Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 26/12/13



Lúcio Albuquerque

jlucioalbuquerque@gmail.com

PERGUNTAR NÃO OFENDE

2013 o prefeito trabalhou com orçamento programado pelo seu antecessor. E em 2014, com orçamento desenhado pela sua equipe, será que muda alguma coisa?

PADROEIRA

A padroeira da Amazônia, Nossa Senhora de Nazaré, terá em sua festa, em outubro de 2014, o tema “Ensina-me a rezar”, inspirado na música do padre Zezinho. O anúncio foi feito pela arcebispo de Belém (PA), dom Antonio Taveira. Certamente a celebração porto-velhense terá também o mesmo tema.

RÁDIO

Excelente o projeto desenvolvido por dois professores da Escola Orlando Freire, com uma rádio-escola funcionando, levando boa informação e já revelando - possíveis – novos profissionais para o radiojornalismo local. Projeto bem que deve receber apoio da Seduc e entrar na pauta do Decom.

O HINO NACIONAL NO CORAL DO HANDEBOL

Em meus quase 70 anos de vida já assisti às interpretações as mais diversas – inclusive a da cantora Vanusa. Em muitas se observa a não emoção, mas sem qualquer dúvida, quem assistiu à final do Mundial Feminino de Handebol, domingo dia 22, não deixou de se emocionar com a força da seleção feminina brasileira, campeã, onde a interpretação, visivelmente, foi muito emocional. Aquele momento bem que merece ser melhor trabalhado pela Confederação Brasileira de Handebol e pelo Ministério da Educação –nesse último caso  para servir de gancho ao incremento ao civismo que, de há muito, anda bem distante de nossas escolas.

ABANDONO

O Parque da Cidade está entregue ao abandono. Logo na entrada a buraqueira é um desafio mesmo aos melhores motoristas. E há vários equipamentos quebrados, pela ação de alguns vândalos, concordo, mas também porque praticamente a fiscalização inexiste. UM espaço frequentado diariamente por centenas de pessoas em busca de mais saúde não pode ser deixado de fora da atenção do órgão mantenedor – e ali não existe possibilidade de desculpa de chuva.

VOLTANDO NA HISTÓRIA

O tratamento diferenciado que presidiários mensaleiros vêm tendo, o que pode acabar numa revolta generalizada de outros presos e, sinceramente, até que justa, fez-me voltar ao livro “1945 – Fim do Jogo”, onde o autor lembra que ao ser preso o nazista Herman Göering, apesar de toda a sua trajetória de praticante de crimes contra a humanidade, chegou a ser recepcionado com jantares pelos seus captores ao fim da II Guerra Mundial. Mas ao saber do fato o comandante aliado Ike deu uma ordem, de que nenhum preso nazista tivesse direito a mais que outros presos similares inclusive no relativo à refeição diária.

ELOGIO

O supermercado da Avenida Jorge Teixeira (em frente ao Botafogo), apesar de todo o imenso movimento nesses dias anteriores ao Natal, conseguiu manter seu estacionamento sempre coordenado por funcionários da empresa. Um exemplo bom que deve ser seguido por similares, porque é mais um serviço que interessa ao cliente.

SECURA

Apesar dos temporais, falta água há alguns dias no mercadinho do KM Um, onde muita gente faz suas compras. Ainda nesta quarta-feira bancas de café não podiam servir o dito cujo por falta d’água. Ainda recentemente o prefeito Mauro Nasif esteve no local e, claro, fez promessas. Mas ficou só nisso e até água não tem.

DATAS DE RONDÔNIA

(25 a 31 de dezembro)

Dia 25 – Em 1909 –  Cândido Rondon, à frente da equipe instaladora da Linha Telegráfica Estratégica, iniciada em Cuiabá, chega a Santo Antonio do Rio Madeira, então localidade pertencente ao Estado de Mato Grosso. (Roquete Pinto, Rondônia, Anthropologia – Ethnographia).

Dia 27 – Em 1914 – Nasce em Humaitá (AM) o professor e historiador Esron Penha de Menezes. Falecido em Porto Velho em janeiro de 2009 (Jornal Alto Madeira).

Dia 27 – E 1995 – Criados pela Assembleia Legislativa os municípios de Chupinguaia, São Francisco do Guaporé, Pimenteiras do Oeste e Buritis (Lúcio Albuquerque – 20 Anos da Assembleia Legislativa).

Dia 28 – Em 1960 – Depois de 60 dias de viagem, chega a Porto Velho a Caravana Ford, primeiros veículos que vieram por estrada. Saíra de São Paulo dia 28 de outubro, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, Seu Dudu (Paulo Nunes Leal, O Outro Braço da Cruz).

Dia 29 – Em 1981 – O coronel Jorge Teixeira de Oliveira toma posse em Brasília, perante o presidente João Figueiredo e vários ministros, como primeiro governador do Estado de Rondônia (Francisco Matias - Pioneiros)

Dia 29 – Em 2008 – Criado o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Ji-Paraná (Jornal Folha de Rondônia).

Dia 31 – Em 1964 – O presidente Castelo Branco assina o decreto 55.271 autorizando a lavra mecanizada de cassiterita em Rondônia (Vitor Hugo – Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 31 – Em 1981 – O governador Jorge Teixeira faz publicar no diário oficial do Estado seus dois primeiros atos como chefe do Executivo do Estado de Rondônia: as leis orgânicas do Estado e dos Municípios (Diário Oficial do Estado de Rondônia).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (II)

Conheci o Teixeirão (de 1979 a 2005 governador de Rondônia) no final da década de 1960, em Manaus. Nunca fomos o que se pode chamar de amigos. Quando

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)