito bateu o telefone.
MADRUGANDO
A partir da próxima sexta-feira há um programa bom para acordar na madrugada: assistir ao Mundial de Voleibol Feminino que, este ano, acontece no Japão e os jogos, então, devem acontecer entre duas e sete da manhã aqui.
DATAS DE RONDÔNIA
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)