Sábado, 24 de setembro de 2011 - 14h40
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Quanto custa, em cada mudança de governo, trocar slogan em tudo que é prédio e carro público?
MACHADO DE ASSIS I
E a Caixa Econômica mudou sua finalidade para a dicionarística, armando uma confusão enorme, menor só que o ato de desrespeito causado. Pelo menos é o que se pode entender da explicação da CEF sobre Machado de Assis, cuja importante figura histórica foi desrespeitada duas vezes num comercial da Caixa, que nem deveria ter ido ao ar e foi retirado depois de pressões externas. O primeiro erro foi colocar o personagem como um Machado de Assis branco. Isso inverte inteiramente a figura do primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Observada a mancada, a CEF tirou do ar o comercial e distribuiu uma nota tentando justificar a besteira.
MACHADO DE ASSIS II
Na nota a CEF pede desculpas nos impingindo Machado com um “afro-descendente”, besteira maior ainda, porque poderia também se classificado como um “euro-descendente”, a julgar de seus pais: ele negro e ela açoriana. Só por isso a espinafração? Não. E por dois motivos: primeiro pelo desrespeito à figura do grande intelectual. Segundo, porque ele era mulato que, conforme o dicionário Michaellis on-line, mulato é “Mestiço das raças branca e negra”. Já o Aulete praticamente repete: Mulato é o “Que apresenta traços físicos (cor da pele, tipo de cabelo, formato do nariz etc.) característicos da miscigenação entre negros e brancos. Portanto, na síndrome do modismo, novamente a Caixa atentou contra Machado. E incentivou o racismo no país.
LITERATURA
Dia 27, terça-feira, teremos a segunda edição do projeto “Terça da Literatura”, no Mercado Cultural das 19 às 22 horas, aberto a escritores, poetas, literatos de todos os níveis, numa programação conjunta da Academia de Letras, da Academia dos Poetas e da Fundação Iaripuna.
VESTIBULAR
Está faltando gestão ou será outra coisa a suspensão do vestibular da UNIR? Fazer seleção só com resultado do ENEM foi uma resposta assim meio de quem não quer trabalhar efetivamente. Quanto custa realizar um vestibular? Será que a UNIR não tem mesmo o dinheiro ou?
TRÂNSITO
E aí? ficou mesmo só naquela passeata onde a propaganda de empresas revendedoras de carro foi o mais importante? Os guardas do trânsito continuam nas esquinas, apenas multando, não se viu qualquer benefício real para quem caminha ou dirige veículo. Aliás, como escrevi na última coluna.
COMEMORAÇÃO
2012 tem pelo menos três motivos para comemorar: A inauguração da Madeira-Mamoré fazendo 100 anos, o ato de extinção completando 40 anos e a criação do município de Santo Antonio, no local em que atualmente fica apenas a igrejinha e que àquela altura era município de Mato Grosso.
JORNALISTA
O jornalista Merval Pereira é o novo membro da academia Brasileira de Letras. Ele assumiu na sexta-feira a cadeira de número 31, ocupada até fevereiro passado pelo acadêmico Moacyr Scliar.
CANDIDATURA
A vereadora Mariana Carvalho já confirmou que, apesar de todas as pressões e pedidos, não será candidata a prefeita de Porto Velho. Prefere a reeleição para a Câmara Municipal. Há quem lamente: o dinamismo que ela desenvolveu nesses quase quatro anos na Câmara bem que poderia ser multiplicado na prefeitura.
RETRANSMITINDO
Recebi de um leitor, e passo a quem de direito: Por que os militares não encerram o desfile de Sete de Setembro, como acontecia há alguns anos? Realmente a pergunta tem cabimento. Conheci um general que dizia que “soldado é superior ao tempo”. Nessa lógica, por que não deixar os escolares desfilarem primeiro, até como uma espécie de aquecimento?
Inté outro dia, se Deus quiser!
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
O DIA NA HISTÓRIA - 23 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1947 – A prefeitura iniciou a colocação de placas indicadoras de ruas e quadras de Porto Velho. 1955 – A empresa “Loide Aéreo” anuncia uma li
O DIA NA HISTÓRIA - 22 de novembro 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA 1917 – Afixada em todas as estações da Madeira-Mamoré a proclamação do presidente Wenceslau Braz: apesar do país estar em guerra contra a Ale
O DIA NA HISTÓRIA - 21 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1918 - O dr. Mendonça Lima, “Commissário de de Hygiene e Saúde Pública” de Porto Velho autoriza o navio “São Luiz” a desembarcar a carga, dep
O DIA NA HISTÓRIA - 20 de novembro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1919 – O padre Raymundo Oliveira é o candidato do Partido Republicano Amazonense a Superintendente (prefeito) de Porto Velho. Eleito, foi o ún