Segunda-feira, 24 de setembro de 2012 - 11h16
PERGUNTAR NÃO OFENDE
A senhora Dilma desonerou muita coisa, mas não os produtos da cesta básica. Por quê?
FESTA DO DIVINO
Apesar de não utilizada para captação do turismo, a Festa do Senhor do Divino Espírito Santo é realizada a cada ano, do domingo de Páscoa ao domingo de Pentecostes, percorrendo todas as comunidades brasileiras e bolivianas das margens e afluentes do Rio Guaporé. É a segunda festa religiosa mais antiga da Amazônia, realizada desde 1894. Em 2012 foi em Piso Firme (BOL), no Rio Paraguá, afluente do Guaporé. Em 2013 outra vez em Pedras Negras, Brasil. Na foto, a igarité do Divino chegando a Piso Firme (F. divinodoguapore.blogspot.com).
OFICIALIZANDO BOATO
A nota oficial do Decom sobre a saúde do governador foi, no entendimento de algumas pessoas, a oficialização do boato. Melhor seria terem colocado o próprio governador para dar entrevistas a meia dúzia de emissoras.
FALAR NISSO....
É corrente na cidade um entrevero brabo que teria acontecido entre “criador” – o ex-governador Cassol e a sua “cria” o comerciante Mário Português guindado à condição de pretendente à prefeitura da capital. Mas mesmo quem garante que o fato aconteceu (como sempre nessa coisa ninguém garante ter visto, apenas ouvido falar) admite que, se é que aconteceu, teria sido apenas uma jogada de mídia para tentar desvincular o nome do ex-governador de sua “criatura”.
LIVRO
Escritor Antonio Monteiro (monteiroantonio82@yahoo.com.br) lançou neste sábado sua mais recente obra, “Histórias ora hilárias.... ora tristes de animais”, durante evento na Casa de Cultura Ivan Marrocos. E já anunciou para o ano que vem outro livro, em área totalmente diferente, sobre termos usados por policiais militares, pesquisa feita na Bahia, Rondônia, Rio de Janeiro e São Paulo. O assunto foi tema de trabalho de pós-graduação em Produção de Texto.
ABNAEL
E dia 2 de outubro, data dos 98 aos da criação do município de Porto Velho, o professor e historiador Abnael Machado de Lima estará apresentando sua mais nova obra: “Porto Velho de Guapindaia a Roberto Sobrinho”, uma caminhada no papel de cada um dos prefeitos na história da capital rondoniense. Vai acontecer 10 horas do dia 2 de outubro no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
PROPAGANDA
As placas colocadas em várias ruas da capital, pelos candidatos, às vezes chamam a minha atenção. E pelo que andei vendo, nítidos erros de produção nelas, notoriamente mostrando que personagens podem sem ser daqui. E numa disputa municipal, propaganda com ET é coisa que não pega.
MUDEI
Pois é, e tem um candidato que encheu de placa a Jorge Teixeira com a foto de um modelo e a palavra “Mudei”. É de se perguntar: mudou de onde para onde, cidadão? Mudou mas também mudou o título ou só para faturar uma grana e aparecer na foto, sem compromisso com a realidade?
DATAS DE RONDÔNIA
25 a 30 de setembro
(As datas importantes de Rondônia estão no site culturarondoniense.com.br)Dia 25 – Em
1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Antonio Cantanhedes, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 28 –Em 1972 – Instalado o juizado de Paz em Vilhena, tendo como juiz de paz o cidadão João Luiz Egert (Pedro Brasil, Vilhena conta sua história).
Dia 28 –Em 1989
–Promulgação da Segunda Constituição de Rondônia. Na Mesa Diretora o conselheiro José Batista de Lima, presidente do TCE-RO; deputada federal Raquel Cândido; desembargador Aldo Castanheira, presidente do TJ/RO; deputado Oswaldo Piana Filho, presidente da Assembléia Constituinte; prefeito de Porto Velho, Chiquilito Erse; vereador Waldemar Marinho, presidente da Câmara de Porto Velho e general Justo de Moraes, comandante da 17ª BIS (Lúcio Albuquerque, A Marca da Nossa História, 20 anos da ALE-RO).
Dia 29 –Em 1994 – O governador Osvaldo Piana inaugura o “linhão” de transmissão de energia a partir da hidrelétrica de Samuel até Presidente Médici (Jornal Alto Madeira)
Dia 30 –Em 1928 – Comerciantes fundam a Associação Comercial do Guaporé, em Porto Velho, tendo como presidente Marcelino de Oliveira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Dia 30 –Em 1948 - O governador do Território, Frederico Trotta, assina o decreto 66, criando um Posto de Puericultura em Porto Velho (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).
Inté outro dia, se Deus quiser!
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e