Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

CONTA GOTAS 23/10/10




 
REPERCUSSÃO

Em Ariquemes tomo um táxi e o motorista pergunta se eu vi "o médico que disse que o presidente mentiu". Eu me fiz de gato morto e disse que não sabia da história, perguntei até que presidente era e o camarada mandou: "O senhor é filiado ao PT?". Respondi que não, nem ao PT nem a nenhum partido, porque entendo que todos são, como se diz no Amazonas, "farinha do mesmo saco". Aí ele me conta a história do médico que atendeu o Serra e disse que o senhor Luiz Inácio estava errado ao se pronunciar a respeito. Pois é: o que vale meter o bedelho aonde não se é chamado, ou não se entende do assunto.
 
 
 
TIRIRICA
 
Estudantes me perguntam o que achei da eleição do Tiririca. Bom, no meu entendimento não foi um voto consciente nem o eleitor pensou em estar realmente exercendo sua cidadania. O voto nele, podem crer, em mais de 95% dos casos, foi o voto de protesto contra a desvalorização da importância que deve tere o Congresso nacional.
 
 
 
BEBERRÕES
 
Alegando que ninguém está obrigado a produzir provas contra si mesmo, o STJ decidiu que ninguém está obrigado a se submeter a teste de bafômetro ou se dispor a tirar sangue para dosar a quantidade do álcool. É muito fácil dar uma de Pilatos, mas a porta ficou aberta aos que gostam de encher a cara e sair por aí, matando, destruindo famílias e vão para casa, descansar para no outro dia encherem a cara novamente. Cadê as entidades de direitos humanos, OAB e outros para se posicionarem?
 
 
 
AVALIAÇÃO
 
Ouvi de professores de várias escolas do Estado que, da maneira como está indo a coisa, o nível de aprendizagem vai cair ainda mais. O aluno ganha conceito em tudo o que faz e se submete a uma prova que vale em torno da metade do que deve valer uma prova, para se somar aos pontos do conceito. A coisa está descambando para a galhofa.
 
 
 
REPEITOSAMENTE
 
Com todo o respeito parece até aquele caso dos escoteiros, pelo menos quando eu era garoto - mas nunca fui escoteiro - e colegas meus ganhavam medalhinha porque aprendiam a dar um nó, aprendiam a fazer fogo, só que no caso das escolas o problema é a formação futura.
 
 
 
ENCERRADA
 
Foi encerrada nesta sexta-feira mais uma etapa do treinamento que o Tribunal de Contas vem oferecendo aos conselheiros do Fundeb. Dessa vez foi em Ji-Paraná e em Ariquemes, com mais de 250 participantes de diversos de municípios.
 
 
 
TRABALHEIRA
 
No período eleitoral quem não tem folga é o pessoal da Justiça eleitoral. Que o digam os servidores, para os quais os finais de semana ficam para depois.
 
 
 
BOATARIA
 
O que corre de disse-me-disse no período eleitoral é coisa que dá uma enciclopedia. Tem essa estória de pai-de-santo, tem a outra, de que haverá um grande remanejamento de policiais-militares na véspera da eleição - e aí eles não poderão votar; tem essa de demissão; tem a pressão aos professores, coisas de eleição. É, mas já há quem esteja mudando de lado, dando andamento à "Operação Camaleão", para garantir o lugar ao sol em próximo governo. E conseguem sempre.
 
 
 
TELEFONEMA
 
Uma importante figura política do Estado ligou e acabou levando o troco do prefeito de município na região de entorno de Ji-Paraná. Dizendo-se ameaçado, o prefeito bateu o telefone.
 
 
 
MADRUGANDO
 
A partir da próxima sexta-feira há um programa bom para acordar na madrugada: assistir ao Mundial de Voleibol Feminino que, este ano, acontece no Japão e os jogos, então, devem acontecer entre duas e sete da manhã aqui.
 
 
 
 
DATAS DE RONDÔNIA

Dia 21 – Em 1979 – Instalada em Vilhena a Igreja Luterana Brasileira (Pedro Brasil, Vilhena conta sua história)

Dia 25 – Em 1877 – O imperador Dom Pedro II concede à empresa norte-americana P. & T. Collins para construir uma estrada margeando as cachoeiras do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a história de Porto Velho)
 

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião

 

Fonte: Lúcio Albuquerque -  jlucioalbuquerque@gmail.com
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)