Quinta-feira, 24 de junho de 2010 - 05h34
INSCRIÇÕES
Interessados em participar do seminário 50 anos da BR-364 já podem se inscrever. Informações com o acadêmico Ciro Pinheiro, pelo fone 9972-0069 ou pelo emeio ciropinheirojornalista@hotmail.com. O Seminário será dia 6 de julho, das 14 às 18 horas, no Teatro Banzeiros e a promoção é conjunta, da Academia de Letras de Rondônia com o Departamento de História e Arqueologia da UNIR.
SEGURANÇA
Será que teremos um esquema real de segurança nesta sexta-feira, antes, durante e depois da partida do Brasil? A pergunta vem a calhar, haja vista que nos 30 minutos antes dos jogos do Brasil muitos ciclistas, motociclistas, pedestres e motoristas parecem enlouquecidos, cobrando todas as regras de convivência e de respeito às leis do trânsito. Depois, então, vira zona. Na base de salve-se quem puder. E se a segurança não agir, o risco é muito grande de lamentos.
MOBILIZAÇÃO
Em Ariquemes existe um Conselho Municipal de Segurança Pública, implantado pelo ex-prefeito Confúcio Moura. A coisa funciona e as questões, inclusive reclamações contra som alto, vão ser discutidas ali. Que tal a administração porto-velhense começar a fazer funcionar isso por aqui. Agora, sem partidarismo, tratando a questão não como uma coisa do grupo no poder, mas, sim, como uma questão comunitária realmente.
ERRATA
Na coluna passada listei, de forma errada, as vias no sentido bairro-centro e centro-bairro, e o jornalista Ciro Pinheiro mandou a correção. As vias centro-bairro a partir do Roque até à Calama são: Abunã, Pinheiro Machado, Dom Pedro, 7 de Setembro e Amazonas. No sentido bairro-centro, são: Calama, Carlos Gomes e Raimundo Cantuária.
ELOGIÁVEL
A Seduc e a Semed deveriam levar os diretores de escolas, acompanhados de presidentes de APPs e membros de equipes técnicas dos colégios, para dar uma olhada na Escola Marcelo Cândia, um exemplo de limpeza, manutenção e gerenciamento, passando inclusive por um sistema de ensino formador de cidadania, e isso numa região apontada como de alto nível de carência.
PARTICULARES
Inclusive as particulares poderiam entrar no pacote.
DATAS DE RONDÔNIA
Dia 24 – Em 1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, estabelecida em 1916 no bairro do Mocambo (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 25 – Em 1931 – A Madeira-Mamoré Railway requer junto à Vara da Justiça Federal (RJ) que o Governo brasileiro assuma a direção da EFMM (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia)
Dia 26 – Em 1872 – Equipe de engenheiros e trabalhadores ingleses desembarca em Santo Antonio, onde seria o ponto inicial da Madeira-Mamoré (Antonio Cândido da Silva, Enganos da Nossa História)
Dia 26 – Em 1989 – Entra em funcionamento a turbina 1 da hidrelétrica de Samuel, àquela altura ainda no município de Porto Velho (João Vilhena, Retalhos da História de Ji-Paraná)
Dia 27 – Em 1963 – Ari Marcos da Silva toma posse como governador do Território (Professora Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim)
DEU NA INPREMÇA
CADÊ A PRISÃO?
Seu Benu recortou a notícia, leu concentradamente, o que faz sempre que encontra alguma coisa fora do lugar e aí questionou: “Cadê a prisão?”, perguntava ele, daquele jeito que, sei, não tinha como responder,
“Primeiro que a notícia foi feita inteira sobre um relatório policial, típico BO (Boletim de Ocorrência), e não leva o leitor à anunciada, na manchete, prisão do acusado”, reclamou.
O título da matéria do jornal Estadão desta terça, dia 23, era: “Falso pastor é preso acusado de abuso”.
“A nota tem toda informação logística, mas não cita a acusação (abuso) nem tampouco diz que o cara foi preso, apenas que os policiais estariam “efetuando diligências” para localizar o alvo”, disse seu Benu, acrescentando: “Tem cara por aí se dizendo jornalista mas na realidade está é confundindo a cabeça do leitor”.
Eu li, reli, e concordei com ele.
Lúcio Albuquerque
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e