Sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 06h22
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Por que o MEC também não avalia os cursos de pós e mestrado para sentir a capacitação dos que detém tais cursos?
PINGUILITO
Pois é, o Pinguilito foi embora. Passou para o outro lado do balcão. Jogador, técnico, diretor do time do Rondônia, que no tempo do nosso amadorismo que enchia os estádios era uma das equipes que disputavam o campeonato, o Pinguilito também foi gráfico e dono de gráfica, além de radialista, da turma antiga da Rádio Caiari. Quem deve ter recepcionado o Pinguilito do outro lado do balcão deve ter sido o bondoso bispo dom João Batista Costa, cuja voz e sotaque catarinense eram imitados com perfeição pelo novo morador da banda de lá. À família, os sinceros sentimentos de minha parte e a torcida de que o Pinguilito esteja bem.
ARROGÂNCIA
Quem levantou esta madrugada para ver Brasil e China pelo mundial de voleibol, tinha a certeza que o Brasil venceria. E venceu. Mas não contava que o último colocado da competição poderia ganhar dois sets do Brasil que, antes, vencera os Estados Unidos, o Egito e a Rússia, perdendo um jogo épico para a Itália. Quem viu sentiu que o time reserva brasileiro não é bom e que sobrou arrogância ao técnico Bernardinho que, mesmo sabendo que a vitória por 3x1 ou 3x0 contaria três pontos para o Brasil e ficaríamos em primeiro isolados, preferiu manter na quadra uma equipe que não correspondeu com a nossa tradição. Hoje o campeonato dá uma parada e duas da manhã (aqui) de domingo los hermaños argentinos serão os adversários.
DESESPERANÇA
Como defender o pleno exercício do voto quando através dele há muitos que só se beneficiam? A pergunta foi-me feita por um leitor da coluna e fez-me pensar. Realmente: vale a pena pregar o exercício do voto como forma de praticar a democracia, com tanto exemplo ruim de tantos que se beneficiam dele para colocar-se acima da lei? Há, sem qualquer dúvida, um forte clima de desesperança quando o assunto é eleição.
MERCADO
No Mercado Cultural “Manelão” hoje é dia de samba, samba com Ernesto Melo que dispensa apresentação e sábado à tarde e até à noite, o samba de raiz, como Bubu e Samuel Johnson, o Beto Cezar e muita gente boa.
PREMONIÇÃO?
O colunista Cláudio Humberto (claudiohumberto.com.br) citou nesta quarta-feira e vale a pena lembrar:
Representando o Exército no Conselho Nacional do Petróleo, em 1979, quando deixou a presidência da República, o general Ernesto Geisel sempre foi contra a construção do gasoduto Bolívia-Brasil. Ao sabotar a parceria brasileira, surrupiando a refinaria na qual investimos mais de R$ 2 bilhões, diante da passividade do governo Lula, o cocaleiro Evo Morales deu razão ao argumento de Ernesto Geisel:
- E quando os bolivianos fecharem a válvula do gás, o que é que eu faço? Posso mandar o Exército lá abrir?
Geisel tinha poderes sobrenaturais ou alguém quer comentar?
LUGAR
Eu não gostaria de estar na pele de quem vai assumir a UNIR no lugar do reitor renunciante. Pelo que ouvi falar é tanto pepinoque a trabalheira vai ser grande. E não é novidade para ninguém que, se forem a fundo, muita gente vai ter muito o que explicar.
SHOPPING
É bom a direção do shopping dar atenção maior para a segurança no pátio de estacionamento, onde já circulam pedintes, sempre querendo um real para almoçar. Antes que aconteça um drama maior, é importante que além daquela camionete e da moto que ficam circulando, haja melhor trabalho em benefício de quem vai ali, especialmente nesse período de muito movimento natalino.
DATAS DE RONDÔNIA
(19 a 26 de novembro)
Dia 21 – Em 1977 – Instalação, pelo governador Humberto Guedes, do município de Ariquemes, tendo como prefeito o professor Pedro Tavares Batalha (Jornal a Tribuna).
Dia 22 – Em 1977 – Instalação do município de Ji-Paraná, até então distrito chamado Vila Rondônia, pelo governador Humberto Guedes. O funcionário público Walter Bártolo foi o primeiro prefeito (Jornal a Tribuna).
Dia 23 – Em 1977 – Instalação do município de Vilhena, pelo governador Humberto Guedes, tendo como primeiro prefeito o funcionário público Renato Coutinho (Pedro Brasil, Vilhena Conta sua História).
23 – 1977 – Em Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, é instalada a TV-Vilhena, tendo como diretor João Castilho (24)
Dia 24 – Em 1977 – Instalação do município de Pimenta Bueno, pelo governador Humberto Guedes, tendo como prefeito o líder comunitário Vicente Homem Sobrinho (Roque Lorenzon – Pimenta Bueno, um pouco de sua História).
Dia 26 – Em 1975 – Criada, no governo Humberto Guedes, a Polícia Militar do Território Federal de Rondônia, pela Lei nº 6.270, de 26 de novembro de 1975, cuja regulamentação só foi baixada a 11 de janeiro de 1977, através do Decreto Federal nº 79.108 (Wikipédia, a enciclopédia livre).
Dia 26 – Em 1977 – Instalação do município de Cacoal, pelo governador Humberto Guedes, tendo como prefeito o morador Catarino Cardoso dos Santos. O primeiro nome de Cacoal foi Nova Cassilândia, e o nome “Cacoal” surgiu por sugestão do jornalista Ciro Pinheiro, numa reunião com moradores (Lourdes Kemper, Cacoal, Sua História e Sua Gente, e ata da reunião que decidiu o nome).
Dia 26 – Em 1977 – Primeiras transmissões radiofônicas desde Cacoal, através da Rádio Caiari (Porto Velho). Foi durante a instalação do município, feita pelo jornalista Pinheiro de Lima (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).
Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com
Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)
A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri
Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)
O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel
O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã
O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!
RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e