Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 24/10/11


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por que dirigentes de órgãos públicos e empresas bloqueiam espaços públicos fazendo-os estacionamentos privados? A Semtran pode responder?

Conta Gotas 24/10/11 - Gente de Opinião

LIVRO

O livro desta coluna. “Reeducação alimentar – Mito ou Realidade”, é de autoria do professor e escritor Edson Jorge Badra, fundador e membro da Academia de Letras de Rondônia, ocupante da cadeira número 3, cujo patrono é o jornalista e poeta Alkindar Brasil de Arouca.

NELSON TOWNES

Faleceu ontem o jornalista Nelson Townes de Castro, de uma das famílias mais tradicionais de Rondônia. A trajetória do Nelson se confunde com a história do jornalismo rondoniense, tanto por sua participação como membro da equipe que fez a primeira emissora de TV em Rondônia, a TV-Cultura, em 1974, quanto por suas atuações como editor do semanário “A Palavra” e trabalhos que realizou em vários órgãos de Porto Velho, tendo trabalhado no jornal O Estado de São Paulo, e em assessorias de campanhas políticas. À família do Nelson, os sentimentos pessoais do colunista e da minha família.

MOEDAS SOCIAIS

Você sabe o que é isso? Pois no Brasil elas circulam com vários nomes e são aceitas no relacionamento compra/pagamento. Conforme a região é chamada de “pacas”, “veredas”, “potiguaras”, “rios”, “tupis” ou “sampaios”. Está para ser implantada oficialmente na periferia de Brasília.

SAIBA MAIS...

A moeda social, segundo a Wilkipedia, “se inspira nos conceitos da economia solidária de articulação e trocas da economia, na produção e comercialização de produtos que vai além da lógica capitalista, por beneficiar a comunidade local e trazer desenvolvimento. A moeda social, por sua circulação restrita, auxilia a diminuir o poder centralizador da economia capitalista globalizada, e promove a inclusão social.

POETAS

A Academia Rondoniense dos Poetas realiza sexta-feira, dia 28, às 19h30, na Casa de Cultura “Ivan Marrocos”, mais um sarau, o último da gestão da poetisa Angélica Cardoso. A partir das 19h30.

DOCUMENTO

Em Ariquemes a greve da UNIR já está mudando de rumo: agora, instigados por alguns segmentos da Universidade, alunos estão assinando proposta de que o atual semestre seja considerado nulo e as aulas só voltem ao normal ano que vem. Familiares de universitários que residem fora de Ariquemes, mas estudam ali, estão revoltados pela despesa e pela falta de entendimentos entre os responsáveis pela greve.

POESIA

O acadêmico e poeta Dúlcio Mendes, da Academia Guajaramirense de Letras, lança no próximo dia 5 de novembro seu mais novo livro, “Folhas Secas”. Será na Casa de eventos “Laje de Pedras”. A seguir haverá um sarau.

PANAMERICANO

Eu nunca imaginei que iria sentir saudades das transmissões da Globo em grandes eventos esportivos, mas a Record fez-me querer viajar ao passado. E podem esperar: Teremos Olimpíadas ano que vem e a coisa tende a ficar assim, ou pior.
 

Inté outro dia, se Deus quiser!
 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)