Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 25/11/11


PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por que o MEC também não avalia os cursos de pós e mestrado para sentir a capacitação dos que detém tais cursos?

 

PINGUILITO

Pois é, o Pinguilito foi embora. Passou para o outro lado do balcão. Jogador, técnico, diretor do time do Rondônia, que no tempo do nosso amadorismo que enchia os estádios era uma das equipes que disputavam o campeonato, o Pinguilito também foi gráfico e dono de gráfica, além de radialista, da turma antiga da Rádio Caiari. Quem deve ter recepcionado o Pinguilito do outro lado do balcão deve ter sido o bondoso bispo dom João Batista Costa, cuja voz e sotaque catarinense eram imitados com perfeição pelo novo morador da banda de lá. À família, os sinceros sentimentos de minha parte e a torcida de que o Pinguilito esteja bem.

 

ARROGÂNCIA

Quem levantou esta madrugada para ver Brasil e China pelo mundial de voleibol, tinha a certeza que o Brasil venceria. E venceu. Mas não contava que o último colocado da competição poderia ganhar dois sets do Brasil que, antes, vencera os Estados Unidos, o Egito e a Rússia, perdendo um jogo épico para a Itália. Quem viu sentiu que o time reserva brasileiro não é bom e que sobrou arrogância ao técnico Bernardinho que, mesmo sabendo que a vitória por 3x1 ou 3x0 contaria três pontos para o Brasil e ficaríamos em primeiro isolados, preferiu manter na quadra uma equipe que não correspondeu com a nossa tradição. Hoje o campeonato dá uma parada e duas da manhã (aqui) de domingo los hermaños argentinos serão os adversários.

 

DESESPERANÇA

Como defender o pleno exercício do voto quando através dele há muitos que só se beneficiam? A pergunta foi-me feita por um leitor da coluna e fez-me pensar. Realmente: vale a pena pregar o exercício do voto como forma de praticar a democracia, com tanto exemplo ruim de tantos que se beneficiam dele para colocar-se acima da lei? Há, sem qualquer dúvida, um forte clima de desesperança quando o assunto é eleição.

 

MERCADO

No Mercado Cultural “Manelão” hoje é dia de samba, samba com Ernesto Melo que dispensa apresentação e sábado à tarde e até à noite, o samba de raiz, como Bubu e Samuel Johnson, o Beto Cezar e muita gente boa.

 

PREMONIÇÃO?

O colunista Cláudio Humberto (claudiohumberto.com.br) citou nesta quarta-feira e vale a pena lembrar:

Representando o Exército no Conselho Nacional do Petróleo, em 1979, quando deixou a presidência da República, o general Ernesto Geisel sempre foi contra a construção do gasoduto Bolívia-Brasil. Ao sabotar a parceria brasileira, surrupiando a refinaria na qual investimos mais de R$ 2 bilhões, diante da passividade do governo Lula, o cocaleiro Evo Morales deu razão ao argumento de Ernesto Geisel:
- E quando os bolivianos fecharem a válvula do gás, o que é que eu faço? Posso mandar o Exército lá abrir?

Geisel tinha poderes sobrenaturais ou alguém quer comentar?

 

LUGAR

Eu não gostaria de estar na pele de quem vai assumir a UNIR no lugar do reitor renunciante. Pelo que ouvi falar é tanto pepinoque a trabalheira vai ser grande. E não é novidade para ninguém que, se forem a fundo, muita gente vai ter muito o que explicar.

 

SHOPPING

É bom a direção do shopping dar atenção maior para a segurança no pátio de estacionamento, onde já circulam pedintes, sempre querendo um real para almoçar. Antes que aconteça um drama maior, é importante que além daquela camionete e da moto que ficam circulando, haja melhor trabalho em benefício de quem vai ali, especialmente nesse período de muito movimento natalino.

 
 

DATAS DE RONDÔNIA

(19 a 26 de novembro)

Dia 21 – Em 1977 – Instalação, pelo governador Humberto Guedes, do município de Ariquemes, tendo como prefeito o professor Pedro Tavares Batalha (Jornal a Tribuna).

Dia 22 – Em 1977 – Instalação do município de Ji-Paraná, até então distrito chamado Vila Rondônia, pelo governador Humberto Guedes. O funcionário público Walter Bártolo foi o primeiro prefeito (Jornal a Tribuna).

Dia 23 – Em 1977 – Instalação do município de Vilhena, pelo governador Humberto Guedes, tendo como primeiro prefeito o funcionário público Renato Coutinho (Pedro Brasil, Vilhena Conta sua História).

23 – 1977 – Em Vilhena, afiliada à Rede Amazônica de Televisão, é instalada a TV-Vilhena, tendo como diretor João Castilho (24)

Dia 24 – Em 1977 – Instalação do município de Pimenta Bueno, pelo governador Humberto Guedes, tendo como prefeito o líder comunitário Vicente Homem Sobrinho (Roque Lorenzon – Pimenta Bueno, um pouco de sua História).

Dia 26 – Em 1975 – Criada, no governo Humberto Guedes, a Polícia Militar do Território Federal de Rondônia, pela Lei nº 6.270, de 26 de novembro de 1975, cuja regulamentação só foi baixada a 11 de janeiro de 1977, através do Decreto Federal nº 79.108 (Wikipédia, a enciclopédia livre).

Dia 26 – Em 1977 – Instalação do município de Cacoal, pelo governador Humberto Guedes, tendo como prefeito o morador Catarino Cardoso dos Santos. O primeiro nome de Cacoal foi Nova Cassilândia, e o nome “Cacoal” surgiu por sugestão do jornalista Ciro Pinheiro, numa reunião com moradores (Lourdes Kemper, Cacoal, Sua História e Sua Gente, e ata da reunião que decidiu o nome).

Dia 26 – Em 1977 – Primeiras transmissões radiofônicas desde Cacoal, através da Rádio Caiari (Porto Velho). Foi durante a instalação do município, feita pelo jornalista Pinheiro de Lima (Lúcio Albuquerque, Da Caixa Francesa à Internet, Um século da Imprensa em Rondônia).

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte:Lúcio Albuquerque jlucioalbuquerque@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)