Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lucio Albuquerque

Conta Gotas 27/01/13


Lúcio Albuquerque
jlucioalbuquerque@gmail.com

 

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Por que a Agência Nacional de Energia Elétrica não devolve os 7 bi a mais que abiscoitou de nós consumidores?

 

SOLIDARIEDADE

Independente de gostar ou não de balada, todo o país está solidário com a dor das famílias de mais de 200 jovens que numa boate em Santa Maria, RS, morreram asfixiados e/ou queimados, em razão de um incêndio provocado, supostamente, pelo exibicionismo de membros de uma banda no palco. Às famílias, a nossa solidariedade.

 

CONTRIBUIÇÃO

Johan Domingos dos Santos, nascido em Moreira Sales no Paraná mas residente em Urupá, RO, há mais de 15 anos, sofre de uma raríssima doença chamada Miosite Ossificante ou Fibradisplasia Ossificante Progressiva que transforma todos os músculos do corpo em ossos. Ele tem três livros de poesias publicados. Johan domingos mora na linha 14D travessão para Linha 15 Lote 127 Gleba 01 da cidade de Urupá – RO. Ao saber do fato mandei email para alguns amigos, a maioria dos quais se prontificaram em ajudar. Também fiz checagem através de pessoas conhecidas em Urupá. Se você puder ajudar envie email para jlucioalbuquerque@gmail.com.br e cite seu telefone.

 

DESCONSTRUINDO

A coluna deste domingo, intitulada “O Partido antropofágico”, assinada pelo jornalista Carlos Chagas desconstrói a afirmação feita por José Dirceu de que a imprensa é que pressionou para a condenação dele e outros

condenados envolvidos no megaescândalo do mensalão. Dirceu, como quer seu partido, pretende impor ao Brasil uma imprensa no nível cubana ou venezuelana, até porque a da argentina ainda permite alguns respirar. Carlos Chagas demonstra que se há alguém culpado é justamente quem está no poder: o PT.

 

VEREADORES

Vereadores de todos os municípios e servidores de Câmaras Municipais da área orçamentário-financeira, deverão participar nesta segunda-feira, 28, no auditório do MP/RO, de um Seminário promovido pelo Tribunal de Contas do Estado.

 

ANCHIETA

Faleceu sábado, 26, em Teresina, Piauí, onde será sepultado nesta segunda-feira, o jornalista José de Anchieta dos Santos Correia, fundador e membro nato da Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo, Abrajet, e que durante vários anos militou na imprensa rondoniense, mais precisamente no jornal Alto Madeira. Aos 82 anos e em plena atividade, José de Anchieta, era pai da advogada Flora Maria Castelo Branco Correia Santos, professora universitária em Porto Velho.

 

DATAS DE RONDÔNIA

25 a31 de janeiro


Dia 25 – Em 1873 – Instalação da Mesa de Renda Alfandegada do Estado de Mato Grosso na localidade de Santo Antonio (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 25 – Em 1904 – A Câmara Federal aprova A Lei nº 5, autorizando o Governo a abrir crédito para atender ao cumprimento do tratado de Petrópolis (Antonio Cantanhede, Achegas para a História de Porto Velho).

Dia 25 – Em 1926 – Um grupo de católicos, tendo à frente o coronel Paulo Saldanha, conclui a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Guajará-Mirim (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 25 – Em 1968 – O decreto federal 58.501 passa a considerar a ferrovia Madeira-Mamoré em processo de erradicação (Vitor Hugo, Cinquenta anos do Território Federal do Guaporé).

Dia 25 – Em 1982 – Com base no Art. 5º da Lei Complementar 41, que criou o Estado, o governador Jorge Teixeira cria o Poder Judiciário de Rondônia (Ovídio Amélio, História e Colonização do Estado de Rondônia).27 – Em 1964 – Alberto Alvarenga Mafra assume o governo do Território Federal do Guaporé, de janeiro a abril de 1961 (Tereza Chamma, Calendário de Guajará-Mirim).

Dia 26 - Em Porto Velho falece o jornalista, escritor e publicitário Sued Pinheiro, vítima de ataque cardíaco em sua residência. Ele atuava no jornal Alto Madeira, onde exercia função editorial e assinava a coluna "Candiru do Madeira". Sued foi coautor de livro com as colunas que publicou durante muito tempo no AM.

Dia 28 – Em 1878 – Com centenas de homens e 500 toneladas de equipamentos para a construção da Madeira-Mamoré, o navio Metrópolis sai de Filadélfia rumo a Santo Antonio, mas dois dias depois naufraga com perdas quase totais entre os passageiros e de todo equipamento (Nevile B. Craig - Estrada de Ferro Madeira-Mamoré)

Dia 30 – Em 1908 – Ganhador da concorrência para construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, o engenheiro Joaquim Catramby anuncia a venda da concessão à empresa norte-americana Madeira-Mamoré Railway (Hugo Ferreira – Reminiscências da Mad Mamrly e outras mais).

Dia 30 – Em 1978 – Pelo Decreto 81.272, o governador Humberto da Silva Guedes eleva à condição de distrito de Ji-Paraná a vila de Presidente Médici (Nara Izabel Moreira, Um Reencontro com a Educação de Presidente Médici, 2004).

Dia 31 – Em 1983 – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral desembargador Darci Ferreira, preside a sessão em que tomam posse os deputados estaduais eleitos em 1982 e que vão escrever a primeira Constituição do novo Estado (Francisco Matias – Pioneiros – Ocupação Humana e Trajetória Política de Rondônia).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

Há 37 anos morria o homem-lenda da Amazônia (I)

A 28 de fevereiro de 1987 o homem que virou lenda na Amazônia foi para o Valhalla. Se Getúlio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na históri

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

Já deu na imprensa, mas... (É bom ver de novo)

O desabamento de fachadas de prédios no domingo, em Porto Velho, pode ser um aviso para possibilidades de eventos similares ocorrerem na “cidade vel

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 6 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1918 – O tabelião José Vieira de Souza registrou os oito novos oficiais da Guarda Nacional em Porto Velho: um coronel, um major, quatro capitã

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

O DIA NA HISTÓRIA 5 de janeiro de 2024 – BOM DIA!

RONDÔNIA1941 – Dentro de 6 dias Porto Velho recebe o “Conjuncto Theatral de Comedias e Revista”, com sete atores sendo apenas uma mulher, que está e

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)