Segunda-feira, 25 de outubro de 2010 - 18h07
HÁ ALGO NO AR....
A revista O Cruzeiro e, por aqui, o jornalista Euro Tourinho (Alto Madeira), citavam sempre um ditado para chamar a atenção quando alguma coisa aparentava não estar efetivamente no contexto. É o caso, agora da enorme quantidade de carros plotados com a marca do atual governador Cahula, pretendente a permanecer no cargo. Grande parcela desse grupo é formada por funcionários estaduais não concursados. É, realmente, há algo no ar que não é avião....
FEDENTINA
Os funcionários daquele lavador de carros que funciona na área do shopping estão correndo risco de saúde, por terem de ficar ali, o tempo todo expostos a sentir a fedentina de um esgoto, ou fossa, o que empesta toda aquela área, causando náuseas a eles e aos que por ali circulam. Que tal o shopping ou quem seja responsável, mandar resolver o problema?
CAMPANHA
Estou num determinado bairro da cidade e eis que vejo algumas pessoas que normalmente não sairiam de casa para fazer campanha, e uma delas vem ao meu encontro, com o emblema de uma candidatura a governador. Quando me reconhece, fica sem jeito e explica: “É para garantir o emprego, mas meu voto não é para ele”.
LIVRO
O escritor João Moreira, de Ji-Paraná, que recentemente participou da Feira de Livros em Parati, RJ, lança a obra de sua autoria que esteve naquela feira, o livro “Na Baiuca de Longwood & outros contos de Amor e Guerra”, nesta terça-feira a partir das 19h30, no hall da Casa de Cultura Ivan Marrocos.
ENTREOUVIDO
Entreouvido nesta segunda-feira num importante órgão da administração estadual: “Se o Confúcio for eleito domingo, muita gente vai ter de correr atrás de papéis para arrumar as prestações de conta da administração”.
CASAMENTO
Um leitor pergunta minha opinião a respeito do “casamento” entre pessoas do mesmo sexo. Entendo que o “Aurélio” tem melhor condição responder do que eu: “Casamento - Ato solene de união entre duas pessoas de sexos diferentes, capazes e habilitadas, com legitimação religiosa e/ou civil.”. Minha opinião? Certo de que serei criticado apenas porque não penso como muita gente que vai na onda do vento, fico com a definição do “Aurélio”.
DATAS DE RONDÔNIA
(25 a 29 de outubro)
Dia 25 – Em 1877 – O imperador Dom Pedro II concede autorização à empresa norte-americana P. & T. Collins para construir uma estrada margeando as cachoeiras do Rio Madeira (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 27 – Em 1733 – O governo de Portugal proíbe a navegação estrangeira pelos rios Madeira, Guaporé e Mamoré (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia)
Dia 27 – Em 1927 – A Câmara Municipal de Porto Velho aprova a Lei municipal nº 33, autorizando a Prefeitura a doar à Prelazia de Porto Velho uma área para construção de um hospital que seria denominado São José (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho)
Dia 28 – Em 1960 - Sai de São Paulo a Caravana Ford composta por viaturas diversas compradas pelo governador Paulo Leal para o Território, e mais outros veículos, a primeira caravana de carros a vir por estrada (na BR-29, atual BR-364) até Porto Velho, inicialmente sob a liderança de Antonio Brasileiro que, em Pimenta Bueno, passou a chefia ao mecânico Eduardo Lima e Silva (o “seu” Dudu), chegando a Porto Velho dia 28 de dezembro (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz)
Dia 29 – Em 1944 – Fundada em Porto Velho a Federação de Desportos do Guaporé, tendo como presidente o médico Renato Medeiros (Antonio Cantanhde, Achegas para a História de Porto Velho)
Inté outro dia, se Deus quiser!
Fonte: Lúcio Albuquerque - jlucioalbuquerque@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e